27 de novembro de 2011

IMAGENS E VÍDEO: MEMÓRIA , MEDIAÇÃO E CAMPESINATO



Há na história aqueles personagens que em determinada época e lugar decidiram por serem protagonistas diretos de suas vidas.
Geralmente não há meio termo nisso. O sujeito deve enfrentar seu fardo e com ele encontrar-se enquanto ente da história, enquanto agente politico do seu tempo. Não há flores pelo caminho, mas muitas incertezas, angustias e frustrações. Não obstante há também o regozijo daqueles que ao decidirem não se entregar sem lutar, a condição de serem referência aos que no mundo chegam.
Manoel da Conceição é lenda. Ele já deixou de ser meramente uma figura militante e passou ao rol dos que se doaram em nome da coletividade e de seu período histórico assim como fizeram Che Guevara, Marighela, Rosa Luxemburgo etc...
Na ultima sexta, dia 25, fiz estas imagens na ocasião do lançamento do livro da Professora Helciane Araújo acerca das “representações de uma liderança sobre as lutas camponesas da Pré-Amazônia Maranhense”
Face a dominação tradicional nas zonas antigas e a violência então vigente nas regiões de ocupação dos Vales do Rios Mearin e Pindaré promovida criminosamente por grupos ligados a ordem vigente, não restou outra alternativa aos camponeses senão a luta pela terra, através da organização sindical e da militância política contra a ditadura. Luta essa que valeu a seu Manoel perseguição, torturas e o exílio.
Como diria Bertold Brecht: “Há homens que lutam um dia e são bons. Existem outros que lutam um ano e são melhores. Existem aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Porém, existem aqueles que lutam toda a vida: esses são os imprescindíveis”
Manoel da Conceição: nascido no Vale do Itapecuru, cidadão do Brasil e do Mundo: um lutador incansável, um homem imprescindível!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: