14 de outubro de 2010

‘Nós de Rede’, a rede dos blogueiros que pensam o Maranhão


Criada a partir dos encontros e troca de idéias entre jornalistas, professores e blogueiros de diversas correntes políticas e culturais, o projeto “Nós de Rede”, vem discutindo e inovando a forma de fazer a comunicação social alternativa no Estado.

A “mass media” tem engessado em torno de um pensamento hegemônico, temas como a discussão do poder e a consciência social, disseminando por vezes a idéia de quê a própria produção cultural de nossa sociedade estivesse nas mãos, exclusivamente, de setores ligados ao mercado, à universidade e nas mãos de grupos intelectualizados ligados a manutenção política no Estado.

A natureza do projeto "Nós de Rede" transcende até mesmo interesses partidários; como explica um dos relatórios de reunião do grupo: “é um movimento político de perspectiva ampliada, focado: na promoção dos direitos humanos no MA; tentativa persistente de transformação do cenário (exercício) político no estado - do paradigma autoritário e desonesto, baseado somente na força de compra do capital, para critérios mais democráticos - e na viabilização destes objetivos por meio da democratização da comunicação”.

Evidentemente como se trata de um esforço inovador na área os desafios não são poucos. Algumas metas já foram definidas tais como fortalecer a rede de blogueiros - consolidar um banco de endereços de blogs e realizar encontro de blogueiros em Imperatriz, justamente para ampliar a rede e incluir nos acessos do boletim links para blogueiros de outros municípios do Estado que não a capital.

A “Nós de Rede”, portanto já nasce comprometida com a superação do subdesenvolvimento na comunicação e em tornar os canais de difusão massiva instrumentos da transformação econômico-social. Isso se explica pela clara necessidade do projeto em “impulsionar os atores políticos” para realizarem o processo de desenvolvimento seguindo as exigências do bem comum.

Vida longa ao ‘Nós de Rede....’

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: