13 de maio de 2010

Representantes do Fórum de Cultura reúnem-se com o prefeito Madeira

Do site Praça da Cultura: http://www.pracadacultura.com/index.php

Na tarde da última terça (11 de maio), os representantes do Fórum de Cultura de Imperatriz estiveram reunidos com o Prefeito Sebastião Madeira, na sede da prefeitura. No ato conversaram, entre outras coisas, acerca do destino do prédio abandonado da antiga Biblioteca Pública. Estiveram presentes ainda membros do movimento Ocuparte, o Presidente da Fundação Cultura, Lucena Filho, a ativista social, artista e membro do Fórum de Cultura, Lilia Diniz e o estudante, membro do ArteAlternativa e artista, Leonardo Negão.
Madeira garantiu que, em curto prazo, iniciará a reforma e manutenção do imóvel, colocando-o sob responsabilidade da Fundação Cultural. Os artistas disseram que, por enquanto, esta é uma saída viável, mas que ainda não contemplava os vários propósitos levantados para o espaço. Dentre estes propósitos: Casa de Cultura, Espaço de Oficinas, Museu e Casa da Memória Imperatrizense.
A professora da UEMA e membro do Núcleo de Estudos Afro Indígenas -NEAI, Maristane Rosa, reforçou enquanto historiadora a extrema carência que a cidade de Imperatriz sofre pela falta de um espaço museológico, onde os visitantes possam conhecer um pouco da história local. Disse também que, sem dúvidas, o gestor que der condições para que um espaço dessa natureza venha a ser criado ficará verdadeiramente “imortalizado” na história da cidade, uma vez que a maioria dos turistas vai “direto” para Carolina por não terem essa opção em Imperatriz.
Integrante do Coletivo ArteAlternativa, Carlos Leen Santiago lembrou os dois anos de ocupação do movimento OCUPARTE e as ações promovidas pelos artistas do coletivo. Lembrou também da posição intransigente do Secretário de Educação do município, senhor Zeziel Ribeiro, em querer derrubar o imóvel e impor seus interesses ao não liberar as chaves do imóvel para uma vistoria que seria feita por técnicos do Estado ligados a área de Patrimônio Histórico e pela Fundação Cultural de Imperatriz. Sobre isso o prefeito comentou ao telefone: “Quem decide aqui sou eu, uma coisa é o Zeziel querer (...) outra coisa sou eu decidir!”.
Na próxima terça-feira às 19h00min, o Fórum de Cultura fará nova reunião na UEMA para tratar dos últimos encaminhamentos e avaliar se a reunião com o prefeito avançou na luta pela valorização da cultura e da educação na cidade.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: