11 de outubro de 2010

DE SONHOS, LETRAS E FOME DE SABER...‏


Bom dia!
Estamos divulgando o Blog da Biblioteca Comunitária Professora Maria de Jesus, no povoado da Pintada(Vilao São Luiz), em Davinópolis-MA.
Uma ação da Casa das Artes que só foi possível ser concretizada com a parceria de amigos sonhadores e construtores de sonhos...

Acesse o BLOG
e conheça mais uma história de desafios, enfeitada de sonhos, letras e buniteza.
Implantar a Biblioteca Comunitária Professora Maria de Jesus, foi desde o início, dois grandes desafios que passavam pela articulação dos moradores e pelo envolvimento do poder público na iniciativa.

Por ser precária a existência de projetos voltados para a comunidade, seja de proteção e utilização dos bens naturais da reserva, tanto do cerrado quanto da mata de babaçu, ou ainda, a ausência de atividades de formação e informação de modo geral, alguns fatores foram determinantes para o lançamento da proposta à comunidade, desde a falta de acesso dos jovens a um acervo para leitura e pesquisa de trabalhos escolares, até a ausência de políticas públicas voltada para os moradores da Resex.

Chamou-nos a atenção a ausência de um espaço para encontros culturais aonde pudesse acontecer troca de saberes entre os estudantes e os mestres da cultura tradicional, estabelecendo diálogo entre a valorização da cultura tradicional nos aspectos culturais e ambientais, desta inquietação nasceu a idéia da Biblioteca como espaço catalisador das ações educativas e culturais.

Recebemos a doação do acervo e do mobiliário para a Casa das Artes, e sensibilizados com a luta de alguns moradores do povoado, como Dona Alice e seu José, Dona Silvania e Seu Aloísio, Jakelyne que desde o nove anos de idade cuidava com empenho do pequeno acervo, direcionamos a doação com a certeza de estarmos cumprindo nossa função social de entidade comprometida com a erradicação do analfabetismo e pela democratização do livro.
Lília Diniz
Alexandre Almeida
Casa das Artes

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

alexandre almeida disse...

Que bom amigo agora é saber como vai a Biblioteca de Imperatriz - MA, SAUDAÇÕES MOVIMENTO OCUPARTE.

Carlos Leen Santiago disse...

Infelizmente Alexandre o prédio da antiga Biblioteca continua abandonada!