11 de julho de 2018

Blogueiros cometem gafe ao dizer que UemaSul não pode criar curso de Medicina


Até mesmo quem está acostumado com a falta de conhecimento e preparo de jornalistas e blogueiros ligados à TV Mirante fica surpreso com as “análises” e opiniões que costumam emitir. 

A mais nova delas é sobre a criação do curso de Medicina na UemaSul de Imperatriz, cuja lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa no início deste mês. 

Segundos esses “formadores de opinião”, seria tudo uma grande farsa do governo Flávio Dino, já que o Ministério da Educação (MEC) proibiu a criação de novos cursos de Medicina por um prazo de cinco anos. 

Se eles tivessem “dado um Google” ou feito um simples telefonema à UemaSul ou ao Ministério da Educação, escapariam de um novo vexame. Eles teriam ouvido a seguinte explicação: a UemaSul é uma universidade estadual. As universidades estaduais não foram abrangidas pela resolução do MEC com relação aos cursos de Medicina. A implantação de cursos na esfera estadual está ligada ao Conselho Estadual de Educação (CEE), que é o órgão regulador do ensino superior no estado do Maranhão. Ou seja, o MEC não tem nada a ver com a criação do curso de Medicina na UemaSul. 

Diferentemente das universidades federais e particulares, que estão regidas pelo MEC, a criação dessa nova graduação depende somente da autorização do CEE. 

Por Jorge Vieira
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: