Sobre esse caso em particular, relatos nos dizem que quando da primeira vez que houve a intervenção da policia no local para retirar o MST da fazenda, o próprio magistrado estava presente e junto com ele capangas que bateram de pau em alguns trabalhadores e a mando do próprio juiz seqüestraram dois ocupantes do movimento.
O tal juiz, Marcelo Baldochi, pelo visto é o mais puro fruto de um sistema que beira a desorganização e o patrimonialismo. Na duvide se esse senhor tiver sido mais um filhinho de papai, que com a oportunidade de estudar, cursinhos de alta “qualidade” e que nunca houvera se deparado com os problemas sociais antes, e que consegue passar em concurso publico pra magistratura. Espaço restrito esse do poder do Estado, onde como dizia Marx funciona o “Comitê da burguesia”. Os juízes são muito bem pagos, para garantir que uma mesma classe, a que possuem dólares no exterior, seja sempre absolvida dos seus crimes.
.....
Outro fato que chamou a atenção foi á discussão recente entre dois companheiros (que acredito ainda serem de luta) sobre a política do governo Lula em relação ao meio ambiente. O pano de fundo: o fato de Marina da Silva, estar possivelmente indo pro PV, para uma possível disputa eleitoral a presidência em 2010. Eu sempre acreditei que Marina sairia candidata, mas pelo PT, e não pelo PV, partido que aglutina ao redor de si, setores abertamente de direita (no sentido de reacionários mesmo) e que vez ou outra vira partido de aluguel para quem quiser pagar mais.
Pois bem, a discussão dos companheiros se dava pelo fato de Marina já ter tido uma militância que não condizia com esse pressuposto e que o que estava acontecendo era uma aliança de caráter fisiológico, ou seja, do toma lá da cá.
Tenho pena dos companheiros que ainda ousam achar que o PT representa a luta por uma política mais transparente e coletiva. O PT virou um mar de lama, um esgoto pelo qual passa todos os dejetos, mas que ainda existe vida e que pode ser reaproveitada,mas em outras circunstâncias. Há bem da verdade não adianta de nada moralismos na política do atual sistema que aí está, desde que o Brasil deixou de ser colônia de Portugal, a nação entrou em um processo de extrema turbulência e de conflito, entre uma elite burguesa estúpida, e a senzala, que não entendia por que tanto sofrimento, as estruturas mudaram um pouco mas a lógica perversa continua a mesma.
1 comentários:
Muito bem camarada. Hoje também caminhamos um pouco. Somados na luta contra o capital.
Veja no site do www.seebma.org.br
Parabéns pelo blog, pela diversidade de abordagens, mas com qualidade!
Valdeny Barros
Executiva do Psol/Ma
Postar um comentário