20 de março de 2019

Bira é escolhido vice-líder do PSB na Câmara


O deputado Federal Bira do Pindaré foi escolhido, na noite desta terça-feira (19), vice-líder da bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara dos Deputados, em Brasília. A decisão foi comunicada pelo líder, o deputado Tadeu Alencar (PSB/PE).
A vice liderança é um importante espaço de representação no Congresso Nacional. Este é o primeiro mandato de Bira do Pindaré como deputado Federal e ele já se destaca na Casa pelas iniciativas e posicionamentos. Ele veio para a Câmara com a experiência de dois mandatos de deputado estadual na Assembleia Legislativa. Segundo parlamentar, dois mandatos muito intensos, duas experiências absolutamente representativas e cada uma com sua característica.
O primeiro mandato foi marcado pela forte e responsável atuação na oposição ao lado dos deputados Othelino Neto (PCdoB), Rubens Pereira Junior (PCdoB), Marcelo Tavares (PSB) e Cleide Coutinho (PSB), em oposição à oligarquia Sarney. Contribuiu com o projeto liderado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) que derrotou a oligarquia em eleição histórica.
No segundo mandato, foi deputado da base governista e ajudou na defesa do governo e na aprovação de iniciativas e projetos que ajudou o governo a melhorar a vida das pessoas. Sempre do mesmo lado e em defesa da população.
No executivo, foi o primeiro secretário de Estado da Ciência e Tecnologia do governo Flávio Dino. Lá, participou da implantação de políticas públicas e programas importantes , para a população. É o caso da implantação da Rede de Educação Profissional com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), o Cidadão do Mundo com intercâmbio internacional e os Auloes Gratuitos do Enem.
Como deputado estadual, Bira deixou cento e dezesseis projetos de lei, setecentos e onze indicações, duzentos e quarenta requerimentos, setenta e seis moções, seis títulos de Cidadão Maranhense, sessenta e quatro audiências públicas, duas Moções contra as privatizações de bancos públicos e empresas públicas, além de diversas audiências populares e reuniões em comunidades.
Na Câmara já protagonizou discursos em defesa dos trabalhadores rurais; da Previdência Social e do direito que todo trabalhador tem a uma aposentadoria digna; da segurança alimentar com a volta do Consea; e da base de Alcântara. É membro titular da Comissão de Educação, e integra as Comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e de Direitos Humanos e Minorias, nestas duas na qualidade de suplente. Agora, assume também a vice-liderança da bancada de um dos maiores partidos.
Ainda no comunicado, o líder, deputado Tadeu Alencar, anunciou os nomes da deputada Lídice da Mata (PSB/BA) como vice-líder da minoria, que tem a deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ) na liderança; e dos deputados Gervásio Maia (PSB/PB) e Aliel Machado (PSB/SP) para a vice liderança da oposição, que tem como líder o deputado Alessandro Mollon (PSB/RJ).
Fonte: Juraci Filho

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: