21 de outubro de 2012

O QUE VOCẼ DIRIA A VOCÊ MESMO SE PUDESSE VIAJAR NO TEMPO


Pois é esta a proposta do mais recente filme estreado por Bruce Willis. Em “Looper, Assasinos do Futuro", o diretor Rian Johnson retoma o tema sobre viagens no tempo na linha de outros grandes  do gênero, bem no clima de Ray Bradbury com “O Som do trovão” e/ou do conhecidíssimo “Efeito Borboleta”. 

Bem, há de se comentar que o filme tem alguns furos, alías, verdadeiras crateras e buracos negros, no enredo. Os mais exigentes podem até não gostar. Me lembrei de um conto do meu escritor argentino predileto, Jorge Luis Borges. 

Em “O eterno retorno”, Borges relata um encontro consigo mesmo graças a um espécie de portal aberto no espaço-tempo. O diálogo entre os dois Borges, um velho, cego e o outro jovem e intempestivo nos faz  refletir acerca do caráter das experiências de vida, dos erros e acertos cometidos. 

E aí o que você faria se pudesse voltar no passado e encontrasse consigo mesmo? 

Me imagino assim: Eu andando pelas ruas de Imperatriz, me encontro com um Carlos Leen anos mais velho, ele me diz que ainda sofrerei muito na vida, pra pegar leve com a bebida, mas que no final dará tudo certo. Ou, eu me encontro com minha versão quinze anos mais jovem. Dono da razão e cheio de vontades, sem juízo algum, roqueiro metido numa camisa do Ramones. Eu digo a ele: “Meu caro você não precisa provar nada pra ninguém, deixe as pessoas pensarem o que elas quiserem de você, procure se acalmar, coma mais frutas, verduras e larga de mão esse negócio fumar cigarro. Você ficará sequelado.” Simples assim. 

Dúvido muito que eu me daria atenção. Fica a dica pra o filme de domingo. Assisti sem muitas expectativas e valeu a pena.

O filme traz ainda uma interessante inovação extra-tela. O diretor gravou os comentários e ao invés de esperar lançar o DVD para por nos extras, disponibilizou-o na internet. 

Você pode baixar já, e assistir o filme no cinema já com o comentário de Rian Johnson, no  iPod ou celular. 

Se você gostar do filme, veja de novo, que dá tempo, e agora com os insights do criador da história. Como ninguém pensou nisso antes? É demais quando um cara reinventa o óbvio assim, num passe de mágica, tirando o inesperado da manga da casaca. Clicke aqui e baixe os comentários.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Samuel Souza disse...

Quero muito ver essa parada.