A bióloga nascida em Picos do Piauí, Gardênia da Costa Silva, só tinha cinco anos de idade quando teve que vir com o pai pedreiro para Imperatriz.
Desde criança sentia-se fascinada com o trabalho de construção e arranjos de paredes e tetos. Queria estar com o pai na lide diária das edificações.
Sua formação acadêmica lhe possibilitou uma visão da própria representatividade. Não enxergava nos brinquedos que eram comercializados na infância - sua visão simbólica de mundo. Daí para começar a elaborar trabalhos graças ao talento que tinha para peças e bonecos, foi só um pulo. Mulheres negras e do cabelo cacheado são sua principal inspiração.
Hoje confeccionando mandalas, filtros dos sonhos e demais esculturas em papel, Gardênia é uma das mais versáteis artesãs do Centro de Artesanato de Imperatriz. Sem dúvida.
No mês de novembro da Consciência Negra, é uma boa pedida presentear amigos e parentes com as artes de Gardenia.
Quer conhecer melhor trabalho de Gardênia Costa ?
Visite então o Centro de Artesanato de Imperatriz, sempre aberto durante a semana das 09:00 as 19:00 horas e aos sábados das 09:00 as 17:00, com prolongamento na Feirinha da Beira - Rio, com atrações culturais e gastronomia local. Endereço: Em frente a Praça da Cultura, no setor Beira-Rio / Centro.
0 comentários:
Postar um comentário