Se alguém ainda tinha dúvidas acerca do carater político na prisão do ex - presidente Lula, ela se desfez completamente. A briga de ontem protagonizada por setores do judiciário e policia federal fez cair a máscara da suposta "legalidade do golpe".
Lula venceu e a narrativa dos golpistas perdeu. A libertação de Lula voltou a centro da agenda; para impedir que o habeas corpus fosse cumprido foi necessário torturar o estado democrático de direito á vista de todos e com ampla cobertura.
Foi necessário esvaziar de forma inédita a prerrogativa do juiz de plantão e criar um absurdo impasse com uma pseudo decisão contraria do juiz relator em pleno final de semana. Algo que nunca se viu.
E para dirimíir o "impasse" fabricado foi preciso o presidente do TRF-4 alegar não ter normas regulatórias sobre competências nesse caso e avocar "nessa circunstância" poderes para dirimir o "conflito de jurisdições".
O pânico do desgaste de libertar o Lula para prender de novo levou á opção construída durante o dia, com a leniência da policia federal de fazer cumprir a decisão judicial, de torturar a legalidade e colocar o presidente do TRF 4 para legislar com ampla repercussão publica e cobertura das TVs alinhadas ao golpe.
O pânico das forças golpistas no correr do dia demonstra a sua derrota apesar de discursos tonitruantes e das proclamações de vitória.
Aos golpistas cabe lembrar que o general Westmoreland tambem dizia estar vencendo a guerra do Vietnam. Até que o ultimo marine americano fugiu pendurado na corda do ultimo helicóptero a decolar da Embaixada em Saigon.
0 comentários:
Postar um comentário