13 de julho de 2011

SINDICATOS E ENTIDADES DENÚNCIAM TERRÍVEIS IRREGULARIDADES NA CONFERÊNCIA DE SAÚDE



Movimentos sociais são organizações da sociedade cível que pressionam a sociedade política (Estado e instituições afins) visando a defesa/conquista de direitos. A organização da sociedade em movimentos sociais é inerente á sua estrutura de poder.

Pois bem. A Conferência Municipal de Saúde é um espaço obrigatório de grande valor democrático para se debater as as questões ligadas a saúde bem como a escolha de novos conselheiros do segmento. Sem os conselhos legitimamente eleitos e homologados o gestor (a) fere de morte sua capacidade de transmutar a democracia meramente representativa para uma que seja efetivamente participativa. Perde o povo, que fica sem forças de alteridade perante o poder institucionalizado. Resumindo: O governo faz tudo, pode tudo.

Segundo a sindicalista Francineide Pereira Alves, militante há 15 anos no sindicato da Saúde e atual presidente do Conselho, o Governo Municipal representado pela sua Secretária de Saúde, Conceição Madeira (foto) e pelo seu Ouvidor, o Sr. Daniel Souza (foto), vêm descumprindo de forma anti-democrática e arbitrária todas as disposições garantidas por lei federal sobre a realização e escolha de representantes da conferência.
As denúncias são gravíssimas. Dentre elas a esdrúxula nomeação de pessoas alheias ao Conselho Municipal de Saúde (CMS) para a Comissão Organizadora (CO) desobedecendo a lei que determina claramente que a comissão deva ser formada diretamente pelo conselho municipal.

Tem mais: revogação de resoluções do Conselho de forma a coagir os interesses, homologação de portarias no sentido de manipular o processo, dentro outras bizarrices que ferem a democracia e o próprio Regimento Interno do CMS.

Em tempos como estes, de terríveis denuncias contra o erário público no que tange a saúde. - da falta de estruturas adequadas que respondam a demanda da população e, finalmente, da opulência de alguns gestores “bem de vida” que só se locupletam utilizando a maquina, ficamos todos atônitos e extremamente desconfiados de atitudes como essa dos representantes do poder constituído.

O SindSaúde já entrou com uma ação na justiça solicitando inclusive a revogação desta conferência. Segundo Francineide Alves a falta de respeito da gestão com o controle social é flagrante: “a Dra Conceição Madeira se quer se inscreveu para participar da conferência e tomar a cadeira (de conselheiro) de direito que é da secretaria de saúde”, afirmou a sindicalista. Participam da ação também: O Sindicato do Urbanitários e Centro de Defesa Padre Josimo,

Acompanharei todo o desenrolar do caso, visto que eu e minha família utilizamos o SUS, sabemos muito bem o sofrimento que é. Não dá pra ficar alheio, indiferente.

Enfim. Façamos da sociedade cível uma ampla rede de movimentos sociais e vamos transformar a questão da saúde, um problema social, numa questão política. Só assim haveremos de aprimorar o nosso processo democrático e erradicar este mal que só aprofunda miséria e desigualdade.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

Holden Arruda disse...

Dona Francineide em reunião fechada, pediu o apoio dos conselheiros e que a doutora Rosângela os procuraria, o que causou estranheza pois Rosângela é ex-secretaria e não teria nada haver com a atual gestão do conselho. Dona Francineide está chateada por perder o poder e não pela melhoria do sistema.

Francineide disse...

Kkkkk é hilário o comentário desse rapaz. Garanto que não fiz nem faço reuniões “fechadas”, nem uso o nome da dra Rosangela (a titulo de informação ela nem mora aqui), isso não tem como provar, pois não existiu. Diferente das minhas falas, pois provo o que digo. renunciei e não quis participar da eleição do conselho por não concordar com o que estava acontecendo:"delegados" de usuários que estavam recebendo diárias para participarem da conferencia,assedio de todas as formas,confissão de cooptação da parte da Gestão com testemunhas,inclusive na presença do representante do MP.entre outras mazelas que prefiro discutir na Justiça(ação já foi impetrada) , e por falar em “poder” não vejo que participar de um conselho é ter “poder”,mas essa é minha verdade,porem , como se diz a verdade é relativa,pois pra vc e pelo visto pro ser Pai o conhecido senhor “Joca” a participação por ter esse sentido de “poder”,fazendo uma retrospectiva,desde a fundação do Conselho de Saúde de Imperatriz há quase 20 anos,ele sempre esteve lá, detalhe:Defendendo as Gestões de cada época(quer tirar a divida é só lê as atas das reuniões do CMS que verá a postura dele)mas não vamos perder tempo com pequenezas,Desafio as todos a fazerem um Controle Social,pois como cidadãos que somos não precisamos desse Tal PODER para fazer nossa parte.

Anônimo disse...

Caro Carlos,

A Francineide, está corretissima nas sua posições.

Jorge FURTADO.
Sindicato dos Urbanitários

Carlos Leen Santiago disse...

hOJE TERÁ REUNIÃO NO SINDICATO. PRETENDO PASSAR POR LÁ