13 de fevereiro de 2011

Vídeo: Um beatle enfrenta o poder do Império


Maio francês de 1968, festival de Woodstock e EUA vivendo uma época de grande efervescência de movimentos culturais (ou contra-culturais) pela juventude. Esse é o pano de fundo que se desenrola o documentário “Os EUA X John Lennon”, produzido em 2006, mas só disponível em locadoras brasileiras no ano seguinte.

No meio disso tudo o ex-vocalista e líder de um dos maiores grupos musicais de sua geração prefere ao invés de meramente curtir fama e dinheiro, compreender e contribuir para a conscientização e politização da juventude. Canções que falariam de paz, que trariam motivação para as mobilizações demonstravam a certeza de que para John Lennon não bastava só estar no mundo: era preciso contribuir para modificá-lo. Consciente de sua imagem e de seu carisma entre os fãs, Lennon se tornaria logo um incomodo para os senhores da guerra norte-americanos, que imediatamente o perseguiriam. Nixon, presidente dos EUA na época que o diga.

O longa tem várias imagens e entrevistas de gente como Noam Chonmski e Tarik Ali, além de ativistas dos direitos civis como Bobby Seale, líder dos Panteras Negras. Ex agentes da CIA e coronéis reformados também dão seu testemunho, todos de certa forma arrependidos por seguirem cegamente as ordens da Casa Branca. Em 1976 Richard Nixon renunciaria ao cargo de presidente pelo envolvimento do caso de corrupção apelidado de “Escândalo de Watergate”.

O que claramente é demonstrado neste belo documentário é a simplicidade e o carisma de um artista que não via o menor sentindo na forma conservadora e violenta com que os lideres mundiais protagonizavam o domínio sobre os povos. A guerra do Vietnã entraria pra história como um triste capitulo na vida de milhares de moças e rapazes, enganados pelas falsas razões da fé paradigmática norte-americana. Estamos precisando de mais John Lennon’s nas artes.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: