19 de junho de 2019

Assentamento Califórnia comemora suas lutas e conquistas


O Assentamento Califórnia, fez no dia 26 de março desse ano, 23 anos. São anos de muito luta que se resume em vitórias e derrotas. No geral por esses anos de resistências pode se dizer que são mais vitórias.

O assentamento nasceu da luta por reforma agrária organizada no Maranhão, pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). E portanto, de uma ocupação de terra por trabalhadores rurais deserdados da terra que moravam nas periferias das cidades grandes da Região Tocantina, em uma fazenda de Açailândia, chamada Fazenda Califórnia.

Após a ocupação no dia 26de março de 1996, os trabalhadores e trabalhadoras foram despejados e logo em seguida contaram com a solidariedade dos assentados do Vila Conceição I e II, conhecida âépoca por “Fazenda Criminosa”.

Os acampados ficaram â beira da BR-010 na frente da Vila Conceição I e II por três meses. E nesse período acampado a quantidade de acampados aumentou e esses Sem-Terra reocuparam a fazendo Califórnia em junho do mesmo ano. Trazendo para a “cidade do ferro”, o MST. Pois, com essa reocupação, agora com aproximadamente 850 famílias de sem-terras, deu-se origem a outras comunidades e agrovilas de lavradores e a intensificação da luta por reforma agrária na cidade.

Com isso, o assentamento Califórnia realiza dois momentos de sua comemoração, um em março para rememorar a entrada na fazenda, uma atividade interna. E a outra em junho, celebrando a conquista final.

Essa de junho, será dia 22 e carrega as peculiaridades das festas do interior: com torneio de futebol durante todo o dia, em que a maioria dos times representam outras comunidades rurais. E com festa dançante regada a muito forró.
Com uma novidade pela segunda vez: uma celebração ecumênica, na noite anterior, dia 21 de junho, âs 19h30. E toda a região Tocantina estar convidada.

Ascom: (99)99113-4888
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: