14 de abril de 2010

Prof. Socorro de Paço do Lumiar: referência de esquerda no Maranhão


Que o PSOL tem como característica principal a imagem pública de mulheres de luta isso não é nenhuma novidade. Basta ver o furacão Heloisa Helena em ação, atuando em prol de uma sociedade mais justa e anti-capitalista.
No Maranhão esse exemplo é bem refletido na figura impar da Professora Maria do Socorro, do município de Paço do Lumiar, próximo a capital São Luis.
Sua trajetória de luta é emanada dentro do que há de melhor vindo das lideranças comunitárias, de mães preocupadas com o futuro dessa sociedade do salve-se quem puder, mas que não abaixa aguarda frente aos desafios que a vida impõe. Um exemplo para qualquer militante homem ou mulher, que busca teorizar acerca da luta de classes no Maranhão.
De fala mansa e idéias claras, Professora Socorro caso seja pré-candidata ao senado deve conquistar muitos votos do eleitorado mais consciente e popular, pois tem além da característica cativante de ser, a cara do próprio povo maranhense, não teme o debate mais qualificado e teórico, muitas vezes baseado em premissas meramente utilitárias, por vezes em números e em falsas análises burguesas.
Recentemente tive o prazer de participar junto com ela da Conferência Eleitoral do PSOL, realizada no ultimo final de semana, na cidade do Rio de Janeiro. Por força do destino e dos ideais ficamos no mesmo grupo político nacional, que preferiu abrir mão de seu candidato à presidência em prol da candidatura do companheiro Plínio de Arruda Sampaio. Um dos momentos mais emocionantes foi sua brilhante exposição da atual conjuntura política no Maranhão, e de seus problemas reais para a implementação de uma sociedade mais justa e socialista. Na presença de lideranças nacionais como Heloisa Helena (foto), Luciana Genro, Roberto Robaína, Eliomar Coelho, Osmarino Amâncio e tantos outros, Prof. Socorro fez uma rápida, porém profunda reflexão acerca da dinâmica política no nosso Estado e a melhor forma de resolvê-la.
Alguém na plenária gritou: O Maranhão pede SOCORRO! É verdade, diante de quadros pedantes, incapazes de influenciar na terrível realidade política que infelizmente possuímos com quarenta anos de Oligarquia Sarney, diante de uma esquerda “pero no mucho” que se apresenta para os setores mais progressistas da sociedade, o Maranhão pede Socorro!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: