29 de maio de 2012

MADEIRA E JEAN CARLO: OS LIMITES DA POLÍTICA LOCAL


O vice prefeito Jean Carlo (PDT) não aceitou a possibilidade de ter que subir no mesmo palanque com políticos ligados a governadora Roseana. “Não tenho condição politica, ideológica e ética de dividir o mesmo palanque com o grupo da governadora Roseana Sarney PMDB”, disse em nota divulgada a impressa. 

É. Mesmo que uns digam o contrário – que falem: Não, não, Madeira apenas cumpre o protocolo institucional que trará para Imperatriz “ganhos como um todo”, etc. Só o fato de ter ventilado esta aproximação entre o gestor tucano e o governo sarneysta, se fosse só isso, já ficaria feio para o prefeito Sebastião Madeira, eleito com os preciosos votos da oposição.

Madeira sabe disso. Todos nos sabemos disso. Eis que surge portanto o real motivo da “camuflada legal” que o prefeito via assessores de comunicação tenta implantar nos corações e mentes dos eleitores imperatrizenses. Uma destas assertivas vêm do jornalista Josué Moura. Em seu blog ele diz: “toda a cidade sabe que Madeira não tem acordo politico com Roseana, se tivesse assumiria, ora bolas! Medo de que? Do patrulhamento de um punhado de derrotados do PT, que na eleição municipal passada foram defenestrados pelo voto popular?” 

Será?. Morde aqui pra ver se sai leite! Qualquer politico minimamente antenado com a opinião eleitoral em Imperatriz sabe dos baixos índices de popularidade que sua excelentissíma governadora Roseana possui. Eis um “motivão” e tanto para Madeira não querer admitir o chamego com Sarney e Cia. Por estas e tantas outras é que uma oposição organizada e que saiba captar o patrimônio eleitoral deixado por Jackson Lago deve trilhar um caminho de sucesso junto ao povo de Imperatriz. Órfão de gestões comprometidas com a região. 

Muitos questionam o porquê do vice prefeito mesmo sabendo da aproximação Madeira/Roseana só agora resolveu se manifestar. Resposta: Não sei. E aliás nem quero saber. Antes tarde do nunca.

27 de maio de 2012

CHICO BUARQUE É PSOL


Mais do que simplesmente declarar apoio a candidatura de Marcelo Freixo no Rio de Janeiro, o cantor, compositor e filho do historiador Sergio Buarque de Holanda aparecerá em inserções no rádio e na TV, bem como ajudará na campanha do PSOL/RJ. 

Chico não deve ter visto lá com bons olhos a perniciosa aliança eleitoreira entre PT/PMDB. Ele não é o primeiro artista destes que pensam, e com certeza não será o ultimo a declarar apoio a Freixo. Marcelo Yuka (ex Rappa), Wagner Moura e toda uma constelação de estrelas ligadas ao ativismo social comprometido com a construção de uma sociedade melhor entrarão de “cabeça” na campanha. 

Sinceramente, penso que é muito melhor receber declarações de apoio como essas, de gente decente, do que garantir tempo na TV se aliando com bandidos que roubam o nosso povo. O PT indicará o vice na chapa encabeçada pelo atual prefeito Eduardo Paes (PMDB). Desgraça pouca é bobagem. 

Chico, mesmo não sendo filiado a nenhum partido, terá na sua biografia a participação direta na fundação do Partido dos Trabalhadores na década de 80, bem como militância em diversas campanhas de Lula. 

 Alguém aí duvida ainda que um novo ciclo histórico na politíca se inicia?


26 de maio de 2012

BIBLIA É O LIVRO MAIS VENDIDO DE TODA A HISTÓRIA– CONFIRA LISTA DOS DEZ MAIS AQUI


Divulgada a lista dos dez livros mais vendidos de todos os tempos (veja aqui). O primeiro lugar com cerca de 3.3 bilhões de exemplares vendidos é um livro longo, escrito por várias pessoas durante um enorme período de tempo e que teve sua versão definitiva editada em 393 d.C e posterior adaptação para o latim ( a Vulgata). Inclusive esta é a versão que a Igreja Católica utiliza até hoje, com algumas adaptações de Agostinho de Hípona.

Li durante meus anos no colegial a Bíblia. Entre os 10 a 14 anos mais ou menos, confesso que pulei várias partes, entrementes, reli as mesmas partes várias vezes. Adorava a saga de José e os relatos da destruição de Sodoma e Gomorra. Hum terço da humanidade acredita que sua autoria é de inspiração divina.

O segundo lugar (820 milhões) ficou com o “Livro Vermelho” de Mao-Tse-Tung. Já li também nos tempos de graduação. Admito que preciso dá uma relida, de preferência junto com um manual de ensinamentos do Confúcio. Taí uma excelente chance de conhecer e entender a China moderna. Vamos precisar disso, acredite.

O terceiro lugar é o Harry Porter (400 milhões de exemplares vendidos). Esse eu só fucei. Nunca entendi bem esse fenômeno em torno de uma história meia boca de um bruxinho infanto-juvenil, mas, vá lá. 

Finalmente o Brasil na lista: “O Alquimista”, de Paulo Coelho ficou com o quarto lugar. Esse eu li há uns dez anos e não adianta caro leitor se encher de orgulho. O enredo d'O Alquimista diga-se está nos domínios da historia universal. Uma mistura de Mil e uma Noites, Jorge Luis Borges com histórias de ninar para crianças. Nada e tudo a ver com o Brasil portanto.

Os outros da lista (pela ordem) são: O Código Da Vinci; O Crespúsculo, O Diario de Anne Frank, etc. 


Leio cerca de 3 livros por mês.

Não sou muito de me ligar em listas, leio o que me apraz e o que necessito para o meu trabalho. Outro dia mesmo acabei o “Oliver Twist” do Charles Dickens e é perceptível que hoje em dia a rapaziada não anda muito motivada a se “emprenhar” por centenas de páginas sem ter onde “clickar”.

De qualquer forma profetizo que daqui a uns duzentos anos a Bíblia ainda estará entre os mais vendidos. E eu não consigo vislumbrar um mundo sem eles, os livros, virando mera peça de colecionador como é o vinil hoje em dia.

24 de maio de 2012

ENTREVISTA - AUTOR DO BLOG WIKILEAKS ITZ AFIRMA: “SE HÁ ALGUMA MÁTERIA CALUNIOSA QUE SE ORDENE A RETIRADA DA MESMA, MAS NÃO DO BLOGUE INTEIRO”


A internet vem se consolidando como ferramenta preciosa de comunicação social, visto que nas grandes emissoras de rádio e TV, atreladas a interesses da classe dominante, não se obtêm espaço necessário para manifestar-se. O Blogue Wikileaks Itz recentemente sofreu penosa sanção por parte daqueles que deveriam guarnecer pela liberdade e pela justiça. Outros exemplos de tentativa de por freio na internet pipocam em várias partes do mundo. 

A classe economicamente dominante teme a ameaça popular chamada “internet”. Os maiores exemplos desta realidade parecem ter aparecido com as recentes tentativas do Congresso dos Estados Unidos em aprovar legislações que ficaram conhecidas como SOPA (Stop On-line Piracy Act – Pare com a pirataria on-line) e PIPA (Protect IP Act – Ato pela proteção da Propriedade Intelectual), assim como o ACTA – Acordo Comercial Anticontrafação (em inglês Anti-Counterfeiting Trade Agreement), uma espécie de ALCA no universo digital. Estas medidas, se aprovadas, funcionarão como uma espécie de marretada na grande rede mundial de computadores – no melhor estilo ludista -, buscando quebrar esta máquina diabólica que insiste em denunciar a obsolescência do capitalismo neoliberal e senil no universo digital. 

Os movimentos sociais virtuais, como o Anonymous, assim como outros integrantes deste espaço, como os Partidos Piratas em todo o mundo, unidos a outros atores se mobilizaram e estes projetos estão em compasso de espera. É muito improvável que os neo-luddistas consigam parar a roda da história, como pretendia Fukuyama, quebrando a internet naquilo que ela tem de mais revolucionária: a liberdade, a democracia e a privacidade de seus usuários. Contudo, é ainda mais provável que os neo-luddistas não desistam sem forte resistência, pois se trata de sua sobrevivência enquanto classe, como provou a prisão recente do dono do site de compartilhamentos MegaUploud. É o reavivamento de uma luta de classes em uma dimensão histórica de primeira magnitude. 

Conversei por e-mail com o anônimo autor do Blog Wikileaks. Segue abaixo a entrevista: 

1) O senhor fez denúncias baseado em vasta documentação e no processo contra o seu blogue querem dizer que o senhor propagou calunias pessoais a figuras públicas. Isso realmente aconteceu ? 
Em primeiro lugar, queremos deixar claro que todas as provas foram conseguidas pelo blog forma lícita, diferentemente do que a Procuradoria Geral do Município propagou em nota publicada pelo Blog do Samuel. Sempre tivemos a preocupação de provar o que estávamos publicando para não cair no descrédito. Temos várias informações que não se transformaram em matéria porque não haviam provas. O blog também sempre esteve aberto para publicar a defesa da Prefeitura, coisa que nunca aconteceu, já que eles preferiam não se pronunciar. Em relação a calúnias, basta você comparar com outras ações movidas contra blogueiros, em que o Juiz sempre concedeu liminar sem consultar o réu, por entender que houve calúnia, difamação, etc. No nosso caso, no entendimento do Juiz Joaquim da Silva Filho, não havia urgência de tal ordem que não pudesse esperar a citação e resposta do réu, por isso ele determinou que o Google fosse citado. Além disso, se há alguma matéria caluniosa, que se ordene a retirada da mesma, mas não do blog inteiro. 

2) Na sua opinião qual foi sua mais forte denuncia nestes meses em que o blogue ficou no ar? 
O caso UNITEC, por ter sido a primeira matéria bombástica. Querendo ou não, hoje o serviço funciona no HMI com o recurso muito menor. O caso da empresa CEMEC, também é uma denúncia forte, e é estranho que nenhum Órgão fiscalizador tenha se manifestado. Para você ter uma idéia, até mesmo a Folha de São Paulo se interessou pela matéria. 

3) Porque o senhor permanece no anonimato. Algum motivo especial? 
Só há um motivo, para preservar a integridade física. Nossas denúncias vão de encontro ao interesse pessoal de várias pessoas. Veja o caso do nosso companheiro Décio Sá. Já se passaram mais de 30 dias e até agora nada. Mesmo que encontrem os culpados, Décio não estará mais em nosso convívio. Exemplo de denúncias publicadas e as ações da Prefeitura: 
Nepotismo no Socorrão: A Filha do Dr. Arnaldo Alencar já não trabalha mais no HMI 
Uso Indevido do Sítio da Prefeitura para propaganda partidária: A matéria foi removida do sítio. 
Empresas atuando na saúde sem CRM: Segundo o Conor Farias a Prefeitura cancelou o contrato das empresas Bacharel sem CRM no HII: O bacharel foi afastado por determinação do CRM e depois foi preso medicando em Davinópolis. 

Havia calúnia em alguma dessas matérias? 

: )

BLOGUE WIKILEAKS SERÁ TIRADO DO AR


Recebemos via e-mail notícia de que o polêmico Blogue Wikileaks sofreu sérias sanções legais para deixar de veicular denúncia contra a Prefeitura de Imperatriz. O blogue ficou famoso por várias delas em suas páginas, provocando a ira de secretários da gestão tucana.  O autor anônimo se utiliza da rede mundial de computadores para propagar documentos pertinentes principalmente a área da Saúde. Seu erro talvez tenha sido permancer sob o pseudônimo de "Julian Assange".

A internet por hora ainda é grande aliada dos movimentos sociais e da sociedade civil. No dia que conseguirem censurá-la de vez perderemos uma importante ferramenta. Não obstante há complicadores enormes no que diz respeito a calúnias e difamações sem o devido mérito.  Creio que não é esse o caso do Wikileaks, suas denúncias era embasadas em documentação. Segue abaixo o e-mail  

Amigos da blogosfera maranhense 

O Juiz Titular da 2º Vara da Família Adolfo Pires da Fonseca Neto, respondendo pela Vara da Fazenda Pública, concedeu no dia 14 de maio de 2012, uma liminar determinando que o Google DEIXE DE HOSPEDAR em seus servidores o site WWW.WIKILEAKSITZ.BLOGSPOT.COM A decisão foi tomada em virtude do processo 103312011 movido pela Prefeitura Municipal de Imperatriz. Em respeito a decisão judicial, o blog irá suspender novas postagens que estavam programadas. Vale lembrar que o blog WikiLeaks ITZ sempre se destacou por matérias embasadas em provas. A credibilidade adquirida neste pouco tempo de existência, chamou a atenção do Ministério Público que chegou a instaurar procedimentos investigatórios baseados nas provas apresentadas pelo blog. Chegamos também a trocar vários emails com uma jornalista da FOLHA DE SÃO PAULO que teve a missão de coletar alguns dados sobre uma denúncia publicada. Por enquanto, fica a certeza de que mostramos a grande parte da sociedade que é possível e preciso fiscalizar as contas públicas. A decisão da JUSTIÇA MARANHENSE parece não levar em consideração a nova LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO que obriga órgãos públicos a prestarem informações sobre suas atividades a qualquer cidadão interessado. Esperamos de todos os companheiros de blogosfera, que repercutam esta informação. É necessário que a população saiba que alguns políticos não querem que a população seja informada. Então que eles expliquem os motivos.

22 de maio de 2012

SECRETÁRIO GERAL DO PCB VISITA IMPERATRIZ


O secretário geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB), agremiação politico partidária mais antiga do Brasil, realiza agenda em Imperatriz nesta terça-feira.

Ivan Pinheiro falará a militantes, simpatizantes e impressa logo mais a noite, as 19:00, no auditório da Universidade Estadual do Maranhão.

Recebi formalmente o convite da militância comunista para participar deste importante evento, mas devido a agenda de trabalho não poderei estar presente. 

Desde já justifico minha ausência.

Histórico 

Ivan Martins Pinheiro (Rio de Janeiro, 18 de março de 1946) é um importante dirigente comunista brasileiro, atual Secretário Geral do PCB - Partido Comunista Brasileiro e candidato à Presidência da República pelo partido.
Iniciou sua atividade política ainda na adolescência no Colégio Pedro II, onde estudou entre 1957 e 1963, foi diretor do Grêmio Estudantil e sofreu sua primeira prisão devido ao ativismo político.
Em 1964, ano do golpe militar, ingressou na ainda Universidade do Estado da Guanabara UEG (atual Uerj) para cursar Direito. Nessa época aproximou-se do Movimento Revolucionário Oito de Outubro MR-8. Durante o curso foi diretor do Centro Acadêmico Luiz Carpenter (CALC). Dada a sua trajetória como diretor da entidade, atualmente a sede do Centro Acadêmico chama-se "Sala Ivan Martins Pinheiro".

21 de maio de 2012

ARIMATÉIA JUNIOR


Dono de uma das vozes mais inconfundíveis do radio-jornalismo maranhense, apresentador de tevê e fantástico formador de opinião popular: Assim podemos descrever em méritos a figura do trabalhador da comunicação Arimatéia Junior. 

Seu programa de rádio conquista recordes de audiência diariamente. Isso se deve a anos de atividade séria no ramo. Sou testemunha disso, desde que comecei a trabalhar no Bico do Papagaio. Toda a Praia Norte, por exemplo, escuta o programa.

Tabagista, porém, Arimatéia, entra nos índices nada baixos de pessoas com problemas cardíacos. Neste exato momento o apresentador encontra-se em cirurgia de cateterismo por ter sofrido um ataque cardíaco no sábado ultimo (19). 

Meu pai também já passou por uma dessas no Instituto do Coração de São Paulo (INCOR), graças aos deuses hoje ele vive normalmente (sem o cigarro, obvio) . 

Segundo Blog do Samuel “Em geral a intervenção dura entre 30 e 60 minutos, conforme o procedimento realizado. É feito na sala de cateterismo, com o paciente acordado (anestesia local), deitado sob um aparelho de raio-X". 

Só em criança é usado anestesia geral para evitar agitação.

Torcemos por você Ari. E larga esse cigarro de mão pela amor de Deus !!!!

19 de maio de 2012

MARCHA DAS VADIAS EM SÃO LUIS

Ontem por volta das 19:00 encontrei duas militantes do movimento pelo Centro Histórico. Elas faziam a divulgação do mesmo e solicitaram apoio do nosso Blog na divulgação .  Segue a nota abaixo: 


No próximo dia 26 acontece a 1ª MARCHA DAS VADIAS onde as mulheres de São Luís se juntam para marchar contra qualquer tentativa de opressão e para lutar pelo fim da violência de gênero. O direito a uma vida livre de qualquer tipo violência é um direito básico de todos . A concentração acontecerá a partir de 13h, no início da Av. Litorânea (próximo ao bar Raízes). 

De lá, partiremos em marcha até a Praça dos Pescadores e, em seguida, teremos uma programação cultural. A Marcha das Vadias, ou Slut Walk, é um movimento internacional de mulheres criado em abril de 2011 na cidade de Toronto, no Canadá, em resposta ao comentário de um policial que orientou as universitárias de uma faculdade a pararem de se vestir como vadias diante do aumento dos casos de estupro naquele campus. 

A partir desta Marcha, diversas manifestações nos mesmos moldes, ocorreram em mais de 30 cidades, em diversos países – como Suécia, Nova Zelândia, Inglaterra, Estados Unidos, Nicarágua, e Brasil. Todas essas mulheres marcham por seu direito de ir e vir, seu direito de se relacionar com quem desejar e da forma que desejar, e por seu direito de se vestir da maneira que lhes convier — sem a ameaça do estupro e, mais grave ainda, sem a ameaça da conivência social com o estuprador e da responsabilização da vítima. O mote principal da Marcha das Vadias é a situação compartilhada por mulheres de cerceamento da liberdade e objetificação sexual. 

A organização da Marcha é aberta à participação de entidades da sociedade civil organizada, órgãos relacionados, militantes e homens e mulheres interessados na causa. 

Em São Luís, acontece em 2012 a 1ª Marcha das Vadias, que reivindicará mais respeito à mulher com debates específicos sobre a situação da cidade. Organizada por mulheres independentes, a Marcha simultaneamente às marchas de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Recife e Salvador. Em São Luís, na semana que antecede a marcha serão realizadas várias atividades mobilizadoras. Acompanhe :


Contatos: 
Amy Loren - 8812-3922 Kássia - 8179-2072 
Keyci - 8880-2062 
Saiba mais: Carta Manifesto da Marcha das Vadias/DF: Acesse aqui a carta manifesto completa: http://marchadasvadiasdf.wordpress.com/manifesto-porque-marchamos/

18 de maio de 2012

O LEGADO DE DOMINGOS FREITAS DINIZ



Há histórias e estórias. Umas são efêmeras e passam rápido, outras nem tanto, permanecem tão vivas quanto seus personagens.
Conhecer a própria trajetória e coloca-la a luz dos acontecimentos atuais é condição (sine qua non) para elaborar uma práxis que dê conta das novas realidades.
O processo do conhecimento humano não pode ser ligado apenas por ideologias desconectadas do mundo material.
Assim, podemos caracterizar a trajetória do ex- parlamentar federal Domingos Freitas Diniz. Mesmo não sendo lá um grande entusiasta da matéria marxista teve a coragem de recusar em 2002 um convite pessoal do então recém eleito presidente da republica Luis Inácio Lula da Silva.
Um dos fundadores do PT, Diniz, nunca aceitou a condição de subserviência da sigla aos ditames das novas configurações políticas neoliberais e oligárquicas.
A sombra da ditadura preferiu meter o dedo na ferida que se tornara o Bico do Papagaio, nos anos 80. Acabou sendo processado pelo Regime Militar (gestão Figueiredo). Quem quiser conhecer mais esta História é só adquirir o Jornal Vias de Fato. Ainda nas bancas..... 
  

17 de maio de 2012

LIVRO SOBRE RÁDIOS COMUNITÁRIAS SERÁ LANÇADO EM IMPERATRIZ


O professor do Curso de Comunicação da UFMA, Ed Wilson Ferreira Araújo, realiza terça-feira 22/05, em Imperatriz, o lançamento do livro “Rádios Comunitárias no Maranhão: história, avanços e contradições na luta pela democratização da comunicação”. O evento será às 17h, no campus II (Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnológicas - CCSST). A obra é fruto da dissertação de Ed Wilson Araujo no mestrado em Educação (UFMA), concluído em 2004, e contemplada no plano editorial do Centro de Ciências Sociais (CCSo), juntamente com produções acadêmicas de professores em diversas áreas. O livro reúne relatos da organização do movimento de rádios comunitárias, desde 1996, quando iniciaram as primeiras articulações que posteriormente levaram à criação da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) no Maranhão. 

O trabalho disponibiliza informações sobre os primeiros passos da organização das emissoras no Maranhão (1996), registra o congresso de fundação da Abraço, em Caxias (1998), as batalhas pela legalização das emissoras e o enfrentamento da repressão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Polícia Federal em várias regiões do Maranhão. O autor discorreu sobre as convergências entre mídia e hegemonia, com base no filósofo italiano Antonio Gramsci, procurando entender o papel das rádios comunitárias no contexto das lutas pela democratização da Comunicação no Brasil e as especificidades do Maranhão. Conceitos articulados de mídia, Estado, mercado, hegemonia, movimento social e sociedade civil percorrem os caminhos teóricos do livro. TRAJETÓRIA Ed Wilson Araújo é um dos fundadores da Abraço no Maranhão, onde atuou como diretor de Formação, coordenando o programa de capacitação dos comunicadores populares através de oficinas e cursos em diversas regiões do estado. “O livro é fruto do contato com os ativistas das rádios comunitárias em dezenas de municípios onde eu ministrei oficinas e cursos de capacitação. Tudo começou na prática. Depois veio a teoria”, explica o autor. 

A obra aborda também das contradições e desvios no curso do movimento de rádios comunitárias, registrando o perfil das emissoras e a grade de programação, onde o pesquisador verificou a prática de proselitismo político e religioso em sucessivas emissoras. “O livro é apenas uma tentativa de sistematização do trabalho de centenas de comunicadores populares espalhados pelo Maranhão, que perceberam nas rádios comunitárias uma possibilidade de alternativa midiática no cenário de concentração dos meios eletrônicos de comunicação”, enfatiza Araújo. REGIÃO SUL O lançamento do livro em Imperatriz ocorre no momento de reorganização da Abraço na região Tocantina, onde a entidade é representada por Vanúsia Gonçalves (rádio Arca, de Açailândia) e Antonia Meneses (rádio Brejão , de São Francisco do Brejão). Em Imperatriz, Ed Wilson foi professor do Curso de Jornalismo da UFMA, de 2007 a 2009. Na região sul do Maranhão, a rádio Primavera, de Riachão, coordenada pelo comunicador Manga Rosa, é uma das emissoras citadas no livro. 

O livro tem apresentação da professora doutora Cicília Peruzzo, de São Paulo, autora consagrada na área de comunicação e movimentos populares. O prefácio é do professor doutor Carlos Agostinho Couto, pesquisador do Departamento de Comunicação da UFMA e autor do livro “Mídia, estado e oligarquia” SOBRE O AUTOR Ed Wilson Ferreira Araújo é graduado em Comunicação/Jornalismo e mestre em Educação, ambos pela UFMA. Foi professor da Faculdade São Luís e do curso de Comunicação/Jornalismo na UFMA, em Imperatriz. Atualmente é docente no Departamento de Comunicação / Rádio e TV do campus de São Luís. Atuou por mais de 10 anos em Assessoria de Comunicação dos movimentos sociais, especialmente em sindicatos. Paralelamente, produziu artigos e reportagens para diversos jornais de São Luís. Mantém ainda um blogue sobre política e cultura: blogdoedwilson.blogspot.com É um dos fundadores da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço – MA), onde exerce o cargo de diretor de Formação. Grande parte da experiência com as rádios comunitárias foi sistematizada na sua dissertação de Mestrado, agora disponibilizada no livro. Desenvolve atualmente no Departamento de Comunicação a pesquisa “O rádio tece a cidade: jornalismo e interatividade nas emissoras AM.

Com informações de Ed Wilson

13 de maio de 2012

MANHÃ DE DOMINGO TIPICAMENTE MARANHENSE


ENCOMENDA

Por Jairo Gonzo Sade*

“É, esse sol já é do verão”, pensou consigo ao sentir com contentamento a quentura matinal arder suavemente em seu peito nu, meio avermelhado e com poucos pelos. Estava sentado em uma cadeira de plástico na calçada de sua casa, apenas de bermuda e havaianas. Segurava uma xícara de café e ouvia, por partes, uma matéria sobre o cultivo do maracujá no Globo Rural que vinha de sua televisão na sala de estar. Hora atentava-se a matéria, hora atentava-se a uma vizinha que varria sua calçada do outro lado da rua. 

O sol ainda não esquentara muito e uma lufada de vento cortou o quarteirão, trazendo consigo uma embalagem verde de Ice Kiss que bolava no asfalto de forma que, em certos momentos daquela dança, flutuava baixo, rodopiava lentamente no ar para depois bolar novamente. Ele acompanhava, assoprando devagar seu café, todo o percurso da pequena embalagem que teve seu descanso na canela da velha que terminava de juntar a poeira no meio fio. Fixou a atenção na imagem de uma canela branca com um ponto verde e lhe pareceu uma tatuagem. Deu um pequeno sorriso com gracejo ao imaginar aquela senhora religiosa, viúva de respeito e rigidez no caráter usando uma tatuagem no tornozelo. 

Esses pensamentos que o divertiam foram cortados pela freada brusca de uma moto que parou em sua frente. Deu três piscadas rápidas, como que se acordasse de um leve sonho e olhou para os dois homens encima da moto. O da garupa sacou a pistola e não houve tempo sequer dele pensar. Apenas ouviu dois estouros, sentiu duas brasas finas e viu dois buraquinhos em seu peito avermelhado. Levantou a cabeça e olhou a vizinha pasma, com a vassoura na mão e uma pazinha na outra. Baixou um pouco a vista e pôde ver, ainda, o ponto verde em sua canela branca. Levantou a vista para os dois homens, mas, só conseguiu ouvir um terceiro estouro que fez sua cabeça ser jogada para traz e voltar devagar até pender sobre o ombro esquerdo.

Jairo "Gonzo Sade" é escritor. 

11 de maio de 2012

ESTUDO APONTA IMPERATRIZ COMO A CIDADE MAIS VIOLENTA DO MA

O resultado do estudo que aponta as cidades mais violentas do Brasil foi divulgado na semana passada. A pesquisa foi feita pelo Instituto Sangari em parceria com a Faculdade Latino Americana. 

As pesquisas foram realizadas nos últimos 10 anos e mostram as taxas de homicídios em todo território nacional. No Maranhão, a taxa de homicídios que no ano 2000 era de 6,1 para cada 100.000 habitantes, cresceu nos últimos anos. O Estado ocupa a 21ª colocação no ranking nacional e Imperatriz foi considerada a cidade mais violenta. Dos 200 municípios com mais de 10.000 habitantes, a cidade ocupa a 76ª posição. Na última década, um dos anos mais violentos foi 2010, com 138 homicídios registrados. Crescimento da violência. 

O crescimento nos índices de violência em Imperatriz foram confirmados pelo delegado regional, Assis Ramos. Ele aponta como um dos fatores no aumento do índice, o efetivo insuficiente das polícias e de outros setores como o Judiciário. "A cidade é muito grande e algumas ocorrências são bastante complexas e requer uma dedicação especial. Mas para isso, é preciso ter mais pessoal, já que nosso efetivo é pequeno. Nos outros órgãos, há também os mesmos problemas", relatou. Atualmente a polícia civil dispõe de 150 homens, entre investigadores, escrivães e delegados. Nas ruas da cidade, não é dificil perceber a insatisfação com a falta de segurança. "Imperatriz está se desenvolvendo e a tendência nas cidades quando estão crescendo é que a violência cresce junto com elas. Por isso, não me sinto segura aqui" disse a dona de casa, Rosana Pereira.

Fonte: G1

9 de maio de 2012

A CRISE DO PSDB


Quem já teve a oportunidade de ler o programa partidário original do PSDB pode perceber trechos de uma certa linguagem com orientação “socialista”: 

“A propriedade privada dos meios de produção constitui a base do sistema econômico brasileiro, devendo ser garantida na medida em que atenda ao principio da sua função social...”. 

Como símbolo, o PSDB, adotou uma ave: o tucano. A idéia talvez fosse a de aproximar sua imagem à cultura tipicamente brasileira. Porém se analisarmos a pretensão com o qual o partido se apresentou veremos lampejos tipicamente europeus em sua noção de social-democracia. 

A partir de 2007 é flagrante o caráter bifronte que os tucanos  mostraram tanto por esta sua face intelectual ligada a questão social, como pela sua face ligada a reforma do Estado e ao liberalismo desenfreado. 

A casa caiu. O fracasso do neoliberalismo provocou uma enorme queda de popularidade na visão geral do povo latino-americano. Sucessivas vitórias da oposição como a de Lula no Brasil significaram um NÂO a politicas públicas com um viés privatista. 

É claro – Lula conseguiu conquistar influência na Direita ao se comprometer em não mexer na fortuna dos mais ricos, fazendo reformas sociais sem rupturas e corroborando com o capital oligopolista mantendo assim o essencial da política econômica do governo anterior. Porém fica claro que os interesses imediatos da população estavam sendo mais bem atendidos pelo governo do ex- operário. Lembrando que a militância petista pouco tem poder sobre a sua cúpula partidária. 

Tal situação provocou uma crise enorme no PSDB e no DEM. Sem ter como responder a questões objetivas do povo e mantendo claramente o discurso que privilegia as “velhas classes médias” resta ao PSDB abandonar a cena histórica. O PSD de Kassab é só é mais um signo desta realidade. 

Somente uma gestão a esquerda de Lula e cia poderá dar conta dos novos desafios que se avizinham. O futuro é nosso. 

8 de maio de 2012

DILMA TEM ATÉ O DIA 25 PARA DECIDIR SOBRE O CÓDIGO FLORESTAL


O resultado da Câmara agradou à bancada ruralista e acabou impondo uma derrota para a presidente, que defendia o texto acordado no Senado Federal. 

Dilma ainda analisa vetar parcialmente o texto para impedir que produtores rurais deixem de recuperar parte da área desmatada, sobretudo às margens de rios. 

 A presidente se encontrou nesta segunda-feira com a senadora Kátia Abreu (PSD-TO), uma das representantes da bancada ruralista e presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O tema do encontro não foi divulgado pelo Palácio e a senadora também não falou com a imprensa depois do encontro. 

Um dos interlocutores mais próximos de Dilma, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse semanas atrás que o Palácio do Planalto vai analisar com "serenidade" e "sangue frio" os vetos ao texto do Código Florestal. 

Em mensagem enviada ao Partido Verde (PV) após o primeiro turno das eleições de 2010, na tentativa de conquistar o apoio de Marina Silva, Dilma disse expressar "acordo com o veto a propostas que reduzam áreas de reserva legal e preservação permanente, embora seja necessário inovar em relação à legislação em vigor". 

"Somos totalmente favoráveis ao veto à anistia para desmatadores", afirmou Dilma, na carta. Foi protocolado nesta segunda na Casa Civil da Presidência da República o texto do Código Florestal, aprovado em abril passado na Câmara dos Deputados. A presidente Dilma Rousseff terá até o dia 25 deste mês para se definir sobre o tema, pois o prazo de 15 dias úteis conta a partir de hoje, informou a Casa Civil. Fonte: Yahoo!

5 de maio de 2012

CHEFE DO GABINETE DE MADEIRA É EXPULSO DE REUNIÃO

A fraca atuação do Governo Madeira abriu uma verdadeira corrida eleitoral. Nomes novos e antigos colocam-se a disposição para a população apreciar a melhor proposta. Uma frente progressista vem sendo articulada pelos partidos PT, PcdB, PSB e PPS e outros. 

Reunindo-se cotidianamente nos bastidores estes grupos políticos “tramam” uma tática eleitoral contra o atual prefeito tucano. 

Porém segundo fontes do nosso blogue uma verdadeira “saia justa” ocorreu em recente reunião marcada pela presença de ninguém menos do que o Chefe de Gabinete de Madeira, Hudson Alves. 

Sem entender a presença do braço direito da prefeitura ali naquele momento foi solicitada pelo Presidente do PcdoB local, Clayton Noleto, uma “questão de ordem”. “Ou o senhor tem dupla personalidade ou está traindo o seu aliado politico ou está nos traindo”. Disseram a Hudson Alves. 

Hudson esclareceu que estava ali como dirigente partidário do PSB. Admoestado, porém, saiu imediatamente da reunião claramente transtornado. 

Vai entender, hein! 

Em tempo: PSOL e PCB iniciam conversas para formar uma frente de esquerda. Em diversos municípios esta articulação já é certa. Em breve mais notícias .

4 de maio de 2012

PROFESSORES DA UFMA ENTRARÃO EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO


Em reunião nesta quarta-feira (2), o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (SPF), junto com o ANDES deliberou pela paralização por tempo indeterminado dos professores da UFMA, caso o governo não atenda à pauta unificada de reivindicação dos SPF. O ANDES-SN participa do Fórum junto com outras 29 entidades nacionais e três centrais sindicais. A decisão é uma resposta dos professores da UFMA ao descaso do governo federal com a categoria, que segue há dois anos com os salários arrochados, sem recomposição inflacionária e muito menos aumento real. Além disso, os professores vêm enfrentando a precarização das condições de trabalho e ataques aos direitos básicos, como a recente privatização da previdência, com a criação da Funpresp. A paralização vai iniciar a partir do dia 17 de maio em diversos campi do MA. 

2 de maio de 2012

SEMANA DE GEOGRAFIA: PLANEJAMENTO TERRITORIAL DA HIDRELÉTRICA



Trasncrevo agora parte da minha fala a ser desenvolvida na VIII Semana de Geografia (Cesi/Uema), na mesa-redonda, quinta feira a noite. 
Os processos culturais relacionados à formação do território brasileiro não dão conta de ser plenamente explicados em apenas um trabalho, porém, é possível afirmar que graças as nossas enormes dimensões continentais, a Nação-Brasil, é de fato um complexo incandescente e ascendente de diversos interesses sócio-ambientais, econômicos e culturais. 

Sinalizo de inicio esta perspectiva para entrar categoricamente no eixo central deste artigo: Os grandes projetos de infraestrutura, como a Hidrelétrica de Estreito, provocam enorme reordenamento do território. 

Com o surgimento de várias hidrelétricas na Amazônia e no Cerrado, por exemplo, temos relacionados entre si a produção de energia, transformação dos mais importantes rios da região em hidrovias e, consequentemente, a instalação e/ou expansão de atividades econômicas com forte isenção no mercado internacional, como o agronegócio. As terras em torno do rio transformado em uma área navegável tendem a valorizar bastante do ponto de vista comercial. 

Atualmente grandes programas governamentais como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o IIRSA (Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana) fornecem toda uma logística para garantir a competitividade das empresas que serão instaladas na região. Toda essa rede sistemática infelizmente de forma alguma atende as demandas de agricultores familiares, indígenas ou extrativistas. Os interesses dos setores econômicos ligados ao âmbito internacional da globalização é que de fato são contemplados com toda a logística disponibilizada com vultuosos incentivos fiscais por parte do Governo Federal. 

A pecuária, a produção de agro-combustiveis e de celulose, as indústrias eletro intensivas vem dinamizando e modificando cada vez mais o reordenamento territorial onde populações tradicionais, varzenteiros, oleiros, barraqueiros, pescadores etc, toda uma gama de atores sociais ligados a agricultura familiar permanecem com os dias contados e são substituídos por atividades econômicas intensivas em capital e no uso de recursos naturais. 

Segundo Milton Santos:
 “A exigência de fluidez manda baixar fronteiras, melhorar os transportes e as comunicações, eliminar os obstáculos a circulação do dinheiro (ainda que a das mercadorias possa ficar pra depois) suprimir as rugosidades hostis ao galope do capital hegemônico” (2008, p 31) 

Isso posto temos como causas imediatas desta configuração a disseminação de conflitos na Amazônia, no Serrado, na Caantiga etc. De modo geral o deslocamento gerado pelo anuncio do inicio das obras é crescente à medida que as pessoas chegam para disputar os empregos – em grande maioria precária e baixa qualificação. 

O Estreito desenvolvimento 

No caso especifico da Hidrelétrica de Estreito vimos que toda esta dinâmica acima mencionada se refletiu objetivamente em uma demanda considerável por serviços públicos de saúde, educação, moradia, transporte além claro, do surgimento de problemas ligados a ocupação desordenada do território. 

As periferias urbanas surgiram e ampliaram-se recrudescendo as diferentes modalidades de violência, prostituição de menores, trafico de entorpecentes e consequentemente, degradação ambiental. No contexto do mundo do trabalho as péssimas condições e os salários baixos relegaram aos trabalhadores a tarefa histórica de ter que ir a luta por direitos básicos. Se nas cidades afetadas pela emprendimento o aluguel triplicou, os alojamentos/canteiros de obra transformaram-se em aparato opressivo para submeter a “peozada” a condições insalubres. 

Resultado: paralizações das atividades e revolta seguida de violência contra a estrutura do empreendimento, prisões e promessas de melhores salários. O outro ponto é o deslocamento das pessoas de suas antigas localidades e a perca da qualidade de vida dos mesmos. Constatei através tanto de entrevistas que me foram fornecidas, como de matérias em jornais impressos que uma parte significativa da população fora ajuizadas de suas casas, perdendo seus terrenos em troca de um valor financeiro irrisório por vezes. Temos casos de alcoolismo e suicídio, além de inúmeros outros casos de doenças ligadas a fatores emocionais e físicos. Temos alguns autores inclusive afirmando categoricamente que com este modelo de desenvolvimento há uma tendência clara de fragmentação no sentido a provocar enormes esvaziamentos populacionais. 

O modelo hegemônico de desenvolvimento pode vir, portanto, a ser uma ameaça futura a própria ideia de nação. Mas não trataremos deste aspecto agora. Tão somente nossa meta aqui é saturar o objeto de pesquisa com determinações que possibilitem uma melhor abstração do problema e com isso retomar a sua possibilidade de superação (do problema, não da realidade). É a metodologia recorrente em Marx, da passagem do concreto o abstrato, que possibilita a teoria do conhecimento o suporte necessário para conhecer. Portanto vemos como resultado deste atual modelo de macrozoneamento ecológico-econômico, a desconstrução da própria identidade territorial. 

Neste sentido os direitos humanos se fragilizam e se chocam com os interesses da globalização capitalista, que do ponto de vista sócio territorial, tornam a própria região fragmentada enquanto eixo de integração.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial