13 de julho de 2015

CLAYTON NOLETO PRESTIGIA ANIVERSÁRIO DE PETROLINA COM A ESTRADA DO ARROZ A PLENO VAPOR


O Secretário de Infraestrutura do Estado e presidente do PCdoB de Imperatriz, Clayton Noleto prestigiou, no último sábado, a comemoração ao aniversário de 54 anos do povoado de Petrolina, a 46 km de Imperatriz. Clayton Noleto cumprimentou as lideranças formadas por vereadores, líderes comunitários, o Secretário de Educação, Zesiel Ribeiro representando o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, Gerente da Unidade Regional de Educação, Rosyjane de Paula e a comunidade. Clayton Noleto disse à população do povoado de Petrolina que “valeu a pena acreditar na mudança, numa forma diferente de fazer política”, ao se referir a concretização de um sonho para os moradores, a construção da estrada do arroz. 

“Hoje posso dizer a este jovem povoado enganado durante décadas e décadas por governos anteriores e falsas promessas que a estrada do arroz é uma realidade que brinda o esforço dessa gente batalhadora e guerreira de Petrolina”, destacou Clayton Noleto acrescentando que o governo trouxe mais um presente a comunidade, o acesso ao ensino médio no povoado anunciado pela Gestora da Unidade Regional de Educação, Rosyjane de Paula O Secretário de Infraestrutura elogiou a capacidade de mobilização das comunidades ao longo da estrada do arroz ao cobrar das autoridades o cumprimento dos deveres. 

Ao anunciar o reinício da construção da estrada do arroz, o secretário recebeu outro estágio de necessidade para as comunidades, a recuperação das vicinais para o acesso às comunidades mais distantes e o escoamento da produção agrícola. De posse da reivindicação, o projeto foi elaborado e está em fase de conclusão, a recuperação de 72 km de estradas vicinais no valor de R$ 3 milhões de reais. “Fui questionado por autorizar a obra em face de argumentos como contingente populacional e investimento em asfalto nas cidades, mas seguimos a orientação do nosso governador em atender aos que mais precisam e isto nos revigora a energia ao ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas”, frisou. 

Em discurso a população, o vereador professor Adonilson(PCdoB) disse que o Governo do Estado ao fazer a estrada do arroz está encerrando uma lenda regional ao por fim as mentiras, aos desvios de recursos públicos e a falta de respeito com a população. “Muitos governos enterraram dinheiro em suas contas particulares e em documentos oficiais a estrada está construída. 

Durante muito tempo a população na poeira e na lama, mas o Governador escolheu um imperatrizense para acabar com esta lenda de sofrimento”, desabafou Adonilson. “Dizer que chegou o tempo da mudança e que a população agora está no poder e estamos acabando com essas lendas regionais”. Para a presidente do Fórum de Defesa das Comunidades da Estrada do Arroz, Maria de Lourdes Silva, a construção da estrada é resultado do esforço dos moradores e um presente merecido aos 54 anos de luta de um povo. “Nós lutamos, batalhamos e hoje com 54 anos, a comunidade tem muito o que comemorar e agradecer ao empenho do Governador Flávio Dino e do Secretário de Infraestrutura, conhecedor da nossa realidade”. (Mozart Magalhães / Assessoria do PCdoB)

8 de julho de 2015

VEREADOR ADONILSON E A LUTA PELA ÁGUA NA VILA VITÓRIA


O vereador professor Adonilson(PCdoB) esteve no fim de semana acompanhado do Diretor da Caema de Imperatriz, Denilson Santos e o Deputado Estadual, Marco Aurélio(PCdoB) para uma reunião com os moradores do Vila Vitória. 

Adonilson convidou o Diretor da Caema e o Deputado Estadual para conhecer o drama das pessoas que convivem com a falta de água no bairro, mesmo contando com um poço doado à comunidade. 

Para o vereador a articulação e o diálogo entre os poderes estão garantindo a resolução das inúmeras demandas da comunidade reprimidas por décadas. “Nas conversas com a comunidade percebemos o quanto há por fazer e avaliamos o sofrimento das pessoas em não conseguir fazer valer direitos básicos e essenciais, como a água por exemplo”, disse Adonilson. 

O pedreiro Antonio Alves Guimarães, 48 anos, disse que convive com o sofrimento da falta de água há mais de 15 anos e se não fosse o poço de um colégio e as latas d’água na cabeça a situação seria pior. “Tenho nove filhos, lutamos para sobreviver e por aqui as benfeitorias não chegam e fica somente o sofrimento”, desabafou Antonio Alves na torcida para que o problema seja resolvido. 

A prefeitura se comprometeu a fazer a instalação elétrica do poço e a iluminação pública, mas para a água chegar as residências ainda falta providenciar a tubulação e a ligação às residências, além dos detalhes da gestão da rede de abastecimento. A comunidade que recebeu os representantes do Legislativo Municipal, Estadual e da Caema ouviu atentamente as providências para encurtar o caminho para a chegada do abastecimento de água na parte mais alta do bairro Vila Vitória. 

O Diretor da Caema de Imperatriz, Denilson Santos explicou que além da necessidade da doação do poço, é preciso verificar se a estrutura encontrada tem condições de atender à comunidade. “É preciso fazer uma avaliação técnica, não a adianta a Caema se responsabilidade por algo inviável e se comprometer com a comunidade como outras pessoas já fizeram e não deu certo”, frisou Denilson Santos. 

Depois do diálogo com a comunidade, ficou definido que a Caema deve apresentar em dez dias um diagnóstico sobre a situação do poço e se realmente existe a possibilidade da Companhia assumir a gestão de abastecimento de água no bairro. 

Depois do diagnóstico e se ficar comprovada a viabilidade do poço, o Deputado Estadual Marco Aurélio informou que vai se empenhar na obtenção dos recursos necessários para garantir o abastecimento de água no bairro. “Nós vamos conversar com diretor-presidente da Caema, Davi Telles e ver a possibilidade de pleitear esta obra para a comunidade”, disse o Deputado acrescentando que a articulação entre os poderes encontra soluções de maneira mais ágil para os problemas da comunidade. (Mozart Magalhães / Gabinete)

2 de julho de 2015

GOVERNO SEGUE OUVINDO CIDADÃOS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL E ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Em continuidade à série de escutas territoriais por todo o Maranhão, nesta quarta-feira (1°), o Governo do Estado leva as discussõespara cidades de Grajaú e Zé Doca. As escutas tem por objetivo garantir a participação popular na elaboração do Plano Plurianual (PPA) e Orçamento Participativo (OP), através da realização de plenárias onde representantes de instituições da sociedade civil e de órgãos públicos apresentam suas contribuições.

Os encontros estão sendo coordenados pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e a Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan). O secretário da Sedihpop, Francisco Gonçalves, explica que a intenção do Governo do Estado é reunir sugestões oriundas dos diferentes pontos do estado, com o principal objetivo de direcionar investimentos, através de demandas regionais, que serão executadas pelo PPA para o período de 2016-2019 e nos orçamentos anuais do mesmo período.

“O Governo do Estado realiza escutas em 15 territórios do estado. A idéia é, a partir dos territórios da cidadania, mobilizar as redes sociais e governamentais que participaram de diferentes processos de mobilização e debates sobre políticas públicas do estado”, explicou Francisco Gonçalves.
As plenárias contemplam 15 territórios: Vale do Mearim; Cerrado do Sul; Baixo Parnaíba; Sertão do Maranhão; Vale do Itapecuru; Baixada Ocidental; Centro Maranhense; Alto Turi Gurupi; Médio Mearim; Vale do Pindaré; Campos e Lagos; e Lençóis e Munim. As escutas são realizadas em cidades-polo.

Antes de Grajaú e Zé Doca, as Escutas Territoriais já passaram pelas cidades de Caxias, Bacabal, Chapadinha, Balsas, Colinas, Imperatriz, Itapecuru e Pinheiro. E ainda passará por outras seis cidades. “Optamos em iniciar pelos territórios mais distantes com cidades-polos, estratégias que apresentam melhor acesso e espaço público com estrutura do estado e de parceiros para viabilizar a realização do evento”, informou a secretária de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), Cynthia Mota Lima.
No território do Vale do Mearim, onde já ocorreu a escuta de Bacabal, no dia 17 de junho, ocorrerá outra, desta vez em Pedreiras, no dia 4 de julho.

O resultado da sistematização das propostas será divulgado na Plataforma de Participação Popular, ferramenta digital que será disponibilizada na página eletrônica do Governo do Estado para possibilitar a interação permanente entre o povo e o poder público estadual. As demandas priorizadas nas escutas serão votadas em plenárias e na Plataforma de Participação Popular.

CALENDÁRIO DAS ESCUTAS TERRITORIAIS 

DATA
CIDADE POLO
TERRITORIO
01/07
Grajaú
Centro Maranhense
Zé Doca
Alto Turi Gurupi
03/07
Lago da pedra
Médio Mearim
Santa Inês
Vale do Pindaré
04/07
Pedreiras
07/07
Viana
Campos e Lagos
10/06
Barreirinhas
Data ainda a ser definida
São Luís
Metropolitano

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial