Há onze anos eu comecei a publicar textos como esse na internet. De lá pra cá , lógico, melhorei um pouco.
Talvez eu posso te ensinar a melhorar também. Me acompanha !
Era uma manhã de sol agradável em fevereiro de 2008, quando eu cheguei no sindicato dos trabalhadores rurais de Imperatriz para uma reunião. Em pauta o conflito na reserva do Araribóia entre índios e madeireiros e as ameaças de morte a agentes do IBAMA.
Foi assim que pela necessidade em ajudar causas e pessoas, eu adentrava no ramo da comunicação escrita usando as ferramentas que dispunha: um computador e a Internet.
De lá pra cá tanto eu como a rede mundial de computadores se transformaram.
Os textos também. A forma mudou mas o conteúdo é o mesmo.
Quando comecei na blogosfera acho que haviam três Blogs na cidade: Isnande Barros, Entreatos (Marcos Franco) e o Catarro Verde, escrito por um tal Sérgio Faria , que desconfio não existir. Como o próprio nome sugere, o Catarro Verde era pura escatologia.
Depois vieram Wilson Leite, Carlos Hermes e Carloto Júnior. Um pouquinho depois veio Holden Arruda, Marcelo Lira, Frederico Luís e Elson Araújo, se não me falha a memória.
Com a popularização da internet foi questão de tempo para a política entrar de vez no ramo digital. Blog da Kelly, Palmas&Palmadas, Guigui foram outros pioneiros em divulgação de agenda e marketing político.
Tinha também o Agora Bem aí, Praça da Cultura e Hotel Subterrâneo , mais voltados a cultura e entretenimento.
Dos blogs pioneiros em assuntos policiais temos o Notícia da Foto. Depois veio o Asmoimp com Duduzão etc. Eu nunca descartei trabalhar na cobertura policial. Mas não era bem o tema mais preferido.
Dizem as más línguas que os blogueiros tinham fins nada nobres no que diz respeito a isenção e honestidade. De fato, alguns se mostraram pouco confiáveis no decorrer do tempo. Nem um dos que eu citei aqui creio se encaixa nessa definição.
O termo "blogueiro" passou a ser sinônimo de chantagem, extorsão, mentiras e analfabetismo funcional. Criou - se o termo "esgostosfera" para definir esse nicho.
Foi aí que eu acabei dando uma desanimada
Momento de decisão em 2012: devo abandonar o Blog do Carlos Leen?
A necessidade, a falta de tempo e a certeza de que não dava pra me nivelar por baixo com a "esgotosfera" - isso tudo pesava na balança.
Como deixar de trabalhar para me dedicar a um hobby, quase uma brincadeira de criança, coisa que nunca deu dinheiro ou prestígio para ninguém?
Decida com o coração. Antes, ouça sua mãe.
Eu queria trabalhar na Política. Tentar melhorar as coisas pra todos no mundo. Quando se é jovem e idealista amar e mudar as coisas interessa mais.
Bem , já se vão onze anos e mais de hum milhão de acessos depois. Ainda não aprendi a ficar rico com isso. Nem quero. Mas não há nada de errado em ser remunerado. Este é um trabalho árduo. Requer tempo e recursos.
Desde que você tenha um mínimo de ética.
A produção de conteúdo bem feita ajuda a formar opinião. É possível vender o próprio produto ou divulgar mercadorias de terceiros em troca de comissões.
Viver da escrita é um sonho que tem chegado cada vez mais perto.
*COMO ESCREVER BEM E INFLUENCIAR PESSOAS?*
Primeiramente pra escrever bem você precisa ler bem. Leia muito e de tudo. Até de gente que você não gosta. Muitas vezes a forma importa mais que o conteudo na hora de aprender a escrever. Óbvio , não imite demais ninguém. Vá criando seu estilo.
Depois que você terminar o texto releia-o várias vezes e vá eliminando as vírgulas e enxugando pelo menos trinta por cento. Não repita demais palavras.
Não escreva difícil. Até sua avó deve entender.
Busque a verdade. Antes de opinar leia sobre o mesmo assunto em cinco fontes diferentes.
O primeiro parágrafo é importante. Busque resumir suas ideias nele. Isso vale também para o assunto que você quer tratar.
ESTOU POR AÍ
Vivendo longe da internet. Por algumas semanas, terei contato mínimo com o mundo digital. Porque a vida às vezes assim convida e obriga.
Então, vais passar essas semanas derradeiraa de Julho sem minhas preciosas recomendações
Mas conte com textões toda sexta-feira.
E aproveite para curtir o Jornal Correio de Imperatriz, que faz um dos nossos melhores jornalismos culturais - sim! Resistimos !
Mata Aimashou !
0 comentários:
Postar um comentário