O Banco Mundial financiou um estudo sobre o aquecimento global e segundo este, até 2100 (daqui à oitenta e três anos) a America Latina ficará quatro graus mais quentes. A tendência é que isto ocorra:
- Muitas áreas enfrentarão secas extremas, inclusive a bacia do Rio Amazonas
- Seca também nos Andes, porque todos os glaciares da região terão derretido
- Furacões de categoria quatro e cinco, os mais devastadores, serão comuns
- 77 milhões de latino-americanos não terão água potável para beber
- queda dramática na produtividade das principais safras e na indústria pesqueira
- Aumento do nível do mar de 1m40, inundando cidades litorâneas como Rio de Janeiro.
Isso vai gerar o impacto social de milhões de imigrantes fugindo da hecatombe climática, do Nordeste, dos Andes e do Litoral, e buscando a sobrevivência nas zonas mais temperadas e altas. Uma tragédia sem limites
Um time de especialistas respeitados, de mais de cento e quarenta instituições de pesquisa produziram o laudo aterrorizante, focados em saúde, geociência, biologia, química, física, agricultura e engenharia. Publicado em janeiro de 2017, este laudo é um atestado de que precisamos entrar em ação imediatamente.
O consenso da tragédia que se avizinha alerta para a necessidade de mudanças que precisamos e tudo isto precede muito mais do que simplesmente consumir menos sacolas plásticas, menos carne vermelha, andarmos de bicicleta e tomarmos banhos curtos.
É na verdade uma questão de luta Política, com P maiúsculo. Hoje em dia existem governos que - nacionais, estaduais, municipais - que enfrentam com mais energia a Mudança Climática. Outros, menos.
Os EUA são a maior potência em emissão de carbono e Donald Trump não aceitou o Acordo de Paris, colaborando diretamente para que, no mínimo, tenhamos o aumento de dois graus no aquecimento global.
O exército norte-americano ocupa o globo e suas forças são movidas diretamente pelo petróleo. Isto explica em partes as campanhas (des)organizadas no Iraque e a tentativa de viabilizar um governo mais "simpático" a Washington na Venezuela.
Vale a pena lembrar que não é "a humanidade" que está causando a mudança climática. É na verdade um certo capitalismo predatório na forma de uma atividade econômica e social que gera lucros estratosféricos à uma casta minoritária de super-ricos e multibilionários que valorizam este tipo de extrativismo predatório. O capitalismo fossil é poderoso mas não invencível.
O primeiro passo para se resolver o problema é conseguir imaginar um mundo diferente do atual. Duzentos anos atrás, ninguém conseguia imaginar um mundo sem monarquias e sem escravidão. Cem anos atrás, direitos como salário mínimo, educação pública, voto da mulher etc. eram utopias.
Faça um pouco por dia e entre nessa luta. Só lembrando que não existem "santos". Todos devemos pensar em um objetivo comum e lembrar que somos todos humanos.
Precisamos pensar as mudanças cotidianamente e dar o primeiro passo. Comece então seguindo os seguintes links abaixo de instituições como o Greepeace, que não são financiadas por governos e são independentes:
OBSERVATÓRIO DO CLIMA
O Observatório do Clima reúne 35 das principais organizações ambientalistas, entre elas Conservação Internacional, Instituto Socioambiental, SOS Mata Atlântica e WWF.
Twitter: @obsclima
Facebook: https://www.facebook.com/ObservatorioClima
REVISTA PÁGINA 22 (do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV)
http://pagina22.com.br/
Twitter: @pagina_22
Facebook: https://www.facebook.com/pagina22/
Em inglês, siga o 350.org (a maior coalisão global de entidades enfrentando a indústria do combustível fóssil) e o IPCC (é o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática - a maior autoridade internacional sobre o tema).
350.org
Twitter: https://twitter.com/350
https://www.facebook.com/350.org
IPCC
Twitter: @IPCC_CH
https://www.facebook.com/IPCC/
E já que você está aí afim de contribuir, por que não doar R$ 40 por mês para o Greenpeace? A Terra agradece e a humanidade também. Sua consciência dará o segundo passo rumo a ação - você ainda se informa e investe. Eles do lado de lá já estão podres de ricos
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
Como diria o slogan do Fórum Social Mundial : Um outro mundo é possível. E ele não apenas é possível, mas necessário. Para o bem da humanidade.
0 comentários:
Postar um comentário