15 de abril de 2013

CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA



[Novos conselheiros no Maranhão irão ajudar ao desenvolvimento da Cultura]
 
[Mesa diretora do Consec -MA: Roberto Costa, Olga Simão e Manuel Abílio]

[Entregando na mão da Secretária e presidente do Consec-MA um dossié sobre o trabalho do pesquisador em arqueologia da região Sul do Maranhão Luis Pereira Santiago]

O Conselho Estadual de Cultura é um órgão colegiado integrante da estrutura organizacional da Secma e do Sistema Nacional de Cultura, que tem por finalidade propor a formulação de políticas públicas, com vistas a promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo com a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais. 

Órgão consultivo vinculado à Secretaria de Estado de Cultura (Secma), o Conselho de Cultura, criado por meio do decreto nº 24.720, de 03 de Novembro de 2008, é responsável pela normatização, deliberação e responde a demandas oriundas da sociedade, procurando integrar as ações de política cultural do estado. Formam a diretoria do Consec-MA, além da secretária Olga Simão, os conselheiros deputado estadual Roberto Costa (vice-presidência) e o poeta, cronista e Manoel Abílio (secretário-geral). 

As gestões da diretoria do Conselho se revezam de dois em dois anos, ora é da sociedade civil, ora é do poder público. 

Entre os conselheiros estão a secretária da Igualdade Racial, Claudett de Jesus Ribeiro; a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan), Kátia Bógea, o presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, além de Osório Mendes do Grupo Cia Sotaque de Rua e este humilde blogueiro, historiador que vós escreve. 

SNC 

Com o calendário de plenárias e conferências regionais praticamente definidos em vários municípios [Imperatriz ainda não definiu a sua], aprofunda-se de vez a implementação do Sistema Nacional de Cultura e dos Sistemas Municipais como um todo. Não podemos deixar de fazer o nosso dever de casa viu artistas e Fundação Cultural de Imperatriz. 

Infelizmente a Cultura tem ocupado uma posição periférica nos últimos governos locais e a sociedade [artistas, produtores, etc ] não compreendem bem o papel do poder público neste processo. O conselho municipal terá como tarefa primordial acompanhar o Plano de Cultura, sua execução e em especial a do Fundo de Cultura. 

Próxima reunião do Consec - MA 

Nesta ultima reunião foi definido e oficializado o termo de posse dos 42 conselheiros (titulares e suplentes), a aprovação e discussão sobre o Regimento Interno do Consec-MA e o calendário das conferências regionais. Açailândia foi escolhida para sediar a próxima reunião do Conselho Estadual de Cultura com data daqui para 03 meses. 

Eleição da diretória 

“Agradeço a confiança em mim depositada pelos conselheiros e reafirmo o meu compromisso de buscar soluções, todos juntos, na promoção e fomento de políticas públicas culturais em todos os municípios do Maranhão”, disse Olga Simão que obteve 42 votos favoráveis, três abstenções e nenhum contrário a sua eleição á direção do Consec-MA.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: