15 de julho de 2009

“Temos guardado um silencio bastante parecido com a estupidez...”

A afirmação do titulo acima é a frase que abre a obra mais famosa do Jornalista Eduardo Galeano: “As veias abertas da América Latina”. É a "Proclamação insurrecional da Junta Tuitiva na cidade de La Paz, em 16 de julho de 1819", publicado em 1971, "Veias abertas.." é um livro que pelo seu caráter contestador e critico foi proibido em diversos países durante seus respectivos regimes militares. O teor do texto expõe através de uma analise brilhante e arguta, os diversos aspectos históricos da dominação colonial da América Latina, primeiramente pela Europa e seus descendentes e depois pelos EUA.
Toda a exploração e diversos outros fatores que causaram o empobrecimento dessas nações Latinas são muito bem minuciadas através de dados históricos e sociológicos. Eis aí o principal motivo que as elites vetassem sua publicação, pois estas se beneficiam sempre da miséria e exclusão social de nosso povo.
Essas mesmas elites, que ainda estão com muitos representantes no poder (claro, pois como não os te-los? Afinal são 500 anos de historia. , sempre explorando,cooptando dominando etc.), manifestam seu repudio ainda hoje a qualquer tipo de tentativa de mudança no paradigma social dessas populações historicamente roubadas, sempre através de sua impressa comprada com o dinheiro sujo da corrupção e dos golpes a população.
A historia não para. O Livro de Galeano foi recentemente presenteado ao presidente dos USA, Barack Obama, por Hugo Chavez, coisa impensável até meados dos anos 80, afinal um trabalho “subversivo” de caráter “perigoso”, dado de presente a um chefe de nação, cujo papel foi o de sempre reprimir qualquer tipo de manifestação por parte dos povos Latino-americanos, que financiou as ditaduras militares para que estas torturassem e matasse quem quer que busque mostrar a população alienada de que sua pobreza é uma condição que poderia ser mudada.
E por aqui também temos as nossas “Veias Abertas.”. È o livro do padre beneditino Victor Asselin, chamado de “Grilagem nas terras do Carajás”, o livro foi editado em 1986 pela Editoras Vozes, de São Paulo, e mostrava a dura realidade dos primeiros camponeses do Bico do Papagaio, e da região Tocantina, que por aqui chegaram nas décadas passadas. Através de uma analise sociológica, descritiva, Asselin vai analisando de que forma as autoridades na época constituídas, décadas de 60 e 70, vão expulsando da terra milhares de trabalhadores rurais, utilizando assassinatos, atentados e demais outros tipos de violência, os donos do poder com seus capangas acabaram por formar um quadro de terror na região.
O livro foi proibido. Asselin não pôde sequer ficar para divulgá-lo. Teve que voltar às pressas para São Paulo, para não morrer assim como outros que levantaram suas vozes para as injustiças sociais na região. Como por exemplo, Padre Josimo. Dizem inclusive que grande parte das edições ficaram em Fortaleza, foram retidas lá, proibidas pelos donos do poder (e que ainda hoje estão por aí no MA) de circular, para que não cheguem à população, grande desclarecida de todas nesse processo. Isso por que para os grupos dominantes, historicamente atrelados a ditadura militar e a idéia de subserviência colonial para exploração dos trabalhadores, quanto menos esclarecimentos de seu passado desonesto melhor, claro.
Fazendo um paralelo entre as duas obras, percebemos que ambas tratam de aspectos semelhantes. Ambas trazem a discussão da injustiça social e seu caráter histórico para explicar o tecido social, os problemas e as lutas de nosso povo. Isso por que faz muito tempo que a grilagem de terras (a fraude da posse da terra por meio de documentos falsos) foi inaugurada no Brasil. No dia em que chegaram os portugueses, no dia 21 de abril de 1500, o país que viria a ser chamado de Brasil perdeu a autonomia sobre seu território e iniciou-se o processo de grilagem. De lá pra cá os povos nativos com seu sistema sócio-politico-economico próprio teve sua historia escrita sob humilhação, sangue e luta, enquanto que para os colonizadores glorias e poder. Claro que o Brasil hoje apresenta uma configuração muito diferente, mas parece que essa terra foi e é a encruzilhada no globo terrestre, onde se encontraram “os homens sem direito de o ser” do mundo africano, indígena e latino-americano e onde se articularam as forças econômicas e culturais do mundo ocidental, que constituem hoje sua elite dominante. Será verdade mesmo que “Deus é brasileiro?”.
Ainda verei estas elites comerem de suas próprias fezes oligarcas. Até lá o livro de Asselin deverá estar sendo reeditado muitas vezes, e assim como o de Galeano sendo presenteando, espero que para apenas recorder um triste passado.
Para finalizar este texto, gostaria de ressaltar que a frase de Galeano está mais atual ainda quando percebemos os escândalos no Senado Federal e a falta de uma mobilização popular para expulsar esses facínoras do poder. Vivemos um Estado de exceção que parece ser por enquanto, via de regra.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse livro, realmente é o espelho da historia da sociedade latino ameticana, cheio de suas metáforas ideológicas que faz nós refletirmos e além de deixar transparecer um sinal de tristeza por fazermos parte disto tudo.

Rogério Tomaz Jr. disse...

Prezado Carlos, belo texto e excelente blog. Vale uma retificação, porém: a afirmação do título não é do Galeano, mas é a "Proclamação insurrecional da Junta Tuitiva na cidade de La Paz, em 16 de julho de 1819", como está no próprio livro...
Abrs!
Rogério

Carlos Leen Santiago disse...

Valeu Rogerio , ja corrigi a errata
abraço !!

Unknown disse...

Muito bom seus argumentos e comentários..