12 de fevereiro de 2014

ABBA, A PERFEIÇÃO DO POP



“Waterloo”, é uma canção dançante e festeira com uma letra bizarra, que comparava um amor não-correspondido à histórica derrota de Napoleão, em 1815. Esta música do quarteto sueco ABBA venceu em 9 de fevereiro de 1974 o famoso Melodifestivalen, ou, o Eurovision, um dos maiores eventos da industria fonográfica da época. 

De lá para cá os quatro suecos - Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad - colecionariam hits que explodiram mundo a fora graças as composições simples, letras melodiosas e o advento da moda Disco, tornariam o ABBA um enorme sucesso com suas nuances e particularidades dos anos 70. 

Curiosidade: Bjorn e Agnetha viraram um casal. Benny e Anni-Frid logo fizeram o mesmo. Os homens lançaram discos acompanhados pelas esposas no coral e venderam muito na Suécia. Em 1973, lançaram um concurso na TV para escolher um nome para o grupo. Por pouco não se chamaram BABA. 

É uma pena que muitos ainda vejam o ABBA como uma velharia da época disco e não reconheçam a genialidade pop de suas canções. “S.O.S”, “Money Money Money”, “Knowing Me, Knowking You”, “Super Trouper” e o refrão arrepiante de “Fernando” orgulhariam Brian Wilson, Stevie Wonder, Reginaldo Rossi e qualquer outro artesão do pop.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: