O Diretório Central dos Estudantes Josias Morais, entidade que agremia cerca de doze Centros Acadêmicos dos diversos cursos do Centro de Estudos Superiores da Universidade Estadual do Maranhão, vem a publico prestar os devidos esclarecimentos acerca dos resultados no ENADE ultimo. A fim de trazer esta discussão parar o debate político o DCE JM informa que em especial os cursos de Geografia, Matemática e Historia do CESI, através de ampla campanha as vésperas do ENADE, tirou o indicativo de boicotar a suposta prova, que na analise feita pelos CA’s e o DCE, não corresponde há uma avaliação condizente com nossa realidade e desrespeitando o fato de que muitos problemas vividos por toda a comunidade acadêmica local não são avaliados com a devida importancia há muito tempo. Entre os principais motivos que nos motivaram ao boicote enumeramos os seguintes:
1. Ranqueamento - O ENADE, a exemplo do Exame Nacional de Cursos (Provão), realiza o categorização das universidades em 5 níveis. Sendo assim, os resultados do ENADE seriam utilizados como propaganda para o mercado, enfatizando uma visão mais produtivista do ensino em detrimento do seu papel social (identidade social da Universidade).
2 - Desrespeita as diversidades regionais - A prova a ser realizada é única, sendo assim, o estudante da Bahia realizará a mesma prova que o do Paraná, desconsiderando as particularidades sociais, políticas, econômicas e culturais entre esses estados.
3 - Imposição - O ENADE foi imposto através de Medida Provisória pelo Governo Federal, não havendo, portanto, participação da sociedade no processo de construção do sistema de avaliação.
4 – Onde está a avaliação do governo para a nossa devassada biblioteca, nossa constante falta de apoio a pesquisas, nossa estrutura física sucateada, nosso déficit de professores qualificados? Enfim, se temos que avaliar a universidade, devemos avaliar o tripé básico da mesma; ENSINO, PESQUISA e EXTENSÂO, e não apenas o estudante, que muitas vezes as vésperas da prova faz de tudo para se sair bem no exame, apenas para ajudar a escamotear nosso precária condição.
5. Centralização do sistema de avaliação - A Comissão responsável pela coordenação e planejamento do exame (CONAES) é composta majoritariamente por representantes do MEC, ou pessoas indicadas por este, havendo apenas 1 (uma) representação discente, 1(uma) representação docente e 1 (uma) representação técnico-adminstrativa. Dessa maneira, o processo de avaliação é centralizador, havendo ausência de critérios para a sua composição que indiquem a participação das Instituições de Ensino Superior e da sociedade civil.
6 - Desrespeita a complexidade do sistema de ensino superior do Brasil – O sistema de ensino superior do Brasil deve ser entendido através das sua diversidade de instituições (Universidades, Centros Universitários, Faculdades Isoladas, etc.), cada um com suas particularidades, devendo o MEC legitimar essa diversidade e avaliar de acordo com as especificidades.
Poderíamos enumerar mais fatores que sem duvida são agravantes ainda maiores e que nos fazem refletir mais ainda acerca da dinâmica de avaliação atual do MEC. Nossos anseios agora se materializaram e esperamos abrir uma discussão com o corpo acadêmico e a sociedade, a fim de criar novas perspectivas e avaliações que possibilitem reais condições para o avanço da UEMA e da universidade publica no MA.Outrossim, o DCE JM se coloca a disposição parar prestar quaisquer esclarecimentos acerca do ENADE, entendendo ser este um momento de reflexão parar mudanças e rumos que o CESI deve tomar para conquistar de vez sua AUTONOMIA.
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