17 de janeiro de 2011

Para o sertanejo maranhense, mulher “rede globo” é aquela que sai com todo mundo


Nessas andanças de Açailândia a Estreito, trabalhando na pesquisa monográfica, consegui identificar costumes e dizeres muito próprios dos maranhenses que residem nesta área de transição entre biomas cerrado e amazônico. Uma região única e por demais especial, não só pela singularidade de suas características, mas também pelas riquezas que guarda.

Os elementos para se investigar como se articulam os grandes projetos de desenvolvimento de alto interesse econômico em relação às populações tradicionais de uma região específica, em especial na região de transição entre Amazônia e Cerrado há muito me tentavam a iniciar uma pesquisa.

Pois bem, me pareceu no mínimo curiosa à forma com que pejorativamente ou não, o sertanejo maranhense costuma classificar o estilo feminino de ser independente e liberada sexualmente: “mulher rede globo”, ou seja, aquela que vai com todo mundo.

Se o termo tem origem pela relação de fama que esta mulher possui, ou se é designado pela infidelidade da mesma, isso eu não soube precisar, mas me pareceu claro que a utilização do nome da principal rede de televisão aberta do país foi ampliada de sentido e significado.

Chamou-me especial atenção também, o termo utilizado no dizer do imigrante que vem em busca de trabalho e muitos vezes tem que se submeter a condições degradantes nas carvoarias e roço de juquiras das fazendas:“Sou da baixada”. É a resposta que vem imediatamente da boca de 90% dos peões que vêem de longe quando questionados de onde são, qual sua cidade de origem.

Seria necessário um estudo mais aprofundado e antropológico para identificar certas etnias que estão à beira de uma “invibilização” por conta das mudanças econômicas e sociais decorrentes dos impactos de usinas hidrelétricas e demais projetos tidos como de alto desenvolvimento. Talvez um destes povos seja o assim chamado Peão do Trecho, um povo no limiar do século XXI, sul-maranhense, ainda nômade.

Post scriptum: O termo "sou da baixada" é utilizado também por indivíduos que não são proeminentes dessa localidade geográfica maranhense. O peão se auto-denomina dessa forma, mesmo sendo de Barreirinhas, por exemplo.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

G.D. News disse...

Excepcional sua visão antropológica desta região...Eu esto precisando ler mais com certa urgência Foucault ..Parabéns..

Carlos Leen Santiago disse...

Foucalt?
Eu também preciso ler!!
rsrssrr
Obrigado pela participação aqui companheiro!
Seja sempre bem vindo...