29 de maio de 2018

A greve dos caminhoneiros e a luta de classes


O aumento abusivo dos combustíveis do país provocou um drama nacional. Com a paralisação dos caminhoneiros a coisa tende a se agravar com falta de produtos básicos nas prateleiras e, claro, escassez nos postos de gasolina.
A grande mídia e o governo federal "suspeitam" que tudo esteja sendo orquestrado pela articulação entre empresas transportadoras e os motoristas de caminhão. Ontem o prefeito da cidade de Betim - MG e presidente da Cooperativa de Transportadoras Mineiras, fez um vídeo parabenizando o movimento. Prova maior que essa, só o fingimento da ingenuidade do governo.
Claro que a alta dos combustíveis fere de morte toda a atividade produtiva. Desde as grandes empresas transportadoras até aquele autônomo que possui um único caminhão.
Diesel e gasolina são insulmos incontornáveis para atividades fins. O caos começa a se instalar. Se dizia que o Brasil não poderia se tornar uma "Venezuela" e, vejam só, aqueles do Pato da FIESP devem estar se perguntando "onde foi eu que errei".
E por falar no país vizinho da América, vale lembrar que por lá eles sofreram um embargo econômico cruel por anos a fio , assim como Cuba , promovido por forças capitalistas ocidentais, mais notadamente EUA e comunidade européia. Nós estamos sentindo um pouco deste gostinho disso tudo agora. Assunto pra outro texto.
*Luta de classes*
A atividade de caminhoneiro é uma das mais precarizadas do mundo. Os motoristas proletariazam-se passando sono e tempo longe de suas famílias. E são trabalhadores importantíssimos para a engrenagem do Capital. O setor de transportes parando, para-se o Brasil como estamos vendo.
O governo ilegítimo do vampiro Temer sofre sua primeira grande pancada diretamente incidida sobre o setor produtivo. As contradições são flagrantes e tem na mira este desgoverno pós - impeachment. Uma GREVE GERAL pode e deve ser levada a cabo pelos setores que disputam a atual quadra histórica. Sem arrodeios , a luta de classes nunca esteve tão viva.
Setores políticos da esquerda deveriam se envergonhar de afirmarem "desconfianças" e absurdos como "isso tudo é coisa da direita" . Deveriam sim, saírem do Facebook e irem para dentro do movimento, apontar fatos políticos e contradições. Parar de disputar apenas sindicatos improdutivos e não entregar de mão beijada para os liberais a direção deste movimento que é legítimo.
Está claro que os rumos da greve dependerão dos diretamente envolvidos. Por isso é necessário menos análise de conjuntura e mais ação.
Todo apoio a paralisação dos caminhoneiros.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: