25 de maio de 2011

Sebo do Alemão nesta quarta feira na Uema


Um dos mais completos vendedores ambulantes de livros usados do Norte/Nordeste, o Sebo do Alemão, desembarca de novo em Imperatriz do Maranhão. Por telefone quem nos informou da visita foi o próprio responsável pelo negócio, o contador de causos, mentor conhecido, o Alemão.

Pernambucano viajado, Alemão tem um acervo de cerca de 200 mil livros que disponibiliza em doses cavalares sempre que “desapeia” a carga por estas paragens. Como sempre seu QG e local de exposição principal é a Uema/Cesi, que recebe como contrapartida pelo serviço, grandes títulos da literatura acadêmica, romances clássicos e autores consagrados das mais variáveis vertentes curriculares e filosóficas. Tem um pouco de tudo no Sebo do Alemão e até Compêndio de Taquigrafia Básica é possível achar garimpando direito o enorme acervo bibliográfico.

Uma das características marcantes do Sebo do Alemão, além da qualidade, é o preço muito camarada, quase uma bagatela que nos força por vezes a gastar os últimos reais, visto que há tanta coisa boa ali ao alcance dos olhos e das mãos.

Franz Kafka, Leon Tolstoi, Ezra Pound, Balzac, Ruben Fonseca, Frei Beto, Borges e até livro do David Lynch já adquiri graças ao trabalho hercúleo deste verdadeiro alfarrabista, o Alemão.

Sem falar de Machado de Assis, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto e outros tantos clássicos da historiografia (minha área) tais como Caio F. Abreu, Florestan Fernandes e Boris Fausto. O acervo conta ainda com livros didáticos das áreas de Matemática, Física, Química, Inglês, Lógica e até Auto-ajuda.

Quem não acha nada ruim esta visitinha de praxe do Alemão é a Biblioteca da Universidade Estadual do Maranhão, que recebe certa quantidade de doações e, claro, professores e alunos transeuntes que de ora em quando passam pelos corredores comprando para si um ou outro livro do acervo. É diversão, conhecimento e sabedoria garantidos por um preço abaixo do irrisório. O Sebo do Alemão fica na cidade somente nesta quarta feira.

Ps: Quem chegar dizendo que leu sobre a vinda do Alemão neste blog, ganha desconto na hora nos pagamentos á vista.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: