17 de abril de 2015

LUGAR-COMUM - REDUZIR A MAIORIDADE PENAL NÃO RESOLVE


Antes de mais nada declaro que não sou a favor da impunidade. Parece lugar-comum dizer que é contra algo que todos são contra, porém nós dias de hoje o discurso raivoso de alguns setores da sociedade é querer imputar a nós, defensores dos direitos humanos, esta insignia. 

E é um absurdo achar que reduzindo a maioridade penal se resolve o problema da violência. Até porque os jovens que estão na criminalidade não estão nem aí se vivem ou se morrem. Como cidadãos já estão mortos.  

Nem pena de morte os afastaria do crime. Nascidos no berço da miséria e em uma sociedade de consumo onde ser preto e pobre é pré-requisito pra entrar no tráfico, os jovens delinquentes só terão a opção de virar estatística na universidade do crime que é a cadeia penitenciaria.

Por outro lado algumas famílias das vítimas desejosos de ter seus entes queridos vingados imaginam que severidade mais evitaria tragédias. 

Somente um Estado forte, capaz de desde cedo colocar seus jovens em tempo integral numa escola, investindo em capacitação profissional em esporte, cultura e ciência poderia ser o diferencial.

Dizer isso é lugar comum. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: