14 de fevereiro de 2011

A face obscura de Luis Brasilia


Muitos o conheciam apenas como o produtor cultural da TV Mirante ou apenas um jornalista antigo e experiente. Mas por trás do trabalho de Luis Brasília poderíamos identificar facilmente ao que de fato interessava no homem e pessoa humana desta figura.

Sua sina era a de viver a arte e a cultura não como formas meramente simbólicas, havia também esta força de caráter em impedir que o lugar-comum e a falta de criatividade reinasse soberana em nossa cidade.

Brasília era um agitador cultural na sua mais alta concepção do termo. Era amado e odiado pelo seu comportamento sincero e por vezes pueril, mas que se negava a viver de forma ordeira e medíocre: tinha alma de artista rebelde. Talvez, sem causa.

Lembro-me uma vez que ele havia prometido repassar-me em torno de quatro ou cinco mídias digitais contendo diversos programas gravados do extinto “Arte Nativa”. A idéia seria a de publicá-los no site Praça da Cultura (em breve de volta com novo visual). Conforme combinado fui a Mirante para buscar material e qual não foi minha surpresa ao perceber que por lá, Brasília não havia me deixado nada. Nas semanas subseqüentes recebi várias ligações da figura me dizendo: “Já separei o material, vem aqui buscar, oh Carlos (...)”. No entanto, nada! Eu sempre voltava de mãos vazias!

Até que um dia, já de saco cheio, recebo nova ligação do Brasília: “E aí cara tu vai lá ou não pegar a porra, do material?”, e aí respondo: “Brasília cara pega esse material e soca no teu c...”. Aí ele retrucou: “Bicho vai-te f..., tô tentando te ajudar. Não trabalho mais contigo.”.

Dias depois o encontro no show de Wilson Zara & Carlinhos Veloz, de bonezinho, copo de whiski na mão, chega pra mim num sorriso e fala: “Olha bicho tu vai acabar tendo uma ulcera, tem que relaxar mais mano (...) Essa tal de Heloisa Helena tá de deixando doido!”.

Assim era Luis Brasília, um louco, competente, debochado, mas acima de tudo uma figura humana incrível.

Vai na paz irmão!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

7 comentários:

Samuel Souza disse...

"Hj a noite (às 18h30) acontece reunião do Bloco da Imprensa. Na oportunidade serão discutidos como atuação do Bloco este ano, assim como também, o palco de apresentações dos artistas e músicos que passam pelo Boteco do Frei. Também o palco será batizado como "Palco Luís Brasília".

Gonzo Sade disse...

Eu poria um nome melhor!

Rodrigues disse...

Nota de Repudio contra a Nova Gestão do Centro Academico de História na #UEMA de Imperatriz http://goo.gl/fb/6OJjM

ajuda a divulgar tbm, obrigado

Carlos Leen Santiago disse...

Meu caro Rodrigues
Este blogue de vez em quando divulga coisas engraçadas desde que se reconheçam como tal ou mesmo tragicomédias.
Agora coisas engraçadas que se consideram "sérias" eu prefiro não opinar!

Carlos Leen Santiago disse...

Meu caro Rodrigues
Este blogue de vez em quando divulga coisas engraçadas desde que se reconheçam como tal ou mesmo tragicomédias.
Agora coisas engraçadas que se consideram "sérias" eu prefiro não opinar!

Isnande Barros disse...

Coloquei um link para tua postagem
Abraço.

Isnande Barros disse...

Coloquei um link para tua postagem
Abraço.