26 de novembro de 2012

NOTAS RÁPIDAS

Conor Farias x Madeira 
Esses dias acompanhamos o desfile de impropérios que o apresentador Conor Farias delegou ao atual prefeito Sebastião Madeira. Segundo o apresentador, Madeira deve uma bolada em pagamentos de equipamentos de som e demais serviços de mídia, tanto para ele, Conor, quanto para diversos outros órgãos de comunicação. Conor ainda disse não temer a Policia Federal, ao contrário de outros nomes ligados ao prefeito. O pau tá quebrando, literalmente 

MINHA CASA , MINHA VIDA 
Falei com um colega da Caixa Econômica Federal no sábado e ele me relatou sobre as regras do Programa Minha Casa, Minha Vida. Definitivamente, não é um programa habitacional, mas um programa de incentivo à cadeia produtiva da construção civil, que envolve não só construtoras, mas indústria de cimento, ferro, tubos e conexões, material elétrico, etc. Quem quiser comprar a casa que mora de aluguel há anos, por exemplo, não pode. Só pode imóvel zero! Ou seja, só existe "menos piores" condições de financiamento (sim, menos piores!) se for para ajudar os empresários também. Caso contrário, vá lamber o saleiro do financiamento comum. Oh capitalismo triste! 

STF 
A aposentadoria compulsória do ministro Ayres Britto do STF deixa claro que há duas regras equivocadas nesta corte: a vitalicidade e o teto na idade. Sai um Ayres e fica um Toffoli, que por lá poderá ficar, vitaliciamente, até 2037 (salvo engano). Perde o país, a democracia e nossa já ralinha República. Ayres deixará saudades... um ministro poeta. 

STF II 
Não poderia deixar passar "em branco" o fato da posse do Joaquim Barbosa no STF. Há exatos 102 anos, num 22 de novembro de 1910, João Cândido, um marinheiro que ficou conhecido como o Almirante Negro, protagonizava a Revolta da Chibata. Importância simbólica muito grande esta posse! Sorte e sabedoria ao novo Presidente do STF e do CNJ. Mesmo sabendo que a superestrutura jurídica reflete fundamentalmente a estrutura econômica, é preciso acreditar e tencionar para que estas superestruturas rebelem-se.

Marina Abramovic
Artista performática (será que o conceito tá certo?) iugoslava. Assisti a um documentário na HBO sobre uma temporada sua no Moma, em Nova Iorque: “The artist is present”. Simplesmente sensacional, surpreendente, emocionante. Ela conseguiu montar um confessionário público, aberto, onde apenas o silêncio e o olhar falam tudo. A diversidade humana/cultural de Nova Iorque certamente foi fundamental para o efeito final tão... tão... sei lá!!! Super-indico! "Marina Abramovic - O artista está presente", por Matthew Akers.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Cláudio Marconcine disse...

ela é referência na performance mundial contemporânea.