Foram as condições de miséria e pobreza que causaram de fato a revolução que definiu uma mudança de época: A revolução francesa.
A arrogância do tal Luís XVI e seus asseclas na nobreza foram a cereja do bolo.
No Chile, assim como em boa parte da América Latina , o povão tá indo as ruas. A desigualdade social é gritante. Tempos de forte convulsão social.
E no Brasil, o governo federal segue a paços largos por este mesmo caminho chileno.
Com uma diferença: Aqui a grana é grossa. Já começou. O maior leilão de concessões de petróleo da história vai acontecer já já e renderá mais de 50 bilhões de dólares.
Sem falar que "as vinte famílias que mandam no Brasil" (copyright Adonilson Lima; a gente sempre discutia se chegariam a quarenta) apoiam integralmente essa pauta.
Em uma frase, "vamos lucrar o máximo, o mais rápido possível, e dane-se o resto".
Em uma frase, "vamos lucrar o máximo, o mais rápido possível, e dane-se o resto".
De gado não tem nada, os principais apoiadores deste governo, de todos os nossos governos, sempre os mesmos 0,0001%.
A gente é que é muito carneiro.
Mas, quais as chances reais da população brasileira pedir o 'fora Bozo" ?
Alguns colegas meus professores acham que nenhuma.
Eu digo que as chances são únicas. O imponderável abre possibilidades. Tudo pode acontecer, inclusive nada.
Eu aqui da minha bolha, recomendo: saia da sua.
Vamos em frente!
CORINGA
O novo filme do maior vilão do Batman tem causado reações pelo forte acessório psicológico. Sem spoillers, o personagem é um "loser" que veio ao mundo pra sofrer.
A mensagem que fica é que não importa quanto sofrimento na vida você já passou. É e o que você fará a respeito que importa.
Insanidade e loucura estão muito próximas.
Ninguém está livre de um dia muito ruim
Recomendo a leitura da clássica Graphic Novel, escrita por ninguém menos que Alan Moore, sobre o Coringa, intitulada "A Piada Mortal". Disponível a venda na Estante Virtual.
IMPERATRIZ PODE MAIS
Sempre pode. Mas ainda sofre pelo descaso. E a gente precisa mudar essa história.
ME DISSERAM
Que os secretários de Assis Ramos, assim como toda a sua gestão, não estão dando lá muito importância a Câmara Municipal.
Parece que a briga é por algo básico: transparência.
Mas afinal de contas, não era só não deixar roubar que tava tudo resolvido?
Mas afinal de contas, não era só não deixar roubar que tava tudo resolvido?
CLIMA CALIENTE
O Chile está passando por uma década de seca. Isso tem muito a ver com os quebras lá. Não é só a desigualdade, a austeridade, a previdência furada.
A Crise Climática tem a ver com tretas em vários cantos do mundo, desde a Primavera Árabe. Não explica tudo. Nada "explica tudo". Mas é um vetor que tem que ser considerado, e sempre, daqui pra frente.
Tá quente o mundo, e ardendo animada a América Latrina, hem? Desigualdade gera plutocracia que aumenta a desigualdade que diminui a democracia. A cobra morde o rabo.
DEUS É BRASILEIRO
O Chile, Hong Kong, Líbano não é o Brasil amanhã. Aqui protesto de verdade é raridade. A tal Reforma da Previdência, tão xingada pelas oposições, passou essa semana suave na nave.
Nosso miserê é endêmico, existencial, secular desígnio divino. "Brazileiro é bonzinho", como explicou a Kate Lyra, mulher do Carlos, verdadeira musa gringa da bossa nova.
Se você acha que o governo brasileiro está indo ladeira abaixo, que vai ter gente na rua gritando contra Bolsonaro, sai da bolha.
LEIA
...O Índio Brasileiro e A Revolução Francesa, de Afonso Arinos de Mello Franco.
E Vinte Luas, da Leyla Perrone-Moisés, a aventura do primeiro índio brasileiro na Europa. Que dava um romance, uma graphic novel, um filme incrível.
Adquirir no SALIMP.
ESTA CARTA
Segue toda sexta-feira. Encaminhe para seus amigos, e eles poderão receber também, assinando aqui.
Passamos os três mil leitores. Obrigado!
Quando chegarmos a cinco mil, todo leitor vai ganhar um presentinho!
Todo dia útil, publico e compartilho no meu Twitter e no Facebook. Se você me seguir por lá, vai trombar coisas interessantes e surpreendentes.
Meu trabalho é lecionar e escrever. Sou Professor de História e entusiasta da comunicação e empreendedorismo . Me escreva quando quiser neste email carlosleen@gmail.com
0 comentários:
Postar um comentário