23 de janeiro de 2012

HAROLDO SABOIA REGISTRA PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITURA DE SÃO LUIS


Filiados ao Partido Socialismo e Liberdade, em cumprimento à RESOLUÇÃO SOBRE PREVIAS ELEITORAIS NO PSOL, solicitamos a inscrição como pré-candidato a Prefeito de São Luis nas eleições municipais de outubro de 2012 do filiado Haroldo Freitas Pires de Saboia.

O ponto oito da Resolução (sobre as prévias) aprovada pelo III Congresso Nacional do PSOL estabelece:

“O prazo para inscrição de pré-candidaturas nos municípios inicia-se no dia 20 de dezembro de 2011 e para a inscrição em definitivo até o dia 20 de janeiro com a apresentação de apoio mínimo e exclusivo de 20% dos membros do respectivo diretório municipal ou de no mínimo 10% dos filiados do partido no respectivo município.”

Além de respeitar o prazo determinado, envidamos esforços para cumprir as duas exigências: quanto ao percentual de membros do diretório municipal como em relação aos filiados no município.

Juntamos a este pedido de inscrição de pré-candidatura o documento e a carta compromisso previstos pelo item 14 da Resolução, devidamente assinados pelo pré-candidato.

Saudações socialistas

DOCUMENTO COM ELEMENTOS CENTRAIS DA PRÉ-CANDIDATURA E CARTA-COMPROMISSO

“Companheiros do PSOL de São Luis,

Quais são os elementos centrais que justificam uma candidatura do PSOL à prefeitura municipal de São Luis, em 2012?

Quais são os vetores desta nossa pré-candidatura?

Por que me colocar a disposição de uma candidatura majoritária e não participar da disputa proporcional?

São questões que surgem inevitalmente e que temos a obrigação política e partidária de responder.

O III Congresso Nacional do PSOL aprovou a RESOLUÇÃO POLÍTICA SOBRE O PSOL E AS ELEIÇÕES DE 2012 que em seus quatro pontos iniciais estabelece os parâmetros políticos que devem nortear o partido nas disputas municipais de 2012. São eles:

“1. O processo eleitoral de 2012 será mais um importante momento de fortalecer o PSOL como o principal partido de esquerda e socialista em nosso país, na perspectiva de construí-lo como poderosa ferramenta de massa na luta pela superação de todas as formas de opressão e exploração.

2. É condição urgente e necessária que o PSOL se apresente nas eleições municipais de 2012 com programas e políticas claras ao conjunto da população. Nos municípios, em especial nas capitais e cidades médias, polos centrais da irradiação da política para os estados, o PSOL deverá empenhar esforços para lançar candidaturas próprias que afirmem o perfil político e programático do partido.

3. Essa realidade exige do PSOL uma plataforma política de enfrentamento aos interesses hegemônicos dominantes e que aponte para o protagonismo dos de baixo na luta contra o neoliberalismo em suas mais variadas dimensões, isto é, um programa que aponte para transformações sociais profundas de caráter anti-monopolista, anti-imperialista, democrático radicais e anti-latifundiárias, no rumo de uma sociedade socialista.

4. Nessa perspectiva, as candidaturas do PSOL se afirmam como oposição programática e de esquerda aos governos federal, estaduais e municipais, lutando para colocar o povo em movimento e construindo alianças políticas e sociais que coadunam com o programa que o PSOL defenderá para as cidades.”

Assim, uma candidatura do PSOL em São Luís será sem dúvida um instrumento de luta contra o poder municipal administrado pelas forças do neoliberalismo capitaneadas pelo PSDB, do poder estadual dominado por uma oligarquia, a oligarquia Sarney herdeira do vitorinismo e principal sustentáculo no Maranhão, ontem, da ditadura militar e, hoje, da aliança PMDB-PT.

Uma candidatura do PSOL em São Luís que tenha coragem de enfrentar a disputa política com a já conhecida oposição consentida representada pelo PCdoB e por setores do PT que se dizem contrários ao governo oligárquico mas se curvam ao s ditames do governo federal, hegemonizado pela aliança PT-PMDB .

Uma candidatura do PSOL que defenda e promova, sem qualquer submissão de nenhum dos parceiros, uma aliança dos partidos da oposição de esquerda (PSTU e PCB).

Aliança histórica posto que inédita. No Maranhão nem em São Luís o PSOL, o PSTU e o PCB até hoje não foram capazes de construir uma aliança política em nenhum dos processos eleitorais em nível municipal ou estadual.

Disputar uma candidatura majoritária – sem possibilidade visível de vitória eleitoral – é colocar a disputa política acima das ambições eleitorais, é priorizar a construção partidária e entender o PSOL “como o principal partido de esquerda e socialista em nosso país, na perspectiva de construí-lo como poderosa ferramenta de massa na luta pela superação de todas as formas de opressão e exploração.”

Estas são em linhas gerais os elementos que motivam a nossa pré-candidatura a prefeitura de São Luís, cidade de mais de hum milhão de habitantes que estão a exigir um poder municipal capaz de promover uma gestão transformadora que assegure o respeito e a dignidade de cada um de seus cidadãos.

Às lutas, às vitórias!!!

São Luís, em 20 de janeiro de 2012

Haroldo Freitas Pires de Saboia
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

LIBERT-SE disse...

meddUm que bom!!! mas tou sabendo que o PSOL terá uma prévia em São Luis entre três pré-candidatos: Jean Gaspar, Denise Albuquerqui e Haroldo Sabóia. é verdade??

se for será importante pois isto demonstra varias possibilidades e demonstra que o PSOL não é um partido sectario centralista como se tem visto em outros da esquerda.
Esperamos sempre boas noticias do PSOL.

saudações:
Antonio Nunes