10 de janeiro de 2020

NEWS LEEN: Watchmen e a guinada conservadora


A guinada conservadora que o Mundo anda tendo ajudou a tirar do armário monstros adormecidos. 

Figuras que só ousavam abrir a boca em boteco de esquina emitem opiniões ao vivo e a cores pelas redes sociais. E estão muito bem assim, obrigado. 

Um nazista não ver problema nenhum em exterminar judeus, um homofóbico não acha errado que os gays levem um corretivo e por aí vai. 

A maior carga dramática disso tudo reside no fato de que estas pessoas naturalizam o ódio e o preconceito. São ignorantes e não se importam. 

A série Watchmen , disponível pelo Canal HBO, reúne personagens deste tipo, personificados nos “supremacistas brancos” na auto-denominada “Sétima Cavalaria”, um grupo terrorista de mascarados em um país que naturalizou as máscaras. 

Quem acompanha o mundo nerd dos quadrinhos sabe que Watchmen e seus personagens foram criados pelo escritor Alan Moore e o desenhista Dave Gibbons. 
Publicada entre 1986 e 1987 a série limitada em 12 capítulos redefiniu a linguagem das histórias em quadrinhos e acredite, é um dos melhores romances já escritos em toda a história da humanidade. 

A presente adaptação feita também em um formato limitado de nove episódios relata os eventos ocorridos 34 anos depois da história construída por Moore e Gibson. 

Escrita e produzida por Dave Lindelof (o mesmo produtor de Lost) a série não deixa a peteca cair e busca fazer jus a obra prima original. Pelo menos -  com certeza -  é boa tentativa. 

Entenda: O cenário de Watchmen original de Moore não é igual a desta série. Contudo alguns personagens sim, só que mais velhos. Na primeira temos como pano de fundo a Guerra Fria entre EUA x URSS, nesta vemos a ascensão de grupos supremacistas brancos de ultra-direita 

Dica: Leia as HQ's e você perceberá aspectos brilhantemente colocados pelo roteirista na trama, que é formidável

E o primeiro episódio joga logo de cara, na nossa cara, um grupo radical de racistas que tenta a todo custo levar suas ideologias pela força. 

No decorrer da trama vamos entrando em contato com outros personagens e percebendo que o buraco é bem mais embaixo. O racismo está estruturado, bem organizado e possui planos e projeto definido com inclinações fascistas. 

Nos EUA, a escalada da intolerância ganhou nos últimos anos vida e fôlego - indiretamente pela eleição de Donald Trump. No Brasil há uma tendência também destes tipos saírem cada vez mais do armário e coisas horrorosas como os “integralistas” voltam as páginas dos jornais. 

E assim tem sido a vida. 

“Temos que ser intolerantes apenas com a intolerância”, dizia um velho professor amigo meu. 

Não posso contar muito para não dar spoiller, se você assistiu manda um comentário aí e vamos trocar uma figurinha. Senão corre pro streaming da HBO ou tente baixar pelos torrentes da vida. 

Watchmen é uma das melhores séries de 2019, sem dúvida. 

DICA CULTURAL 

Por um acaso encontrei o músico Erasmo Dibeal pelo supermercado e este me informou que hoje estará pela Calçada da Fama, barzinho old school ali na Simplício Moreira, descendo pro Bacuri. Show de Bola. Vou só tomar um banho aqui e dar uma passada lá. 

ESTA NEWSLETTER 

Chega semanalmente a mais de 1500 pessoas. E é lida pela maioria dos que recebem! 

Agradeço a atenção e a amizade, e grato em dobro se avisares seus amigos que NEWS LEEN existe. Como diz lá o Big Star, "thank you friends, wouldn't be here if wasn't for you"...
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: