11 de novembro de 2013

O BEM CONTRA O MAL? EVENTO NA UEMA DISCUTE RELIGIÃO NA PÓS MODERNIDADE


Quando a novela global "Salve Jorge" despontou em enorme audiência no horário nobre das tv's brasileiras, a Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) iniciou uma forte campanha entre seus fieis e principalmente nas redes sociais, boicotando e declarando guerra a novela. 

É que para Edir Macedo e cia, a Rede Globo estaria incentivando o culto a uma divindade afro, Ogum, representação sincrética de São Jorge e inimigo "espiritual" da Iurd. Ou seja o "mal" estaria ali encarnado em uma divindade pagã (no caso Ogum, ou, São Jorge). Me lembro que na época foi gasto tempo enorme com debates na internet sobre religião, o bem contra mal, deus e o diabo e etc. Veio em mim uma pergunta: Mas afinal de contas o que é o mal? 

Percebi que para as igrejas neo-pentencontais o entendimento religioso do que seria o "mal" tem um quê de magia, tornando-a especial e inteligível apenas no âmbito da religião. Em geral as igrejas neo-pentencostais afirmam que orixás da umbanda, do candoblé e espiritos desencarnados do espiritismo são os demônios. 

Outro grande centro de discussões diz respeito ao debate sobre o casamento gay, do aborto. Há claramente em voga hoje instituições religiosas que em nome de uma suposta batalha por almas, fazem um discurso obscurantista e que reprime veementemente outras religiões e grupos que defendem os direitos humanos e minorias. 

Portanto eventos como este que discute o papel da religião nos dias atuais é uma boa iniciativa. O responsável pelo projeto é o coordenador do Departamento de História da Uema, Prof Moab Cezar, que recentemente conclui seu mestrado na área das Ciências da Religião. 

Moab voltou com todo gás. E conforme declarou na entrevista de hoje a Tv Difusora o evento promete debater o papel das instituições religiosas na contemporaneidade de forma séria e acadêmica. 

Em tempo: se não fossem as religiões afro, demônios, exus e entidades boa parte de igrejas como a Iurd ficariam sem chão teológico, doutrinário e ritualístico. Fica a provocação. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: