10 de julho de 2010

O Planeta Terra é de fato uma caixinha de fósforo

Se você imagina que os seus problemas são a maior trágedia do mundo, ou que o seu umbigo é centro do universo, reflita bem sobre a imagem abaixo que de forma interessante revela o tamanho da Terra em comparação a nossa estrela maior, o Sol.
Mais uma curiosidade: existe uma estrela na constelação de Tauros, fotografado pelo telescópios da Humble e batizada de "Aldebaran" consta que o astro é ainda 50 vezes maior que o Sol. É como comparar um automóvel Fusca, ao Estádio do Maracaná, no Rio.




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá!
O Sol é uma estrela de quinta grandeza e considerada uma estrela de porte mediano e também de temperatura "fria" (as mais quentes são as de coloração azul). O sol é uma estrela alaranjada, enquanto a sua irmã maior, Aldebarã, é uma Gigante Vermelha,também possuindo cor alaranjada, porém no último estágio de uma estrela que já foi do porte da nossa estrela. Ela vai queimar seu hidrogênio até diminuir e virar uma anã branca e depois, possivelmente, uma anã marrom. Vale ressaltar também que Aldebarã é a Alpha Tauri (ou seja α Tau),a estrela com maior magnitude nesse constelação. As estrelas que formam as constelações recebem uma classificação quanto a magnitude, de acordo com o alfabeto grego. As 3 primeiras letras (alfa, beta e gama) são geralmente as estrelas mais brilhantes e visíveis a olho nu, facilmente identificáveis com mapas celestes.

Ticyana Franco
Imperatriz/MA
ticyanafranco@gmail.com

Carlos Leen Santiago disse...

Ticy:
Há ainda estrelas muito maiores que a propria Aldebaran (como a gama Cruxis), o que nos faz refletir sobre os nossos paradguimas cientificos de singularidade e relação espaço-tempo.
Em breve vou postar coisas no minimo mais inusitadas que a comunidade cientifica tem pavor de comentar. (quer dizer, pelo menos os mais conservadores)
valeu pelas infomações!

Anônimo disse...

Eu sei... rsrsrsrsrs
Imagine nosso planeta terra perto de um Quasar?

Ticyana Franco
Imperatriz/MA
ticyanafranco@gmail.com

Anônimo disse...

"humble" foi demais
o certo é Hubble