29 de julho de 2011

RELATO E IMAGENS DE UMA BREVE TURNÊ PELO MARANHÃO




Finalmente depois de mais de uma semana fora, volto a postar neste blog minhas mal traçadas linhas “opiniosas”. O motivo da ausência foi uma viagem pelo nosso estado do Maranhão. Os fins politico-partidários justificam os meios pelo qual enveredei nesta jornada - muito esclarecedora, diga-se.
Primeiro parada é em Balsas, onde faço uma breve pernoite (breve mesmo viu) as margens do Rio Balsas, local belo e famoso na cercania. Lá fico sabendo que na recente ida do ex-deputado Roberto Rocha para o PSB, aplausos e descontentamento na dita sigla socialista. Quem estaria achando ruim: Zé Reinaldo. Quem estaria achando bom: Flávio Dino. Os motivo são diversos e se Dino e cia estiverem mesmo apoiando o filho da Casa Grande no PSB, então muito coisa ainda pode “mudar” no tabuleiro do xadrez da oposição no MA. Mais adiante aprofundaremos este assunto.
O dia amanhece e em uma van sigo por quase seis horas e meia, onde na famosa “baldiação” pego um micro-ônibus para Alto Parnaíba, extremo sul do estado e já divisa com o Piauí, mas especificamente Santa Filomena. No caminho ouço as historias de moradores locais acerca do enorme impacto ambiental oriundo do agronegócio da Soja. Em Alto Parnaíba criamos a comissão provisoria do PSOL e até entrevista na rádio local foi feita para falar da novidade. Os companheiros (as) de Alto P. Terão boas e necessárias lutas a travar no município. Os únicos caroços de soja que ficam na região são os que caem das carrocerias dos caminhões pela estrada esburacada que escoam a produção até o porto de Itaquí (São Luis) ou Belém, de lá seguem para Europa ou China. Resultado para população: desemprego, péssimas condições de saúde e educação por exemplo.

De lá sigo para Porto Franco e não posso deixar de mencionar a bela passagem natural proporcionada pelo Serrado. Sem dúvida uma riqueza desmensurada. Duas horas depois embarco para o distante município de Arame, seguindo pela BR 222 (estrada para Grajaú) adentramos por estrada quase de chão, muito ruim, o que eleva a viagem a cerca de três horas. Um drama para a população que indignada reivindica ainda a construção da Estrada Arame – Paulo Ramos, onde segundo consta nos autos já foi investidos cerca de cem milhões de reais. Claro, ninguém sabe aonde e nem como esse montante foi gasto. Com a palavra a governadora.
Arame possui cerca de trinta mil habitantes e encontra-se bem no meio da terra indígena Araribóia. Famosos foram seus conflitos ainda na década de oitenta entre lavradores e grileiros, dando como resultado a vitoria dos trabalhadores e a fundação do sindicato dos trabalhadores rurais de lá. Inclusive é no STR local onde funda-se a Comissão Provisória de Arame. Lugar melhor não poderia haver para se criar um partido revolucionário como o PSOL.


Vamos em frente. Preciso acordar as três da manhã para pegar o único veiculo que saí de Arame a Santa Inês. A estrada completamente destruída não deixa ninguém da lotada van dormir. Suspiro fundo e penso que o Maranhão as vezes é feito para fazer com que seu povo sofra deliberadamente.
Em Santa Inês tenho que esperar duas horas até que passe o ônibus até São Luis. Aproveito o “intervalo” e vou até um dos hotéis em frente a rodoviária para tomar banho e fazer a barba. Meu aspecto é de lastimar pela péssima noite (mal) passada mas um bom banho ajuda relaxar. Paguei cinco reias pelo “aluguel” do banheiro.
Já na ilha encontro velhos e novos companheiros de movimento estudantil, bem como do partido. Definiu-se finalmente a nova Comissão Estadual do PSOL, com Nonnato Masson de presidente e Haroldo Sabóia, Valdeny Barros (Sindsemp) como secretário geral. Nossa próxima parada será em Pinheiro. Combinamos de ir bem cedo de Ferre-Bout até Alcântara e de lá seguirmos viagem até a terra natal do presidente do senado, sua excelência Jośé Sarney.
A viagem (perfeita, diga-se) cruza o encontro do mar com o rio na Baía de São Marcos em 1 hora, e reduz nossa viagem a Baixada Maranhense em 350 Km.
Pinheiro possui uma população estimada em pouco mais de cem mil habitantes. Fomos ainda até São João Batista e São Vicente Ferrer, próximo a povoado quilombola do Charco, onde recentemente uma liderança rural fora assassinada por agentes do agronegócio local.


Em todas nossas paradas, percebemos a beleza e a enorme riqueza natural do nosso estado contrastando com pobreza e descasos históricos. Comunidades inteiras que ainda utilizam a terra de forma comum, sem incentivos e ainda enfrentando gananciosos fazendeiros que empurram goela abaixo criação de búfalo por exemplo.
O atual modelo econômico do Maranhão prima em colocar os interesses privados acima do direito público: as fontes de riqueza acima do bem estar da população.
No geral andamos por cerca de quase duzentas cidades, encostando em algumas; só de passagem em outras etc. Vimos cenários belíssimos e também dramáticas situações como a paisagem de destruição e morte trazida pela UHE de Estreito.
Não é preciso ser economista para se dar conta de que o modelo que aí está é cruel para os interesses do povo. A política do Maranhão concentra renda e precisamos discutir um modelo alternativo de desenvolvimento.


24 de julho de 2011

POUCAS E BOAS DA POLÍTICA LOCAL

Novo Presidente do PSOL no Maranhão
O advogado dos Direitos Humanos e membro do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Açailândia, referência nacional da luta contra o trabalho escravo, Nonnato Masson, foi escolhido e homologado oficialmente para presidir o Partido Socialismo e Liberdade no Maranhão, até o próximo Congresso Estadual, a ser realizado em setembro.

Surpresas no PSOL
Localmente o partido deve esta nos próximos dias divulgando os pré-candidatos a prefeito, bem como apresentando novas filiações de peso no município. Além disso, será apresentada ao conjunto da população seu conteúdo programático com táticas e estratégias para 20012. O PSOL não deve abrir mão de debater com outras forças políticas o orçamento participativo, por exemplo.

PCdoB e Edmilson Sanchez
Deverá ser marcada ainda essa semana uma reunião entre PSOL e PcdoB. Na pauta com certeza estará sendo discutido a candidatura do agora ex-tucano e vereador Edmilson Sanchez . O convite foi iniciativa da sigla comunista que há essas alturas já deve estar com um acordo fechado para apoiá-lo incondicionalmente. Dentro do PSOL com certeza haverá divergências visto que pelo histórico de Sanchez, não se tem noticia de projetos coletivos ou muito menos a clareza ideológica pela esquerda do nobre vereador. Será que ele aceitará debater um projeto como o “Democrático e Popular”, por exemplo?

O(s) melhor(es) quadro(s) da esquerda imperatrizense
Em rodada de conversas, em reuniões e etc, feita com intelectuais professores e trabalhadores (as) em geral chegou=se a conclusão que o melhor quadro que a esquerda local poderia estar discutindo, seria o nome de Expedito Barroso, atual diretor da UEMA em Imperatriz. Pesa no entanto sobre este, o fato de nunca ter realmente assumido sua pré-candidatura, bem como a sigla da qual faz parte, o PT, correr riscos de uma “intervenção branca”. A pergunta é: Porque esses companheiros ainda permanecem na sigla petista?

Madeirou de vez
Mesmo que o PDT local continue fazendo “beiço”, pelo atual andar da carruagem as peças do xadrez estão sendo movidas no intuito de garantir que estes se garantam na posição de vice na chapa tucana. Os trabalhistas não devem lançar candidatura própria, visto que o Dep. Carlinhos Amorim não sabe se vai ou fica.

Ildão vem aí
Quem disse que o ex-prefeito e empresário Ildon Marques não será candidato pode estar enganado. O mesmo é visto cotidianamente nos supermercados da cidade, nas ruas e praças, “passeando e distribuindo simpatia” por todos os lados. No Maranhão dos Sarneys, tudo é possível. Quem viver verá.

18 de julho de 2011

NOTAS RÁPIDAS DA COLUNA ABAPORU

Coluna Abaporu
Criação coletiva


VALE PROTESTAR

Findo o mês de junho, com ele se concluiu a tradição das brincadeiras juninas em arraiais do Maranhão. Estica-se por um mês mais, contudo, os negócios. Sai a tradição, entra a invenção do arraial fora de época, o “Vale Festejar”, agora hospedado no arraial do Murad – mais conhecido como Arraial da Lagoa.
A “política cultural” da oligarquia, baseada no “pão e circo”, fez dos festejos juninos deste ano uma verdadeira aberração: confirmou o fim do Arraial do IPEM e, pela primeira vez, não se brincou no Arraial do Renascença. Afora os arraiais dos bairros devidamente desprovidos. Três, quatro arraiais, com a sensação de superlotados e espetacularizados foi o suficiente para boas imagens na propaganda da TV.
Emerge o Arraial do Shooping São Luís/Mirante. Com ele a exploração dos universitários ávidos por algum trocado para suas festas de formatura, pagando R$ 4 mil reais por duas semanas pelo “direito” a uma barraca e de trabalho gratuito aos lucros da oligarquia. Apresenta-se o Arraial da Lagoa. Ambos com seus palcos elevados e as brincadeiras devidamente afastadas do povo. Feitas para ver, não para com elas interagir, brincar, dançar, como se fazia nas praças dos arraiais de antes. Nos dois arraiais dos Sarney-Murad, as despesas são em grande parte, como de praxe, custeadas pelos cofres públicos (energia, segurança, atrações, limpeza, etc).
No Vale Festejar, é mais do mesmo. Com “overdose” de invencionice.
Não se pode chamar de tradição esse bumba-meu-boi de índios e índias “sarados” e corpos perfeitos, do palco distante do povo, de sotaques cada vez mais esquisitos... melhor se chamar de espetáculo de dança, como se autodenominou o “boizinho” Barrica, anota Américo Azevedo. Como reflete o escritor e pesquisador cultural, isso é inovação, não tradição; espetáculo por espetáculo, por que as companhias maranhenses de dança, como Olinda Saul, Pulsar e outras, também não têm o mesmo volume de recursos?
Simples: porque o lucro não vai para a conta da famiglia.
Nos tempos do Vale Festejar no Convento das Mercês, o teatro popular, estudantes e militantes se insubordinaram contra esse escárnio oligárquico. Satirizaram com o Vale Protestar. No distanciado camarote do Murad, longe da “praça de alimentação” onde foram alocados consumidores e cidadãos, o protesto continua a ecoar. São Catirinas e Pais-Francisco populares a vaiar quando se avista um Sarney – pai ou filha. Mantêm a tradição da senzala, de que contra tudo isso, bom é comer a língua do boi do patrão, brincar e ainda PROTESTAR!

A FLORESTA E A ÁRVORE
O balaio de tendências contrárias ao sarnopetismo, sem o Deputado Domingos Dutra, reuniu-se no final de semana passada. Divulgou um manifesto: Bira prefeito em São Luís, outros tantos noutros municípios, formalizar o campo de atuação “Resistência Petista” e afirmar sua independência ao sarneismo (??)...
Solidariedade ao professor Wagner Cabral pelos ataques desferidos por Sarney? Nada no manifesto...Contestação ao artigo do barrica José Inácio, que acusou Bira de se oferecer para ser senador na aliança PT-PMDB, em 2010? Nenhum desmentido no manifesto...Com esse “silêncio obsequioso”, a meia Resistência Birista nasce sob uma tese conciliatória com o sarnopetismo: Bira – prefeito e o vice indicado pelo vice-governador Washington Luiz. “Não fui [à reunião] por essas e outras. Estou preocupado com a floresta, e eles apenas olhando para uma árvore”, justifica-se Dutra. Pelo visto, dessa árvore vai sair fruto bichado...


NUVENS POLÍTICAS
Já dizia Magalhães Pinto, “política é como nuvem. Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou.” Com a quase filiação do (ex)tucano Roberto Rocha ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), o que parecia resolvido no condomínio Castelo trouxe ciúmes no Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ou melhor, efervesceu a disputa pela vaga de vice na chapa tucana.
No PSB, o deputado federal Ribamar Alves alenta o sonho da candidatura própria do “socialista” Roberto Rocha. O ex-deputado gosta da ideia: acha que recicla a imagem FHC-Geraldo-Serrista que tem no eleitorado da ilha e se posiciona bem para uma nova empreitada para a Câmara Federal, em 2014. Na legenda PSB, precisaria de menos recursos e menos votos.
Com a volta do PSB ao condomínio, o PDT estrebucha. Pressente que lhe tomaram a vice castelista. Na pajelança pedetista, o ex-todo poderoso Aziz Santos agora namora a candidatura Flávio Dino, que namora Igor Lago, que namora Clodomir Paz, que namora Weverton Rocha, que só pensa em se casar com o mandato de deputado federal a ser viabilizado por Castelo.
E assim vai (ou não vai) a caravana castelista.

IMORTALIZADO PELA COERÊNCIA

Se estivesse vivo, o professor Nascimento Morais Filho completaria 89 anos. Ele nasceu em São Luís no dia 15 de julho de 1922. Intelectual irriquieto e contestador, ele inaugurou a poesia de protesto no Maranhão, com o Clamor da Hora Presente. Nascimento Morais Filho foi o titular da Cadeira Nº 37 da Academia Maranhense de Letras, lembra o jornalista Manoel Santos, o Manoelzinho.
Nascimento Morais Filho foi membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), onde ocupou a Cadeira Nº 25, mas a ela renunciou no ano de 1980, por não encontrar apoio dos sócios do IHGM contra a implantação da Alcoa/Alumar no Maranhão. Antes, rompera com a Academia Maranhense de Letras (AML) quando os seus pares reuniram-se, no dia 7 de junho de 1979, para eleger o ex-governador Pedro Neiva de Santana (1907-1984). “Protestei porque Pedro Neiva nunca escreveu uma linha. Reagi, votei contra e nunca mais pus meus pés lá”. Pouco antes de falecer, Nascimento Morais Filho disse a Manoelzinho que, dessa sua atitude, nunca se arrependeu:
“Larguei a Academia, sim. É uma Casa que não imortaliza ninguém. Quem tem valor, quem tem talento mesmo, não precisa de Academia”, assinalou o poeta e ambientalista, lembrando que seu pai foi presidente desta mesma Academia. Por essas e outras atitudes coerentes, Nascimento já está imortalizado na luta popular maranhense.

SÓ ALEGRIA...
Diferente de sua versão paulista, que elegeu o tema “Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia!”, a quinta Parada da Diversidade Sexual de São Luís trouxe o insípido, inodoro e incolor “Viva, ame e seja! Viva a vida. Ame o próximo e seja feliz!”
Em São Paulo, politizaram o tema enfrentando o preconceito da Igreja Católica com seus próprios lemas. Colocaram em pauta a violência homofóbica e as responsabilidades do aparelho do Estado. Lá, reforçaram o posicionamento de políticos que levantam a bandeira da causa GLBT, como Marta Suplicy (PT) e Jean Willys (PSOL).
Aqui... ficaram os comerciais com o devido destaque “apoio: Governo do Maranhão”. Sem política, sem luta, sem mensagem pedagógica aos que foram à diversão na Litorânea.
Pelo visto, tudo é só alegria para a luta GLBT maranhense...

SE OS MÉDICOS DO CEUMA DAQUI SÃO ASSIM, IMAGINA OS DA JAMAICA
Nem entre os piores, nem entre os melhores. No Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Uniceuma aprovou 7,66% de seus bacharéis em Direito (7ª posição dentre 12 instituições cujos estudantes se submeteram ao exame). Esta semana, novos 49 médicos foram graduados pelo Centro Universitário dos Fecury. A tomar como parâmetro o índice de aprovação de seus graduados em Direito, e houvesse um exame de ordem no Conselho Regional de Medicina (CRM), salvar-se-iam uns quatro médicos...
Em breve, será questão de saúde preventiva dos pacientes, nos poucos hospitais maranhenses que ainda funcionam, perguntar ao seu médico antes da consulta: mas o doutor se formou onde mesmo?

CONFERENCIAS DE SAÚDE NA UTI
Proliferam-se como vírus as denúncias de manipulação das Conferências Municipais de Saúde realizadas no interior do Estado. E também na capital!
Nomeação de pessoas alheias ao Conselho Municipal de Saúde para a comissão organizadora, desobedecendo lei que determina claramente que a comissão deve ser formada diretamente pelo Conselho Municipal; revogação de resoluções dos conselhos; homologação de portarias no sentido de manipular as conferências; manipulação de delegados; omissão de informações; orçamentos obscuros; prestações de contas dos recursos da saúde escondidas das conferências. E por aí se vão os demandos em Imperatriz, Urbano Santos, São Luís e eteceteras.
Com certeza o Ministério Público está atento aos acontecidos. A Conferência Estadual ocorrerá em agosto, em São Luís.


TOUCHÊ E AS DESVENTURAS DO GOVERNO DO MARANHÃO
O Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente, o ECA, completou 21 anos, no último dia 13 de julho. Uma das leis mais avançadas do mundo no tocante aos direitos de meninos e meninas, o ECA só se mantém pela força das organizações permanentemente mobilizadas na área.
Mortalidade infantil, criança fora da escola, desnutrição, subregistro de nascimento, pedofilia, falta de Conselhos Tutelares, teu nome é Maranhão!
Na terra das aventuras de Touchê, das estórias infantis do escritor Wilson Marques, para variar, não tem Governo. O Comitê para as Ações em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Semi-Árido Maranhense, por exemplo, seis meses após empossado o governo do PMDB/PT, não foi nomeado.


VERSO E REVERSO
Hay govierno, estoy dentro. Essa é a máxima do ex-balaio, novo barrica, Juarez Lima, prefeito da sofrida Icatu. O pedetista, ex-PV, voltou à base roseanista, depois de ser Jackson até debaixo d´água, tal qual aquele ex-deputado petista da região tocantina.
Tem corrupção, estou fora. Lema do auditor fiscal Wellington Resende, que peregrina pelos municípios realizando palestras e encontros populares para dar informações ao povo de como fiscalizar o uso do dinheiro público. Está explicado por que o comunista (sim, ele é filiado ao PCdoB, e daí?) anda apanhando tanto de blogs da mídia propagandista da oligarquia. Cobertura isentíssima, há de convir o deputado Rubens Júnior (PCdoB). Resende sequer teve seu direito de resposta destacado no blog de Marco Aurélio D´Eça.


POUCAS E BOAS...
n Do blogueiro retratista Felipe Klamt: “E a semana vai terminando... com o governo passando dos seis meses com quase R$ 200 milhões de dispensa de licitação!”
n A tréplica (do professor Wagner Cabral) à réplica da mentira (de José Sarney): “o Estadista de Curupu tenta novamente falsear a verdade, apelando para o surrado chavão de que as críticas promovem uma ofensa ao Maranhão, quando na realidade se dirigem à nefasta e corrupta oligarquia que desmanda e mama no estado, dessa vez se equilibrando na república petista e sua cor local, o sarnopetismo”.
n A Via Expressa não tem edital de licitação lançado, não tem projeto técnico concluído, não tem recurso garantido, mas já tem propaganda em retornos e sinais de trânsito. Literalmente estão começando a obra de trás pra frente ...
n ... e, de novo, para o Centro e abandonando a periferia, como observa o historiador Jhonatan Almada: “Governa-se para o centro e ‘bairros nobres’ da capital. O que não livra essas áreas da buraqueira. No entanto, comparando-se os problemas aí observados com os das regiões ‘periféricas’, onde residem a maioria dos trabalhadores e trabalhadoras dessa cidade, isso é nada”
n Do balaio Domingos Dutra: “Dona Marly Sarney pede divórcio por infidelidade conjugal. Chiquinho Escórcio revelou ser o filho bastardo de José Sarney”

CPT PASSA POR APERTOS NO MA

A Comissão Pastoral da Terra (CPT), de Pinheiro foi arrombada na madrugada desta sexta-feira (15). Essa é mais uma violência praticada contra escritórios da CPT no Maranhão. No último final de semana a CPT esteve reunida junto com o Movimento Quilombola da Baixada Maranhense –MOQUIBOM, com mais de 55 comunidades quilombolas, no município de Mangabeira. “É muito suspeito tudo isso, toda vez que realizamos um arrombaram a de São Luís, reviraram tudo mais não levaram nenhum objeto de valor.” Disse por telefone, Fábio Costa, agente da CPT de Pinheiro. importante encontro com os quilombolas, alguma sede da CPT aparece arrombada. Dessa vez, fizeram diferente, além de revirarem algumas coisas, levaram o computador, quando

O arrombamento só foi percebido pela manhã por um porteiro do colégio Pinheirense, localizado em frente ao escritório da entidade na Avenida Presidente Dutra, em Pinheiro. Por volta das 7h da manhã, o porteiro percebeu que as portas estavam abertas e não tinha nenhum agente da CPT no local. O porteiro então, entrou em contato com a diretora da escola que ligou para Fábio que se encontrava no município de Bequimão, retornando de imediato. Não foi possível contactar o Padre Inaldo Serejo, coordenador da CPT, pois o mesmo encontra-se em um encontro de Dioceses que está sendo realizado em Caxias.




17 de julho de 2011

PROFESSORES HELTON COELHO E RILVANDO "TABOSA" FILIAM-SE AO PSOL


Na noite desta sexta feira ultima, tive o grato prazer de abonar as filiações dos geógrafos e professores Helton Coelho e Rilvando Junior, o popular “Tabosa”. Conheci ambos nas fileiras da militância do movimento estudantil universitário, mas precisamente da UEMA. Com certeza serão quadros valorosos também no PSOL.
Os companheiros tiveram a decisão de compor com o PSOL logo que perceberam a dimensão totalmente nova que vivia o partido, mais oxigenado e menos carregado ideologicamente, sem perder de rumo seu caráter de esquerda socialista.
A identificação com o projeto democrático e popular foi outro fator que impulsionou de certa forma a vinda destes companheiros. Helton era liderança estudantil até bem pouco tempo da SEMEG (entidade estudantil do curso de Geografia) e Tabosa recentemente assumiu o posto de professor do Estado, atuando diretamente na greve da categoria.

PT e as Eleições 2012

Um passarinho me contou que o ex-deputado Valdinar Barros estaria seriamente cotado para ser o candidato a prefeito com o apoio do Vice governador Washington Oliveira. Com essa estratégia, Oliveira pretende quebrar, de certa forma, força “jomarista” e anti-sarney que existe dentro do partido em Imperatriz

Sanches é pré-candidato do PcdoB

Os advogados do PcdoB já se movimentam no sentido de viabilizar a ida sem traumas de mandato, do vereador Edmílson Sanches, que sai do PSDB para a sigla comunista. Em conversa ontem com o Professor Adonilson, este me garantiu que todos os acordos estão sendo feitos para viabilizar Sanches como próximo candidato do PcdoB. Adonilson sairá como vereador.

Oligarquia sem candidato em Imperatriz?

Até agora só especulação em torno do nome que terá o apoio da excelentíssima governadora Roseana Sarney. Ildão pode estar inelegível, mas, bocas menores garantem que ele sairá como candidato a prefeito. Diz que na Expoimp alguns desavisados já o estavam chamando de prefeito. Eu não duvido de vê-lo como candidato. Nada está certo ainda.

15 de julho de 2011

CASAMENTO DA FILHA DE ROSEANA SERÁ NO PALACIO DOS LEÕES

Por John Cutrim

A festa de casamento da filha da governadora Roseana Sarney, Rafaela Murad Sarney, com Luiz Gustavo Amorim (filho do Desembargador Federal Leomar Barros Amorim de Sousa) tem gerado uma crise de ciúmes entre os amigos e aliados políticos do grupo Sarney.

A cerimônia religiosa seguida de recepção acontece neste sábado (16) no Palácio dos Leões. Para tal, Roseana preparou uma lista seleta de 200 a 300 convidados onde incluiu apenas as pessoas mais próximas da família.

Muitos deputados, secretários de estado, prefeitos e personalidades do meio social artístico ficaram de fora. Por conta da exclusão, o grupo de defenestrados anda reclamando aos quatro cantos que se sentem desprestigiados por Roseana. A crise está grande entre os aliados da filha do senador José Sarney.

Na verdade, o blog tomou conhecimento que tudo está sendo preparado com muito requinte e luxo para receber os amigos mais íntimos de Roseana. Todo aparato da festa está vindo de fora do Estado, menos o Buffet, que foi contratado entres os melhores da cidade.

Na roll de exigências do regabofe ao Buffet, foi reservado o que há de melhor entre comidas e bebidas, como grandes quantidades de Champagne Cristal (será que gelados em banheiras?) e Wisks da melhor qualidade. O líder do governo na AL deputado Manoel Ribeiro (se tiver sido convidado) vai poder se esbaldar, já que ficou de fora das festas ocorridas no Palácio nos governos Zé Reinaldo e Jackson Lago, as quais classificou de “boates, bacanais, onde gelava cerveja em banheiras”.

Para dar um tom mais pomposo e imponente a oficialização da união de Rafaela com Gustavo, o Palácio passou por uma pequena reforma, do piso ao teto. Durante toda a semana o entra e sai foi muito grande nos Leões. Informações dão conta de que até uma Suíte Nupcial foi montada para o casal.

Ante toda estrutura arquitetada, digna do casamento milionário do príncipe William, da Inglaterra, com Kate Middleton, a dúvida recorrente fica por conta do uso ou não de recursos financeiros bem como a disponibilização da estrutura do Estado para fins pessoais da governadora. Seria de bom alvitre o Ministério Público, apenas por precaução, ficar atento quanto aos gastos.

Ao que se sabe, Rafaela não é funcionária pública e muito menos ocupa cargo de grande importância no governo; além do mais a celebração de um casamento trata-se de uma festa de caráter particular. De início pensou-se em realizar o casamento no Convento das Mercês e na mansão do Calhau. Por motivos desconhecidos (?), a família rechaçou as duas opções.

Quando governador, por exemplo, José Reinaldo realizou a cerimônia e a recepção da festa de casamento com a ex-esposa Alexandra Miguel em um local particular em Brasília, isto é, deu exemplo de distinção entre o público e o privado. O que não acontece com o atual governo.

Na opinião de alguns analistas do meio político, a partir desse casamento vai ser possível saber quem tem ou não prestígio com a governadora, quem detém ou não de intimidade e poder suficiente com a Sarney. O deputado Carlos Filho, ex de Rafaela, que praticamente não vai há nenhuma sessão da Assembleia, já confirmou presença no casório. Nem pensa em correr o risco de não ganhar mais uma vez de graça seu mandato na próxima eleição.

Para fechar com chave de ouro, ainda com data a ser definida, vai ser realizada uma balada (não é bacanal, que fique registrado) na casa do empresário Fernando Sarney. Toda a corte de Brogodó estará presente.

MILHARES DE PESSOAS VÃO AO SHOW DO PARALAMAS EM IMPERATRIZ


Uma verdadeira multidão lotou ontem a Av, Beira Rio, para prestigiar o show da banda carioca Paralamas do Sucesso. Conforme anunciado na TV foram montados dois palcos, o que de certa forma acabou relegando os artistas imperatrizenses a uma estrutura inferior de som e luz.
Ao "clarim da meia noite", sobe ao palco maior a atração principal. O show dura cerca de uma hora e meia e balança toda Beira – Rio comprovando que público de nossa cidade aprecia boa música sim. Só não consegue ter acesso a elas, vide rádios viciadas em forró e sertanejo. Nada contra estes estilos. O problema é a hegemonia mercadológica imposta pela industria cultural de Imperatriz que acaba repetindo a exaustão a formula chifre + bundas. Ponto para a Prefeitura de Imperatriz. Que venham mais atrações de qualidade como Titãs, Engenheiros do Hawai, Maria Gadú, Zeca Baleiro, Morais Moreira, Alceu Valença etc.

14 de julho de 2011

CARLOTO JUNIOR PROMOVE ENCONTRO DE BLOGUEIROS






Que a blogosfera é uma bela trincheira na batalha por acesso a democracia dos meios de comunicação, disso não se tem dúvida. Por obra e graça do aniversário de um ano do Blogue de Carloto Junior, vários figuras ligadas ao meio político e jornalistico encontraram-se na ultima terça feira na Romanos Pizzaria.
Arte e cultura são as únicas coisas no mundo capazes de unificar, nem que seja por alguns momentos, posições ideológicas tão diversificadas. De tudo um pouco apareceu pela Romanos na terça. Os encontros foram quase “surreais”.
Que o diga o Secretário de Comunicação Elson Araújo. A rodada de pizza teve como companhia ninguém menos do que seu “desafeto virtual” , Marlon “Só falo a verdade”. Ambos pareciam muito tranqüilos. Definitivamente a coisa não é pessoal.
Ou mesmo o que dizer do insólito encontro entre o petista Carlos Hermes e ninguém menos do que o militante anti-lulista, Holden Arruda? As farpas, lógico, rolaram em alguns momentos.
Quem estiveram por lá também foram Samuel Souza, Frederico Luiz, Pinheiro Foto, Jan Ricardo, Carlos Gaby e Isnande Barros.
O futuro é por aqui. Os jornais impressos estão com os dias contados. Os dias do criminoso monopólio da mídia oficial estão contados. Parabéns ao Carloto Jr e a todos.

13 de julho de 2011

SINDICATOS E ENTIDADES DENÚNCIAM TERRÍVEIS IRREGULARIDADES NA CONFERÊNCIA DE SAÚDE



Movimentos sociais são organizações da sociedade cível que pressionam a sociedade política (Estado e instituições afins) visando a defesa/conquista de direitos. A organização da sociedade em movimentos sociais é inerente á sua estrutura de poder.

Pois bem. A Conferência Municipal de Saúde é um espaço obrigatório de grande valor democrático para se debater as as questões ligadas a saúde bem como a escolha de novos conselheiros do segmento. Sem os conselhos legitimamente eleitos e homologados o gestor (a) fere de morte sua capacidade de transmutar a democracia meramente representativa para uma que seja efetivamente participativa. Perde o povo, que fica sem forças de alteridade perante o poder institucionalizado. Resumindo: O governo faz tudo, pode tudo.

Segundo a sindicalista Francineide Pereira Alves, militante há 15 anos no sindicato da Saúde e atual presidente do Conselho, o Governo Municipal representado pela sua Secretária de Saúde, Conceição Madeira (foto) e pelo seu Ouvidor, o Sr. Daniel Souza (foto), vêm descumprindo de forma anti-democrática e arbitrária todas as disposições garantidas por lei federal sobre a realização e escolha de representantes da conferência.
As denúncias são gravíssimas. Dentre elas a esdrúxula nomeação de pessoas alheias ao Conselho Municipal de Saúde (CMS) para a Comissão Organizadora (CO) desobedecendo a lei que determina claramente que a comissão deva ser formada diretamente pelo conselho municipal.

Tem mais: revogação de resoluções do Conselho de forma a coagir os interesses, homologação de portarias no sentido de manipular o processo, dentro outras bizarrices que ferem a democracia e o próprio Regimento Interno do CMS.

Em tempos como estes, de terríveis denuncias contra o erário público no que tange a saúde. - da falta de estruturas adequadas que respondam a demanda da população e, finalmente, da opulência de alguns gestores “bem de vida” que só se locupletam utilizando a maquina, ficamos todos atônitos e extremamente desconfiados de atitudes como essa dos representantes do poder constituído.

O SindSaúde já entrou com uma ação na justiça solicitando inclusive a revogação desta conferência. Segundo Francineide Alves a falta de respeito da gestão com o controle social é flagrante: “a Dra Conceição Madeira se quer se inscreveu para participar da conferência e tomar a cadeira (de conselheiro) de direito que é da secretaria de saúde”, afirmou a sindicalista. Participam da ação também: O Sindicato do Urbanitários e Centro de Defesa Padre Josimo,

Acompanharei todo o desenrolar do caso, visto que eu e minha família utilizamos o SUS, sabemos muito bem o sofrimento que é. Não dá pra ficar alheio, indiferente.

Enfim. Façamos da sociedade cível uma ampla rede de movimentos sociais e vamos transformar a questão da saúde, um problema social, numa questão política. Só assim haveremos de aprimorar o nosso processo democrático e erradicar este mal que só aprofunda miséria e desigualdade.

12 de julho de 2011

RIO SEM PRAIA: SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE DE ESTREITO DESMENTE O CESTE


A idéia de desenvolvimento a qualquer custo tem historicamente trazido serias conseqüências ao Planeta Terra. Geralmente imagina-se que alcançar níveis de consumo “estadunidenses” é o ideal a ser alcançado enquanto nação. Sabe-se claramente que quem perde com esta lógica do “concreto e asfalto” é o ecossistema, ou seja, a mãe natureza, os bichos, as árvores e o ser humano de forma geral.

É esse o drama que vivem diversos municípios da região tocantina com a implementação de projetos altamente impactantes como a Hidrelétrica de Estreito, construída no mesmo município que tem o químico Bento Brandão (foto) como Secretário de Meio Ambiente.
Na ultima quarta feira estive por lá e o num esclarecedor bate papo Bento fez um desabafo que também pode ser entendido como um alerta.

De forma simples e com um falar vagaroso, Bento me disse que o tão propagandeado desenvolvimento até agora não veio. Que há uma enorme falta de projetos sociais na cidade, que o CESTE (consórcio responsável pela Hidrelétrica) cooptou diversas lideranças locais para poder se instalar, inclusive fomentando a idéia de que se “não nos quiserem por aqui, iremos pra outro local”.

“O CESTE deve um montante em impostos, que eles foram obrigados pela justiça a pagar mas que recorreram e agora o recurso está depositado em juízo.” Afirmou Bento.
Sobre os reparos ambientais, o consórcio havia prometido entre algumas contrapartidas ao município, um aterro sanitário, até agora ainda por ser concluso, além disso, uma pocilga pública, que terá o proprietário da construção dono de seu termo de concessão.(???)

Sobre a matéria das praias imperatrizenses veiculada no dia 23 de junho no jornal da TV Mirante, Bento foi enfático ao desmentir a fala do senhor Isac Cunha, um dos gerentes da empresa. Nas imagens veiculadas vemos os representantes do CESTE junto com o prefeito Madeira, o Secretário de Comunicação Elson Araújo e diversos membros da gestão tucana. A reportagem, segundo minha avaliação, mais confundiu do que informou, sendo pobre de clareza, buscando a tônica de um blá blá blá semi-babacal. Na fala de Isac Cunha a justificativa por não termos praias este ano se deu por “conta do alto volume de chuvas decorrentes da ultima temporada”.

Segundo Brandão, uma mentira das mais deslavadas: “O CESTE por conta da represa teve de segurar parte das águas e abrir aos poucos, mesmo assim a violência foi tão tremenda que comprometeu todas as praias num raio de 150 kilométros. Além do mais, nem nas maiores cheias da história dessa região, como em 1980 e 1982, chegou a comprometer as praias tocantinas”.

Finalizo aqui este artigo, fazendo uma pergunta: Até quando agüentaremos sem levantar o traseiro? Mortandade de peixes, falta de politicas sociais e perca de trabalho e renda para várias famílias. Este é o desenvolvimento que queremos? Esta e a luta do domínio do homem sobre seu próprio destino. Não podemos simplesmente virar as costas e fingir que nada acontece. A sociedade precisa controlar seus mecanismos de mudança. Ou isso ou voltaremos a idade da pedra, literalmente.

10 de julho de 2011

PSOL ELEGE NOVA COMISSÃO PROVISÓRIA EM IMPERATRIZ


Do Blogue de Carlos Hermes

Em plenária realizada no último dia 07, o Partido do Socialismo e Liberdade-Psol elegeu a nova Comissão Provisória em Imperatriz.

Durante a plenária, a militante da causa indigenista karilene Fonseca apontou a necessidade de construção de um partido do campo progressista no Maranhão, que seja anti-oligarquias e que esteja atuando nos movimentos sociais junto com outros partidos historicamente de esquerda.

Para o pedadagogo Cleomir Leal o PSOL deve se fundamentar na base classista, num contexto de rompimento com Sarneys, Dilma e Lula. Para a estudante de jornalismo Juliana Carvalho, o PSOL de Imperatriz enfrentará um enorme desafio para melhorar seus mecanismo de comunicação.

Fazem parte da Comissão Provisoria, cinco militantes que terão como principal tarefa construir a plenária municipal que elegerá delegados a Congresso Estadual, em São Luis, e também a nova Direção do PSOL em Impera triz.

Carlos Leen Santiago – presidente
Cleomir Leal – Secretário geral

Marcio Moziel – Secretário de Formação Política
Mayra Magalhães – Tesouraria
Juliana Carvalho – Secretária de Comunicação.

7 de julho de 2011

PSOL DE IMPERATRIZ PEDE REPRESENTAÇÃO CONTRA DAVI JR




Acaba de ser encaminhado aos gabinetes do Dep. Fed. Chico Alencar (PSOL/RJ), Ivan Valente (PSOL/SP) e Jean Willys (PSOL/RJ) um pedido formal para que a bancada do partido faça uma representação contra o mandato do atual Dep. Federal Davi Jr, do PR. Em um vídeo divulgado esses dias na revista ISTOÉ mostra o deputado Davi Alves Silva Jr. negociando uma obra na BR-010 em 2009 às véspera de trocar o PDT pelo PR. Até aí tudo normal não fosse por um detalhe saído da boca do agora ex-ministro Alfredo Nascimento e presidente do PR:

“É aquele negócio que tu me pediste? – diz Nascimento ao deputado “mensaleiro” Valdemar Costa Neto que não aparece nas imagens mas está do lado. “Rapaz, tu não tá nem no partido e já tá conseguindo arrancar as coisas daqui, imagina quando estiver no partido”, completa o ministro referindo-se ao futuro filiado do PR.

Desde que entrou no PR Davizinho já conseguiu a liberação de cerca de R$ 500 milhões em obras. Sabe-se lá deus que tipo de negociatas a mais rolou por aí. Clique no vídeo acima e veja.

Por essas e tanta outras é que a Comissão Provisória do PSOL de Imperatriz, presidida nesta por este que vós escreve, solicita a nossa bancada a imediata operacionalização no sentido de instaurar inquérito a Comissão de Ética da Assembléia Legislativa quanto ao ocorrido envolvendo Davi Jr. Em breve mais detalhes.

6 de julho de 2011

UFMA AINDA NÂO TOMOU PROVIDÊNCIAS SOBRE DENÚNCIA DE RACISMO

O Ministério Público Federal (MPF) requisitou ontem à Polícia Federal que investigue a denúncia de crime de racismo, feita pelo estudante do curso de Engenharia Química, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nuhu Nayuba, contra o professor Cloves Saraiva.

Em entrevista ontem (05) ao jornal Hoje, da TV Globo, o professor tentou se defender das acusações, complicando-se ainda mais: “ Se eu quisesse ofender esse estudante, eu o ofenderia diretamente. Chamaria ele de macaco” disse o professor. Causando espanto até mesmo no apresentador do tele-jornal.

A reitoria da UFMA recebeu um abaixo-assinado com a assinatura de 21 estudantes da disciplina pedindo instauração de procedimento administrativo e afastamento imediato do professor. Na Polícia Federal foi pedido abertura de inquérito policial para apurar o crime de racismo. E segundo o advogado que acompanha o caso, entrará também com uma ação na Justiça Federal pedindo indenização por danos morais.

Ao contrário do que vem sendo alardeado pela imprensa, a reportagem do Vias de Fato apurou que até agora o Reitor Natalino Salgado não se manifestou oficialmente acerca do afastamento do professor, portanto não há nenhum processo administrativo instaurado na UFMA.

“Estamos aguardando a publicação da portaria que deverá instaurar o processo administrativo, até agora não há processo, o reitor apenas “autorizou” a abertura, mas ainda não se manifestou acerca do afastamento preventivo do professor, solicitamos que o Ministério Público, como fiscal da lei, acompanhe o desenrolar desse processo também.” Denuncia Nonnato Massom, advogado do estudante.

LEIA CLICANDO AQUI NO LINK DO JORNAL VIAS DE FATO A ÍNTEGRA DO DESPACHO DO MPF.

Por Alice Pires

5 de julho de 2011

É por debaixo dos panos: Segue o descaso do Governo Estadual com a região tocantina



Que esta região historicamente é vítima de abandono ( em dobro) por parte dos sucessivos governos estaduais que por este Maranhão já passaram, disso todos sabem.

O resultado deste descredito é plenamente verificável na confiança entre povo e governo. Um não vota nem pagando em qualquer candidato da família Sarney, o outro quando vem por estas terras, o faz as escondidas por vezes evitando ao máximo até darem entrevistas aos jornais “chapa-branca”.
E não há como julgar de improcedente a reclamação do povo. Nossa ilustríssima governadora Roseana Sarney Murad chegou um dia a dizer a então vereadora Fátima Avelino “não saber aonde tinha errado com Imperatriz”. Santa inocência Batman.

Obras paradas, projetos inexistentes, falta de credibilidade, falta de sensibilidade aos movimentos sociais. Este vem sendo o pior governo para a vida do povo. Sem falar aí na logica desenvolvimentista que de fato não distribui riqueza, mas sim desigualdade, ao trazer inúmeros projetos de alto investimento financeiro e que exploram a exaustão os recursos naturais.

Enquanto isso a nova rodoviária “mal-inaugurada” já começa a desmoronar, sem acesso adequado, sem segurança etc. Não foi a toa que a ponte (antes Liberdade, hoje Dom Felipe Gregory) teve sua placa arrancada pelo povo.

Na Av, Newton Belo, que já passa por reparos há dois anos, todo o descaso com as comunidade de Amarante, Buritirana, Senador Laroque, João Lisboa e claro, Imperatriz, onde poeira e buracos fazem parte do cotidiano das pessoas.

No debate oportunista de criação do Maranhão do Sul, toda a renca de lambe-botas do governo está a frente. Me parece que mais preocupados em minimante reduzirem suas frustrações por estarem do lado que estão.

Até quando suportaremos? A quem interessa tanto descaso?
Somente quando o povo tiver nível de organização suficiente para ir as ruas e se mobilizar pelos seus direitos é que poderemos ver alguma mudança. A julgar por estes que aí estão no poder nada mudará tão cedo.

3 de julho de 2011

Caso de racismo na UFMA ganha repercussão nacional nas redes sociais


O aluno nigeriano Nuhu Ayuba (na foto de branco), de 21 anos, estudante do primeiro período do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), declarou ao Jornal Pequeno, na manhã de sábado, que já há algum tempo vem sendo vítima de racismo por parte de um professor do curso.

O estudante revelou que o professor responsável por ministrar a disciplina de Cálculo Vetorial, Cloves Saraiva (foto, de azul), o tem humilhando sistematicamente na frente de todos os alunos da turma, com frases do tipo “Somos de mundos diferentes”; “Aqui é diferente da África, somos civilizados”; “Com quantas onças você já brigou na África?”, entre outras expressões.

Em decorrência desse suposto comportamento racista do professor, colegas de turma de Nuhu elaboraram um abaixo-assinado (veja aqui), que foi divulgado na internet e já está com a reitoria da Ufma. Segundo o relato dos alunos, por mais de uma vez o professor interpelou Nuhu afirmando que o mesmo deveria “voltar à África” e “clarear a sua cor”. Noutro caso, o professor faz chacota com a pronúncia do nome do aluno relacionando com o palavrão “no cu”.

Nuhu Ayuba contou ao JP que está em São Luís há três meses. Ele veio para o Brasil por meio do Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G), administrado pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Temas Educacionais, e pelo Ministério da Educação, em parceria com instituições de Ensino Superior em todo o país. (Fonte: Jully Camilo (JP))

E o melhor músico/letrista brasileiro na atualidade é...




José Ribamar Coelho Santos, vulgo Zeca Baleiro, é na humilde opinião deste que vós escreve, sem tons pejorativos, “O CARA”. Poucos se comparam a seu nível e “método” no atual cenário musical. Talvez alguém pense aí em Alceu Valença ou Caetano Veloso, mas estes estão profundamente arraigados com a tônica que convenientemente foi apelidada pela mídia de MPB. Zeca ultrapassa essas barreiras. Zeca é samba, é brega (dúvida? Então você precisa ver o atual show dele com presença de ninguém menos que Odair José), é rock, é punk, é pop, att afinitum.


O que mais tem por aí? Arnaldo Antunes escreve muito bem canções no estilo “Arnaldo Antunes”, mas é só. Zeca é pau de dá em doido e sai flertando com deus e o diabo e quando pensa que não, já tem nego com a camisa do Deicide (notória banda death metal) dançando o “Vó embolá”, que ao vivo ganha paredes ultra-sonoras de guitarra.


E as matracas ? É arrepiante. Como o próprio Baleiro afirmou na sua ultima entrevista, o show “Baile do Baleiro”, “ tem um caráter informativo, sem ser didático”.  O show com mais de duas horas traz a golpe de sonoridades a lembrança de diversos “itens” da música e rompem de vez a linha que separa "MPB Chique", música pra gente fina e intelectual, e, os bregões, reagues, funcks e sambas de outros tempos.

E aquela maranhensidade? Está toda lá. Provando que não tem Rio 40 graus melhor (nem pior) do que a Bateria alá São Maçal e os sotaques do boi acompanhando os hits do “Baile do Baleiro”. Os gringos se mexem tal qual lagartixa em cima do teto de zinco quente. O povão acompanha com as matracas. “Nega tu dá no côro ou nega tu não dá”?.


Comento com um amigo do lado sobre estas peculiaridades e este me lembra que no Titãs também tem essas coisas de misturar ritmos e de que Caetano fez recentemente um disco “indie rock”. Sobre o Titãs prefiro não comentar pois nunca entendi bem qual é a deles na atualidade, mas o Caetano, ele pode até reinventar todas as cancões do Pixies e ter músicos com metade da sua idade, mas nunca  convencerá como rock.


Foram duas horas e quarenta minutos de show na Lagoa da Jasen (0800 leia-se) em que Zeca Baleiro é acompanhado por Tuco Marcondes (guitarra), Fernando Nunes (baixo), Adriano Magoo (teclados e acordeon) Kuki Stolarski (bateria e percussão), Hugo Hori (sax e flauta), Jorge Ceruto (trompete), Tiquinho (trombone), Flávia Menezes (vocal) e Rosy Aragão (vocal). O palco teve presenças de Odair José e a maranhense Flávia Bittencourt (linda por sinal).


Tem muita música boa por aí, e muita letra inesquecível. Mas não sei de banda ou músico que seja tão claramente rock'n'roll, MPB, Ragga e tão assumidamente brasileiro - e mais, maranhense - quanto Zeca Baleiro; nem conheço roqueiro, artista brasileiro que tenha feito tantas músicas boas com tantas letras ótimas então pouco tempo – catorze anos. Com cerca de cinco discos e a participação de outros cantores do Brasil, muitos dos quais são seus parceiros em composições: Chico César, Rita Ribeiro, Lobão, O Teatro Mágico, Arnaldo Antunes, Zé Geraldo, Paulinho Moska, Lenine, Fagner, Zeca Pagodinho e Zé Ramalho, derivando sua música de muitos ritmos tradicionais brasileiros: samba, pagode, baião com elementos do rock, pop, música eletrônica e com um modo muito particular de tocar violão. Este é Zeca Baleiro, o melhor.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial