26 de abril de 2011

Corte no salário dos professores em greve

Por Carlos Hermes
Uma professora grevista olhou hoje, 25, o espelho de seu contra cheque no portal do servidor e verificou que seu salário veio descontado em mais de 500 reais. Imediatamente me ligou e pediu que denunciasse a covardia do governo que além de cumprir as ameaças terroristas contra o movimento, prejudicou a milhares de alunos que ficarão sem reposição das aulas descontadas.

Em contato por telefone com este blogueiro, o presidente estadual do SINPROESEMA Júlio Pinheiro que está em Imperatriz classificou de "arrogante e covarde" a atitude do governo que optou pela judicialização do movimento ao invés de buscar o diálogo respeitoso com os educadores.

A grande questão é: qual a consequência da atitude terrorista desse governo vadio para o movimento? Como mais de 40 mil professores em todo o Estado receberão a notícias? Se já foi cumprida a ameaça maior de mexer no salário dos trabalhadores, se já foram feitas as remoções prometidas, o que mais temer? Voltar para sala de aula depois de tanta humilhação e sem conquista alguma?

Acho pouco provável. O tiro pode ter saído pela culatra e com isso o governo atiça ainda mais o ânimo grevista de quem já perdeu muito e só lhe resta a luta.


Nesse momento chega a notícia de que em Imperatriz foram descontados 10 dias, o caso mais grave foi na regional de Pio XII que chegou a 15 dias descontados. A revolta é geral.

Dep Cesar Pires já pediu ressarcimento de salários cortados

Esse governo é louco, já dizia minha falecida vó: "o mal por si só se destroe" o que estamos vendo é uma autofagia. Perceba que entre eles mesmos não existe entendimento. Teve um colega de Porto Franco que teve R$1.200 descontado, os professores de Carolina, que já tinham voltado, começam a se rebelar novamente, o pau vai cair a folha. Veja:


Cláudio Brito
Agência Assembleia


O deputado César Pires (DEM) protocolou, nesta segunda-feira (25), requerimento na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, solicitando que o governo do Estado devolva o salário dos professores que tenham sido descontados em função da greve da categoria.
O deputado deixou claro que não quer medir forças com nenhum poder competente, acerca da legalidade ou não da greve dos professores. Segundo ele, já houve uma decisão da justiça sobre o assunto, que felizmente já foi resolvido.
“O que eu quero na verdade é que o Governo do Estado tenha sensibilidade com relação ao ressarcimento. Os professores estão fragilizados, extremamente carentes e debilitados por conta da greve que se arrastou durante meses”, disse César Pires.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Anônimo disse...

Na cidade de Tuntum Maranhão os descontos variaram entre 12 e 30 faltas, alguns colegas aqui sofreram uma seria retaliação, pois foram identificados como líderes do movimento grevista e receberam como presente do governo estadual o desconto de 100% em seus salários.... A reflexão que fica para cada um de nós é: como nós enquanto sociedade permitimos que certos grupos políticos permaneçam no poder? Fora SARNEYS.....