24 de janeiro de 2011

Arimateia Jr: Qual o problema de Imperatriz ter um museu?

O programa de rádio do locutor Arimateia Jr é um dos mais ouvidos (talvez o número 1 em audiência) pela população de Imperatriz e região. Então utilizo o espaço aqui do blog para solicitar que o comunicador faça uma enquete/questionamento aos nobres ouvintes populares: Qual o problema de Imperatriz ter um Museu ou Casa de Memória?

Será porque não aconteceu nada de relevante nestes pouco mais de cento e cinqüenta anos de nossa História? Ou talvez porque não tenhamos nada de interessante pra mostrar ao Brasil e ao mundo? Afinal pra que serve mesmo acompanhar através de um espaço organizado a maneira como nossos avós viviam e se relacionavam culturalmente? Pra que propiciar aos estudantes de nossa cidade imagens e documentos de como eram os primeiros habitantes: os costumes, as festas, como trabalhavam e como vieram a construir a cidade?

Porque propiciar aos historiadores, antropólogos, arqueólogos, pesquisadores em geral o acesso a documentos e artefatos que os ajudariam na árdua tarefa de interpretar a sociedade humana? Afinal aqui não acharemos “elo perdido” ou muito menos, teremos vocação pra produzir um filme, documentário, mini-série sobre nossa história? Tudo aqui é sem graça mesmo?

A triste conclusão de que as políticas públicas pra ciência e cultura em Imperatriz continuam tratadas como algo irrelevante, sem importância vai virando “lugar-comum”. Restam apenas nossos sonhos, junto de muitos que por aqui nasceram.

O que nós sobra em acervo e material humano para completar estes sonhos, nos falta em gestão pública e mobilização para construirmos efetivamente uma reputação e uma qualidade de vida melhor, com tudo aquilo que temos direito. Vamos em frente, portanto.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

Josué Moura disse...

Leen, o seu questionamento é interessante. Quando era vereadora a professora conceição Fomiga levantou a possibilidade, depois no governo Jomar foi até formada uma comissão,por ocasião do sesquicentenário de Imperatriz, depois não sei em que deu. De minha parte tenho um projeto entre os tantos que nã coloquei em prática, criar a Fundação da memória política de Imperatriz e do sul do Maranhão.
Muando de assunto, quero saber do amigo por que na lista dos deputados ai da sua enquete você deixou de fora a a Valéria Macedo (PDT).
um abração!

Matemáticos BdC disse...

Olá Carlos, acessamos o seu blog e gostamos de suas notícias. Criamos o nosso blog hoje, se quiseres acessar o endereço é : matematicosbdc.blogspot.com

Anônimo disse...

ARIMATÉIA JUNIOR, VALMIR CLIMACO É O PREFEITO DE ITAITUBA-PARÁ. VC FALOU EM SEU PROGRAMA QUE ELE FOI CASSADO, VC ESTÁ MAL INFORMADO ELE FOI "AFASTADO" (E NÃO CASSADO) POR 6 DIAS MAS JÁ ESTÁ DE VOLTA. SEU PROGRAMA VAI FICAR SEM CREDIBILIDADE POR PASSAR INFORMAÇÃO FALSA!