3 de agosto de 2012

HAROLDO SABÓIA PROCESSA INSTITUTO DE PESQUISA ELEITORAL

O candidato a prefeito de São Luís pelo PSOL, Haroldo Saboia, ajuizou ontem (01/08), no Fórum Eleitoral da capital, representação eleitoral contra a Constat Pesquisas Ltda. e o Sistema Guará de Radiodifusão Ltda. Ele alega “irregularidades graves” cometidas na pesquisa protocolada na Justiça Eleitoral para aferir intenção de voto na eleição majoritária na capital maranhense. Segundo Saboia, ao "menos duas irregularidades seriam evidentes". 

A primeira é que o pedido de registro foi feito após a realização da pesquisa de campo, o que, permitiria a manipulação de seus resultados sem a menor possibilidade de fiscalização. Segundo a assessoria do candidato, isso descumpre “o artigo 20 da Resolução 23.364/2012 do Tribunal Superior Eleitoral, TSE” e a punição para crime desta natureza é detenção de seis meses a um ano, com alternativa de prestação de serviço à comunidade, e multa de R$ 10,6mil. 

 A segunda irregularidade, considerada por Saboia de natureza mais grave, estaria no modelo do questionário aplicado na pesquisa, omitindo em dois de seus quadros de consulta os nomes de diversos candidatos registrados na eleição majoritária. Nesse aspecto, viola a disposição do artigo 3 da mesma resolução do TSE. Segundo o artigo, a partir do dia 5 de junho, o nome dos candidatos que tenham solicitado registro, independente de deferimento ou não, deverá constar nas pesquisas realizadas, devendo ser apresentada a relação completa aos entrevistados. 

 Na terça-feira à noite (31/07), Haroldo Saboia e o presidente do diretório municipal do PSOL, Franklin Douglas, mantiveram encontro com o corregedor eleitoral, desembargador Bernardo Rodrigues, tratando deste assunto. Fonte: assessoria de Imprensa da coligação "São Luís, o caminho é pela esquerda"
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: