21 de agosto de 2009

O que está acontecendo com a realidade?

Realidade enquanto conceito histórico, ou seja, temos que entender por que as mais diversas contradições do real, objetivo, estão sendo atualmente trabalhadas do ponto de vista da classe historicamente dominante. Por que o projeto Lula/PT falhou desastrosamente e quais suas reais conseqüências para esquerda nesse país chamado Brasil e no mundo.
É preciso a priori, questionar nas origens onde esse projeto político entrou em contradição, provocando assim uma reflexão que nos possibilite perceber sua trajetória de concepção e decadência, ao qual logrou desastroso resultado para toda a classe trabalhadora. Lógico que ai não descartaremos a analise cultural, das representações e das mentalidades, impostas por uma cultura ligada proeminentemente ao modo de produção capitalista, e aos meios de comunicação de massa, que escamoteiam a real perspectiva dos trabalhadores e legitimam a exploração de uma minoria, sobre a maioria.
Lembrando que a idéia de decadência do mundo ocidental sempre esteve presente nos debates historiográficos e filosóficos, o que significa que em termos de dados analíticos não nos faltará fundamentação teórica para afirmar categoricamente que de certa forma “o fim do capitalismo está próximo”. Mas não é intenção deste texto ter caráter determinista, mas tecer, costurar elementos que possibilitem uma leitura de conjuntura ampla, que ajude a visualizar as diversas possibilidades da razão e do pensamento a encontrarem saídas para a humanidade. Isso por que, atualmente:

1)Temos a vitoria proeminente de José Sarney, oligarca-mor do Estado mais pobre da federação, penúltimo em IDH, onde reina a lógica do salve-se quem puder e do trogloditismo capitalista por parte das grandes empresas.

2)Temos aliados a esse projeto o assim chamado Partido dos Trabalhadores, e sua cúpula dirigente que através da manipulação, mente e desnorteia sua base, que numa fase de inocência deixou-se ainda levar por algum tempo pelo projeto “neo-petista”.

3)Nesta fase, teremos ainda os Movimentos Sociais mais combativos de certa forma alijados e impedidos de manifestarem seus conteúdos programáticos para a base. Não obstante a tudo isso, há uma descriminalização tímida por parte de alguns setores do governo “neo-petista”, o que ainda provoca certa fúria na direita.

4)A vanguarda de lutadores, intelectuais orgânicos e defensores dos interesses contra o capital, começam a criar outras instâncias de luta, mas ainda de forma tímida, devido ao refluxo causado pela crise da esquerda, por sua vez causada pela articulação tucano x petista que se reveza no poder e assusta, pois joga no limbo toda discussão política, fazendo valer a máxima de que “todo político é ladrão”.

Esse episódio reforça a necessidade do avanço da organização classista e independente dos trabalhadores. É preciso reconstruir um real movimento de massas, capitaneado pelo proletariado, visando á denúncia das mazelas do regime político, econômico e social vigente. Além da denúncia, é indispensável realizar o trabalho de elucidação das causas da corrupção do regime e de suas instituições e a premente necessidade de construir outros instrumentos para avançar nos aspectos políticos, ideológicos e organizativos que resultem na mudança estrutural da sociedade brasileira.

Continuo logo mais......

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: