12 de fevereiro de 2011

A origem do povo Tupi e a relação com os Fenícios

O filólogo alemão Ludovico Schwennhagen em seu trabalho de pesquisa publicado em 1928 aponta uma curiosa relação de migração dos índios tupis para o litoral brasileiro, com ajuda de povos fenícios que por aqui já andavam desde os anos 940 a 900 a.C em busca de riquezas auríferas.

Mineradores egípcios no alto amazonas haviam entrado pela parte norte, no Delta do Parnaíba onde foi fundado Tutóia. Comerciantes e navegantes nestas idas e vinda trouxeram para cá remanescentes Caraíbas, (o nome provém da antiga morada no Mar Caraibaico ou Mar do Caribe, dos povos Caris, de origem no Mediterrâneo). A Venezuela fora seu primeiro local de desembargue, a capital Caracas é batizada assim porque se prende a essa origem.

Uma grande tragédia destruiu por completo o país Caraíba. Quando chegaram os primeiros espanhóis na Venezuela essa era a historia contada sobre os acontecimento do passado. Provavelmente uma inundação deva ter submergido toda uma grande extensão de terra.

Fenícios e Tupis tiveram boa relação pelos fatores de natureza lingüística e religiosa. No entanto, enquanto que aos fenícios havia possibilidade e retorno a sua pátria no Mediterrâneo, aos Tupis restavam-lhe abraçar as novas terras da America do Sul como pátria, já que haviam perdido sua terra natal para as enchentes.

Essas e outras Histórias estão contadas no excelente trabalho de pesquisa do historiador João Renôr F. de Carvalho, “Resistência indígena no Piauí colonial – 1718 - 1774” publicado pela Ética Editora. Daqui a pouco eu conto um pouco mais.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom!

prof.Magno Urbano

Carlos Leen Santiago disse...

Obrigado pela visita Prof Magno. Lembre-se que este post é culpa sua!
(risos)