15 de dezembro de 2010

Internautas gostariam de ter Alceu Valença no reveillon de Imperatriz

Na enquete promovida por este blog, cuja função era permitir aos gestores do governo e da cultura conhecerem as tendências e gostos musicais da população imperatrizense, foram colocadas algumas opções de atração para o próximo grande evento da cidade - o réveillon da Beira-Rio.
Cumpre lembrar bem que mesmo que as rádios da cidade, já acostumadas a rodar o forró-vulgar-sertanejo-univesitário que está em moda hoje em dia pelo pagamento do famoso jabá, o povo, em geral, já demonstrou por diversas vezes que aprecia outros estilos de músicas e letras. Como exemplo claro disso, vimos a apresentação do maranhense Zeca Baleiro ser um verdadeiro sucesso na vira de 2008 para 2009.
Um apresentador de um telejornal que, para não me sujar de merda, não mencionarei o nome, teve a discrepância de na época afirmar que o show “não daria certo” por que “este não era o estilo do imperatrizense”, que “o povo aqui gosta é de ‘brega, forró ou sertanejo’”.
Nada contra estes estilos e nem a favor, mas mal sabia o desinformado apresentador que estes ritmos musicais, respectivamente são do Pará, do Ceará e de Goiás, sendo Zeca Baleiro a mais legítima das atrações para consagrar de fato a música maranhense. Quem não lembra do hit “Vô embolâ” ?
Quem não se lembra também de Paulo Ricardo no aniversário da cidade, mesmo sendo do Sul, demonstrando a força da musicalidade mais elaborada e de letras clássicas do rock brazuca? A grande maioria que estava por lá dançou curtiu, adorou.
Alceu Valença venceu nossa enquete para mostrar que os tempos nunca foram tão favoráveis à volta da música de qualidade no circuito de shows e na programação para as rádios locais. Assim como nos anos 80, época de ouro dos festivais imperatrizenses, como o Faber, que trazia atrações como Gilberto Gil, Zé Ramalho, Engenheiros do Hawaii, Ed Motta e tantos outros bastiões da boa musica nacional.
Fica a dica então para empresas e poder público incentivarem o alargamento deste, que é um mercado promissor para todos: ouvintes e artistas da música popular brasileira. E quem sabe no próximo aniversário de Imperatriz não possamos ser agraciados com uma apresentação do cantor pernambucano autor de “Solidão”, “Punhal de Prata” e “La Belle d’ Jour”?!
Eis algumas curiosidades sobre Alceu: Formado em Direito na capital Recife, é considerado um artista que atingiu maior equilíbrio estético entre as bases musicais nordestinas com o universo dos sons elétricos da música pop. Influenciado pelos maracatus, cocos e repentes de viola, Alceu conseguiu utilizar a guitarra, - que chegou a galope montada nas costas do rock and roll de Elvis - com baixo elétrico e, mais tarde, com o sintetizador eletrônico nas suas canções.
Segue abaixo um vídeo da canção "Morena Tropicana":

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: