11 de março de 2010

Mega-empresário de São Paulo é grande latifundiário no Maranhão

O latifúndio constitui-se em uma grande propriedade de terra cujo “dono” subutiliza sua totalidade (baixa-produção), configurando um monopólio fundiário em detrimento de sua função social. A concentração de terras, em posse dos poucos grandes fazendeiros, tem sido com freqüência apontada como a principal causa das injustiças sociais, responsável pelo inchaço demográfico das grandes cidades e do aumento da violência como um todo.

Através de uma fonte ligado ao MST fico sabendo de uma atrocidade. O acentamento Lote 7, localizado no município de Lageado Novo, prôximo a Estreito, ocupado desde 1997, hoje em dia já loteado e em avançado processo produtivo (arroz, feijão, milho inhame etc) teria “recebido’ de terceiros, ou seja, extra-oficialmente, sem o conhecimento de nenhum orgão competente, um suposto aviso de despejo e reitegração de posse de no máximo 30 dias .

O acentamento já possui escola, programas governamentais (Viva-Luz), além de ser o maior colegio eleitoral do municipio e outra seríe de elementos que comprovam a posse da terra. Segundo consta o título pertence ao mega-empresário paulista Antonio Ianne, do ramo de suinocultura, e que sabe-se deseja especular a gleba via agronegocio com a plantação de cana de açucar.

Ao investigar mais a fundo o nome do nobre empresário, constato in loco que Antonio Ianni é filho do falecido agropecuarista Sergio Ianne, que muito rico não presisa dos alqueires desta região sul maranhesense. Segundo fontes do próprio MST, o mesmo é um dos ficanciadores da campanha do Senador Eduardo Suplicy do PT de São Paulo. Sobre essa parte ainda vou investigar melhor para trazer mais elementos. Aguardem...
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: