9 de dezembro de 2019

Índios da etnia Awá estão ameaçados no Maranhão


O governador do Maranhão Flávio Dino anunciou sábado (8) que os secretários das pastas de  "Segurança Publica" e  "Direitos Humanos" se fizessem presentes o quanto antes na tenebrosa localidade dos assassinatos de dois índios Guajarara, ocorridos esta semana em Jenipapo dos Veirias, terra indígena Arariboia. 

Mesmo assim há um clima de medo no ar. Segundo uma reportagem da Folha de São Paulo desta segunda feira dia 09/12 "índios da etnia Awá estão ameaçados por madeireiros e caçadores clandestinos, que invadem o território e obrigam os awás à perda de comida e frequentes deslocamentos, no que os transformou, segundo indigenistas, no grupo humano isolado “mais ameaçado do mundo”. 

Sem uma base de fiscalização da Funai (Fundação Nacional do Índio), da Polícia Federal e do Ibama na região —os agentes da União só aparecem de vez em quando—, os verdadeiros protetores dos awás são os índios guajajaras, que somam mais de 12 mil e criaram, em 2013, um grupo próprio de repressão a crimes ambientais, os “Guardiões da Floresta”.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: