23 de agosto de 2009

Duas Luas no céu ?

“O Planetário Internacional de Vancouver, da British Columbia - Canadá calculou com precisão quando Marte estará orbitando perto da Terra. Será no dia 27 de agosto de 2009. Todavia, o mais interessante de tudo é que isto estava previsto em um código maia, encontrado na pirâmide ao lado do Observatório Estrelar em Palenque, Chiapas - México Com este cálculo matemático, agora os maias estão sendo vistos como os gregos da América, e o orgulho da Guatemala. Pelo menos, quatro ou cinco gerações da humanidade não voltarão a ver este fenômeno astronômico que poucas pessoas sabem até o momento, embora tenha sido noticiado em 11 de maio de 2009. No dia 27 de Agosto, a meia noite e meia olhem para o céu.
O planeta Marte será a estrela mais brilhante do céu, e será tão grande quanto a lua cheia, e estará a 55,75 milhões de quilômetros da Terra. Não perca! Será como se a Terra tivesse duas luas.Este acontecimento só se produzirá novamente no ano de 2287.”

Recebi essa informação pelo e-mail e fui investigar num site de astronomia. Vamos com calma, gente. O planeta vermelho não vai ficar do tamanho da Lua. Como costuma fazer a cada 73 mil anos, Marte vai aparecer um pouco maior e mais brilhante do que o habitual, mas não parecendo uma segunda Lua. Mas isso foi em 2003...
O que estão fazendo é um sensacionalismo muito grande. É um comportamento prejudicial à ciência astronômica, pois os leigos ficarão decepcionados e vão atribuir aos astrônomos estas previsões. Aliás, foi o que ocorreu com as previsões relativas ao cometa Halley em 1986.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: