8 de abril de 2010

Coletivo Arte Alternativa e Associação de Moradores do Bairro da Caema fazem parceria

Com o intuito de desenvolver ações que integrem qualidade de vida e conscientização ambiental, o Coletivo de Cultura e Meio Ambiente Arte Alternativa formalizou ontem em uma reunião na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, localizada no Bairro da Caema, uma parceria com a associação de moradores desta localidade. Entre as ações previstas estão oficinas diversas, apresentações culturais, seminários de educação ambiental e ato público em prol da cidadania e contra a exclusão social. A parceria começa ainda neste semestre e promete interferir de forma sócio-cultural na rotina dos moradores.

O Bairro da Caema possui cerca de 10 mil habitantes em seu redor e abriga diversas mazelas sociais, tais como falta de saneamento básico, poucas condições de sócio-interação, falta de espaços de lazer e educação, entre outras características de quem reside no meio urbano e não possui acompanhamento do poder público. Como exemplo há o alto índice de favelização constituindo parte da comunidade e o alto índice de criminalidade. A problemática ambiental é outro fator importante que merece menção, visto que a comunidade mora às margens do Rio Tocantins.
Dentre outras ações da parceria, estão previstas a plantação de cinco mil mudas de açaí em torno das Lagoas da Beira Rio, que se localizam ao lado do Bairro da Caema. As mudas servirão tanto como ornamentação quanto para conter a erosão provocada pelas chuvas e aumento do volume do rio sobre os mesmos. Estão inclusas nas oficinas oferecidas: violão básico, macramé, artesanato, educação ambiental básica, reciclagem artesanal, computação e alfabetização de jovens e adultos.
A previsão de início dos trabalhos está marcada para o dia 17 deste mês com as inscrições dos moradores. Em breve novas informações.

Arte Alternativa
O Coletivo de cultura e meio ambiente Arte Alternativa surgiu a partir de Movimentos sociais da cidade de Imperatriz e tem como intuito básico promover ações que integrem a galera jovem com as questões culturais e ambientais de Imperatriz e região. O Coletivo Arte Aternativa é formado por artistas nas áreas de desenho, malabares, poetas e músicos, além estudantes, historiadores e biólogos recém-formados afim de contribuir para a preservação e valorização da cultura local. Para 2010 os planos e metas são criar projetos que tragam reflexão para a necessidade de se preservar a natureza (educação ambiental), buscando a expansão da arte popular que se mantêm á vários anos sem incentivo e esquecidos pelos órgãos competentes
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: