6 de novembro de 2010

Saúde Pública: Bisnagas de ketchup provocam doenças em imperatrizenses


O tradicional X-Tudo feito nas praças de Imperatriz fica cada dia mais perigoso. O motivo não é o delicioso bacon, ou o ovo frito, ingredientes pra lá de calóricos e com fortes contribuições a taxas de colesterol. O perigo reside nas bisnagas de ketchup, que de tanto ficarem ao ar livre nas mesas e balcões criam nas camadas superiores fungos na ponta do bico do tubo-local onde se concentram resíduos dos temperos. Ali é um meio de alta concentração de carboidratos, açúcares e outros corantes, com isso, bactérias fazem a festa e podem causar uma infecção alimentar.

Para o gastroenterologista Marcelo Ribeiro, do hospital São Luiz, um dos riscos dessas embalagens está no exterior da bisnaga. Segundo ele, como várias pessoas manuseiam o objeto, a região se torna bastante vulnerável à contaminação.

"Você não sabe se, por exemplo, a pessoa que está ao seu lado na lanchonete foi ao banheiro, não lavou a mão e pegou na bisnaga", afirma.

Os casos de dores de barriga e infecções intestinais têm aumentando a cada dia em Imperatriz e os pacientes têm creditado isso depois de terem comido tradicional X-Salada, a noite, na praça.

Marcos Aurélio, estudante de Direito da UFMA, que já teve uma infecção alimentar, tenta evitar o consumo de catchup e maionese em bisnaga. "Todo mundo põe a mão naquilo", justifica.

Bares, lanchonetes, pizzarias, vendedores ambulantes e estabelecimentos similares a estes, nos principais municípios e capitais do Brasil, não distribuem mais aos consumidores ketchup e maionese em bisnaga plástica. A determinação é instituída por lei municipal e refere-se sobre a obrigatoriedade destes locais a fornecer embalagens descartáveis tipo “sache” destes produtos.

De acordo com Daniel, proprietário de uma padaria da cidade, o uso do sache individual é mais seguro para o consumidor e barato para o comerciante. “O proprietário gastará menos, trabalhará dentro da lei e não prejudicará a saúde de seu cliente”, comenta.

Atenção Vigilância Sanitária, vereadores de Imperatriz e principalmente os consumidores.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Anônimo disse...

muito bom gostei fiquei curiosa por meu pai me dizer que era prejudicial a saúde muito obrigado.