6 de julho de 2011

UFMA AINDA NÂO TOMOU PROVIDÊNCIAS SOBRE DENÚNCIA DE RACISMO

O Ministério Público Federal (MPF) requisitou ontem à Polícia Federal que investigue a denúncia de crime de racismo, feita pelo estudante do curso de Engenharia Química, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nuhu Nayuba, contra o professor Cloves Saraiva.

Em entrevista ontem (05) ao jornal Hoje, da TV Globo, o professor tentou se defender das acusações, complicando-se ainda mais: “ Se eu quisesse ofender esse estudante, eu o ofenderia diretamente. Chamaria ele de macaco” disse o professor. Causando espanto até mesmo no apresentador do tele-jornal.

A reitoria da UFMA recebeu um abaixo-assinado com a assinatura de 21 estudantes da disciplina pedindo instauração de procedimento administrativo e afastamento imediato do professor. Na Polícia Federal foi pedido abertura de inquérito policial para apurar o crime de racismo. E segundo o advogado que acompanha o caso, entrará também com uma ação na Justiça Federal pedindo indenização por danos morais.

Ao contrário do que vem sendo alardeado pela imprensa, a reportagem do Vias de Fato apurou que até agora o Reitor Natalino Salgado não se manifestou oficialmente acerca do afastamento do professor, portanto não há nenhum processo administrativo instaurado na UFMA.

“Estamos aguardando a publicação da portaria que deverá instaurar o processo administrativo, até agora não há processo, o reitor apenas “autorizou” a abertura, mas ainda não se manifestou acerca do afastamento preventivo do professor, solicitamos que o Ministério Público, como fiscal da lei, acompanhe o desenrolar desse processo também.” Denuncia Nonnato Massom, advogado do estudante.

LEIA CLICANDO AQUI NO LINK DO JORNAL VIAS DE FATO A ÍNTEGRA DO DESPACHO DO MPF.

Por Alice Pires
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: