17 de maio de 2011

Entrevista com o Vice governador: "O PT não tem cultura intervencionista"


A "real polítik” tem destas coisas. Eleito vice-governador na chapa PT/PMDB Wasghinton Oliveira agora amarga ter que enfrentar os piores indicadores sociais do país. Sem o apoio do PT de Imperatriz, que diz não o querer ver nem “pintando de ouro”, Oliveira segue a orientação do campo majoritário que é de coligar com o PMDB. Cada um sabe a dor e a delicia de ser o que é. Cada um escolhe suas causas e assume seus valores. No MA o PT esta todo articulado ao sarneysmo, e uma frente começa a ser organizada pelo PSB, PCdoB e PDT, contra a hegemonia PT/PMDB.

Ontem, já bem tarde da noite, por volta das 00:03, através do facebook , fiz esta breve entrevista com o Vice-governador:

Vice-governador boa noite:

O que o senhor achou dos dados do IBGE sobre a questão da miséria?

25 7% da população maranhense vivem com menos de 70 reais.

O Maranhão é um dos estados mais ricos da federação. Esta riqueza está concentrada e o desafio é ter um programa desenvolvimentista com distribuição de rendas.

A burguesia é uma só no mundo e quer lucro em qualquer parte. A partir de 2002 iniciou-se no Brasil um projeto nacional que busca enfrentar o problema da desigualdade social e regional e o Maranhão estava desconectado disso. É preciso discutir como enfrentar o problema com um programa massivo de qualificação profissional, além disso, investir em educação. Investir na agricultura familiar e na pequena e média empresa

Outra questão: as eleições ano que vem apontam para dobradinha PT e PMDB, em sua opinião com fica o caso de Imperatriz que tem o PT ferrenhamente na oposição?

Vamos fazer alianças com o PMDB onde estas alianças ajudarem no projeto de governo do partido. Os filiados do PT em Imperatriz decidirão o que é melhor para Imperatriz e para o PT.

Quando falo em projeto de governo falo neste projeto desenvolvimentista e distribuidor de rendas

Então O senhor acha que não corre risco de intervenção por aqui? Digo isso pelo fato deles (PT) estarem numa posição muito delicada com o campo majoritário...

O PT não tem essa cultura intervencionista. Quem erra presta conta perante o povo. E os exemplos estão aí pra se ver.

A que o senhor credita essa rejeição do PT de Imperatriz ao senhor e a governadora?

O PT fez uma aliança com PMDB tanto para presidência como para o governo do estado. Em muitos diretórios municipais a maioria apoiou a aliança seguindo decisão política do partido. Em ITZ que eu saiba o Diretório Municipal apoiou Flavio Dino. Alguns filiados, no entanto votaram conosco.

Não sei se dar pra você entender corretamente o que eu quis dizer OK?

Dá sim, sou acostumado com o este tipo de texto das redes sociais. Quero lhe lembrar que publicarei isso no blog.

Certo. É que não gosto de dar declarações confusas. Sem problema acompanho sempre seu blog

Há uma forte tendência de o prefeito daqui buscar apoio no grupo político da governadora; ele é do PSDB, como o senhor avalia essa outra situação de Imperatriz?

O PT tem bons nomes em Imperatriz acho que devem sair com candidatura própria

Eu queria insistir nesse ponto: Madeira PSDB, apoiado por setores do governo PMDB/PT? O senhor não acha que o PT tem tido bastante a mera posição de vice em candidaturas historicamente de direita no MA?

Eu acho que o PT em Imperatriz deve sair com candidatura própria pelo que eu soube já tem até três pré-candidatos. Você acha mesmo que eu sou um mero Vice?

Acho que o Vice-governador Wasghinton, não só um "mero vice", mas nos dois sabemos que esta aliança PT/PMDB no MA tem favorecido mais o PMDB (direita).

O senhor se considera politicamente, de esquerda ou de centro?

Sou militante desde os dezessete anos fui preso pela ditadura militar e vivi oito anos na clandestinidade, porque seria de centro se continuo na mesma militância lutando por um país democrático e socialmente justo?

Só tive dois partidos em minha vida o PCdoB que militei vinte anos e o PT já a quase trinta aliás mais de vinte, entrei no PT em 88 ou 89


Post Scriptum: O blogueiro Samuel Sousa fez recetemente um post sobre o assunto "intervenção no PT". Veja aqui

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

7 comentários:

Waci Freitas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Waci Freitas disse...

Boa entrevista Leen! leio sempre no seu Blog e acho que essa é a postura do blogueiro, ser plural!

Anônimo disse...

Em primero lugar quero parabenizar a iniciativa do blogueiro em fazer esta entrevista. Fiquei satisfeito com as respostas do vice. Ele se mostrou uma pessoa coerente com o papel que o PT representa nacionalmente. Valeu Carlos

JP Campos

Anônimo disse...

não sabia que o vice governador só tinha participado até hoje de dois partidos. Isso é quase uma raridade neste mundo onde politico troca de partido como macaco de galho. Gostei muito da entrevista Carlos na próxima vez pergunta mais sobre o que ele acha que necessário para o nosso Estado conquistar novos rumos. Ele tem algum plano para região tocantina?
Valeu.

Fernando

Dilerci Franco disse...

Boa noite Carlos. Não concordo com a maioria dos posicionamentos que o Washington vem tomando no comando do partido, mas uma coisa tenho que admitir gostei da coragem dele em respondera todas as suas questões. Perguntas que não são faceis para quem faz parte da base deste governdo que ai esta.

dilerci

Isnande Barros disse...

Eu fico envergonhado de ver o PT defendendo a sarneizada. Mas eles escolheram seu rumo. que tirei bom proveito.

Anônimo disse...

Carlos o PSOL MA agora é amiguinho do PT e seu Vice? vc um dirigente Estadual do PSOL ficar de entrevistinha com o vice da Roseana. Vc Saiu do PSOL?