Na tarde de ontem recebi um inesperado telefonema de uma companheira que pertence, junto comigo, ao Fórum de Cultura de Imperatriz, entidade que agremia diversos artistas e fazedores de cultura na cidade e que atualmente luta para fazer valer as políticas publicas de descentralização, acesso e democratização da cultura de modo geral.
O telefonema em caráter de urgência me avisava de um encontro nosso do Fórum com o atual secretário de cultura do estado, senhor Bulcão, que de ultima hora resolveu abrir uma agenda com o movimento cultural da cidade. Vale ressaltar que diante dos diversos avanços que temos feito, até mesmo ocupando prédios públicos para a cidadania, de modo amplo, esta falta de sintonia com a secretária de cultura do estado é uma pratica ainda corriqueira e deveras preocupante.
Reunião marcada a portas fechadas no Teatro Ferreira Gullar imediatamente corremos e tentamos mobilizar o máximo de companheiros para expor nossas pautas. Dentre elas a terrível falta de comunicação entre os gestores da cultura do estado e a nossa cidade, alem da obvia centralização dos recursos e da falta de editais para incentivo a cultura no Maranhão.
Bulcão demonstrou ser “cordial” e “cavalheiro” (sic), um doce de pessoa, concordando com todas as reivindicações dos artistas dentre elas a reforma do teatro e a possibilidade de aumentar as demandas de participação nos eventos e fóruns organizados pela SECMA. Descontraído chegou até mesmo a prometer a possibilidade de surpresas para o Teatro Ferreira Gullar para ainda o dia 05 de junho.
O único momento claramente “mal educado” foi quando o ex apresentador Hernandes Timóteo nos momentos inicias de apresentação, declarou-se da Associação Gay, em tom irônico e debochado, imediatamente saiu e nem sequer participou da reunião com o movimento social, deixando claro ali sua condição de mero bajulador de quem está no poder. Feio fica também pra o gestor que ainda traz em sua “curriola” um tipo desses. Ah, se tiver alguém aí do movimento GLBT com certeza cabe processo....
0 comentários:
Postar um comentário